Acompanhando o roteiro rápido de desenvolvimento, a Mozilla liberou na web hoje o Firefox 10.0. Na sua décima versão o navegador da Mozilla chega com poucas mudanças estéticas mas várias novidades embaixo do capô. Dentre elas estão a compatibilidade de extensões, uma nova API para aplicativos web em tela cheia, um novo inspetor de elementos e suporte às características de 3D do CSS3 e do elemento <bdi> do HTML5.

A compatibilidade de extensões garante que a grande maioria delas vai funcionar no novo Firefox, desde que elas estejam listadas no diretório da Mozilla e tenham implementado o devido suporte, que começou no Firefox 4. Isso nem sempre é o caso de extensões de bancos ou sites seguros – eu mesmo já vi que o Guardião 30 Horas (Itaú) e o Módulo de Proteção (Banco do Brasil) pararam de funcionar assim que atualizei o navegador. Fuén.

A única mudança estética está no botão avançar, que é ocultado durante a navegação – ele só aparece quando você volta uma página. Já os desenvolvedores web vão curtir o redesenhado inspetor de elementos de páginas, que é acessado pelo atalho CTRL+SHIFT+I no Windows.

Esse também é o primeiro Firefox a oferecer o suporte estendido para empresas com a versão ERS. Com elas, empresas terão pelo menos 1 ano de suporte garantido da Mozilla (ou seja, ele receberá ao menos as atualizações de segurança) antes que essa versão deixe de ser suportada. A próxima versão ERS será o Firefox 17, se o ciclo de desenvolvimento não for quebrado.

Download | Firefox 10 para Windows, Linux e Mac OS.

Na lista de expectativas para as futuras versões estão uma aquela nova página para as abas (que imita o Chrome em alguns aspectos) que deve chegar daqui a duas versões – ou 12 semanas e o suporte a processadores de 64 bits, que foi deixado de fora dessa versão também. Para quem busca essa última funcionalidade, o Waterfox pode ser a resposta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados