Início » Aplicativos e Software » Microsoft abandona parcialmente o suporte a plugins no Internet Explorer 10

Microsoft abandona parcialmente o suporte a plugins no Internet Explorer 10

Empresa explica tags para que profissionais adequem seus sites ao IE 10.

Avatar Por

A próxima versão do Internet Explorer, prevista para chegar junto com o aguardado Windows 8 — cujo nome comercial duvido fortemente que seja esse —, não vai funcionar com plugins (entre eles o ainda bastante presente Flash) quando estiver com o visual Metro habilitado. A empresa confirmou a informação no ano passado e agora detalha o que fazer nos casos em que páginas dependem de plugins.

Quem forneceu a informação foi o líder gerencial (ou algo assim) do Internet Explorer, John Hrvatin, em um artigo publicado na rede de blogs técnicos da Microsoft. Ele explica que a “transição para web livre de plugins” está ocorrendo hoje. Portanto, é natural que a Microsoft se posicione de uma vez por todas sobre esse assunto. E a decisão da companhia é essa: nada de plugin no Internet Explorer com Metro habilitado.

IE 10 com Metro

“Internet Explorer com visual Metro roda livre de plugins para melhorar a vida da bateria bem como segurança, confiança e privacidade dos consumidores.” O papo de que permanecer sem plugins aumenta o tempo de bateria dos dispositivos é algo que o finado Steve Jobs e a Apple tanto defenderam por anos quando questionados sobre a ausência de Flash nos dispositivos rodando iOS. Ainda hoje a companhia se mostra inflexível quanto à questão.

Hrvatin recomenda aos profissionais de internet que adicionem simples tags ao HTML de páginas que dependam de plugins de terceiros para que, a partir do Internet Explorer 10 com Metro, os internautas tenham a opção de abrir a página no IE para desktop (sem o Metro ativado) com a finalidade de visualizar o elemento disponível via plugin.

As tags são as seguintes.

HTTP Header:

X-UA-Compatible: requiresActiveX=true

Meta tag:

<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="requiresActiveX=true" />

“Este site usa add-ons que demandam Internet Explorer no desktop”, diz o esboço de mensagem que será empregada na tela dos dispositivos para avisar sobre a disponibilidade de ver o site no desktop.

O recado mais evidente da decisão da Microsoft reside na aposta no HTML5. O padrão aberto para internet, com áudio, vídeo e elementos interativos, tem tudo para suprir muitas necessidades que hoje em dia os profissionais de internet resolvem com o Flash. Ao livrar de plugins no IE 10 com Metro ativado, a MS principalmente promete uma experiência de navegação mais interessante para quem usar o Windows 8 em tablets e notebooks.

Atualizado às 16h00. Com informações: CNET News e Gemind.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@leozacche
Não é que a culpa seja dos plugins, mas o fato de existirem plugin e existir interface entre o plugin e o browser é uma brecha muito maior do que simplesmente não existir. Nesse caso extremo, restam "apenas" os bugs "nativos" do browser.
@leozacche
Se tivesse eu PREVIEW do comentario já ajudaria muito....
Yangm
Poderia ter um botão edit por... sei lá uns 5 minutos, porque algumas vezes você só percebe o erro depois que publicou, ai é foca ficar publicando comentário de correção.
@LBKatan
É só aparecer uma marcação como "este comentário foi editado na data tal", por exemplo. Aí dá pra ter uma ideia de quem tá mudando comentário só de sacanagem. Eu acho...
TatoGomes
Silverlight é anos-luz melhor do que o Flash. Sei que eles não tem exatamente a mesma função, mas em questão de qualidade é indiscutível.
Gaba
É que na verdade editar um comentário realmente não é bom, porque imagina se uma pessoa faz um sub-comentário em cima do seu e depois você muda toda a ideia do seu comentário? Ai fica estranho pra aqueles que responderam. Mas deveria haver um botão de excluir, e só permitir excluir se não existisse um sub-comentário.
~le Vinni
"Você quis dizer: internet explorer 6?" - Google sobre o titulo.
Luandersonn
Inúmeros? Bugs? Só podia está usando Linux!
Luandersonn
AINDA BEM que vão cair fora
@rabuske
Preconceito* Ops
@rabuske
Precoiceito é algo foda. O IE10 nem saiu oficialmente e já tem uns Notradames da vida prevendo o desastre. Acho uma boa esse "corte" de plugins, a versão metro vai poupar bateria de tablets com essa simples atitude. Pelo visto todo o sistema (inclusive o kernel) do novo Windows estão sendo adaptados para nossa realidade, onde nossa independencia de carregadores está longe de existir.
Marcos
Daqui a pouco ela vai abandonar mesmo é o proprio IE...
Kowalski
Culpa do Thássius! :P :roll:
EDI LOPES
A ferramenta deles para HTML5 continua a todo vapor, já saiu uma nova versão tanto para o Edge qto para o Muse, ambos ainda em fase beta. No meu site vc pode ver um banner feito no Edge e o site feito no Muse www.edilopes.com
Zephyro
Como faz falta o botão de edição no sistema de comentários do Tecnoblog...
Exibir mais comentários