Início » Brasil » Claro absorve serviços da Embratel e lança em breve Claro TV e Claro Fixo

Claro absorve serviços da Embratel e lança em breve Claro TV e Claro Fixo

Exclusivo: Tecnoblog confirma telefone fixo e televisão por assinatura da Claro.

Por
7 anos atrás

SÃO PAULO — A Claro vai anunciar nos próximos dias o fim de dois serviços da Embratel, empresa do mesmo grupo. Tanto o Embratel Livre como a televisão por assinatura Via Embratel deixam de existir como produtos ofertados pela antiga Empresa Brasileira de Telecomunicações e passam para o portfólio da operadora de telefonia. A informação foi obtida com exclusividade pelo Tecnoblog e ainda não consta dos comunicados à imprensa emitidos pelo grupo (atualização: leia resposta da Embratel no fim do artigo).

Claro Fixo será o nome do serviço de telefonia fixa que a empresa de telefonia absorve da Embratel. Tem foco em usuários residenciais e tira proveito da sinergia que a Telmex promete para o Brasil depois que as agências reguladoras permitiram a união das empresas em um só serviço. A Embratel continua existindo com produtos voltados a corporações e mantém o famoso DDD 21.

Claro TV no Panamá

Na parte de televisão por assinatura a Via Embratel vira Claro TV. Não há informações no momento sobre mudanças nas tecnologias empregadas nem nada do tipo. Existe a possibilidade de a Claro aproveitar os novos mercados nos quais começa a atuar com a marca para angariar mais clientes das classes A e B, aquelas que detêm maior poder de compra.

O Tecnoblog apurou que a absorção da Embratel pela Claro por enquanto tem efeitos imediatos apenas de mídia. A gestão dos serviços e das empresas se mantém de maneira independente — tudo continua como está atualmente.

Também não está clara a posição da NET. Na semana passada a Telmex recebeu autorização para comprar a pequena participação que as Organizações Globo mantinham na operação de televisão por assinatura. É importante observar, porém, que Claro TV e NET não competem diretamente me termos de tecnologia. A primeira baseia-se em transmissão por cabos subterrâneos enquanto a segunda empresa tecnologia satelital para exibir a programação televisiva.

Num primeiro momento a Claro, detentora da Claro TV e do Claro Fixo, não vai anunciar novos produtos.

Desde novembro nós sabemos que Claro, Embratel e NET vão se tornar uma só empresa no país. Elas anunciaram em outubro de 2011 pacotes especiais do tipo combo contendo serviços das três empresas por valores diferenciados — e apenas uma fatura no fim do mês.

Colaborou: Lucas Braga

Atualização às 16h45

A Embratel emitiu um comunicado oficial sobre a reportagem publicada pelo Tecnoblog hoje mais cedo. Abaixo reproduzimos o texto:

“Desde outubro do ano passado anunciamos que estaríamos trabalhando em conjunto e aumentando as sinergias entre Embratel, Claro e NET, empresas do grupo América Móvil. No intuito de fornecer informações corretas aos leitores do site, informamos que não é verdade que nossos serviços vão deixar de existir e também não é correta a informação de que a Claro irá absorver serviços de telefonia e televisão da Embratel.”

O Tecnoblog mantém que a Embratel prestará serviço de telefonia fixa e DDD 21. Apuramos que vídeo institucional para apresentação das mudanças está pronto e será exibido para parceiros da companhia amanhã. O grupo detentor da Claro e da Embratel planeja comunicar a mudança à imprensa na segunda-feira (06/02).