Sem qualquer alarde, o Google iniciou uma mudança estrutural na forma como lida com os acessos ao Blogger faz três semanas. Em resumo, a empresa agora admite realizar a censura prévia de conteúdos específicos seguindo critérios adotados em alguns países. A medida visa a atender legislações específicas para posts publicados na plataforma de blogs.

Quem descobriu a informação foi o blog Techdows na terça-feira (31/01). Uma página de ajuda do Blogger revela que a mudança faz com que internautas de países com domínios especificamente criados para esse fim sejam redirecionados para páginas “locais” de blogs hospedados no Blogger. Por exemplo, na Índia quem entrar num site blogspot.com será redirecionado para blogspot.in na Austrália o .com vira .com.au.

O redirecionamento para domínios de países garante ao Google a possibilidade de atender melhor a leis locais. Isso inclui a censura na rede, algo previsto em diversos países — felizmente não é o caso do Brasil. “Ao utilizar ccTLDs, a remoção de conteúdos pode ser gerenciada baseando-se em países, o que vai limitar seu impacto a um menor números de leitores.” O Google ainda explica que os posts censurados desaparecerão somente da versão da página em domínio local.

Internautas desejos de visualizar uma página apagada do domínio local do Blogger/Blogspot poderão recorrer à página em inglês. Para tanto devem digitar o endereço do site no blogspot.com seguido de /ncr. O princípio é o mesmo empregado no google.com/ncr, que redireciona o usuário para a página padrão do Google em inglês sem personalizações relacionadas ao país de origem do acesso.

O Google não é a primeira empresa a adotar a censura para ficar em adequação com leis locais. O Twitter anunciou na semana passada a aquisição de uma tecnologia que lhes permite censurar tweets.

Pela notícia que temos, pelo menos o Google oferece uma forma de burlar o filtro. Ainda assim, penso que proceder com a mudança na encolha é uma atitude que depõe contra a filosofia de “Don’t be evil” da companhia — filosofia muito questionada em tempos recentes.

O Tecnoblog questionou o Google Brasil se há previsão de colocar um domínio do Blogger específico para o Brasil (e do Google, não aquele abandonado pela Globo.com). Não obtivemos resposta até a publicação desse texto.

Com informações: Threat Level da Wired.com

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

bestdjsoftwaresite
Hi there everyone, it’s my first pay a quick visit at this web site, and piece of writing is really fruitful my name is naveed
João Paulo Polles
é, a Google ta querendo fazer o serviços dela terem quase a mesma base...
Gaius Baltar
Não seria "execrados"?
Gaius Baltar
Para sua informação a Google faz censura na China para não perder cota de mercado.
Leandro
"penso que proceder com a mudança na encolha é uma atitude que depõe contra a filosofia de “Don’t be evil” da companhia" Não concordo com censura, mas temos que entender que a Google não é instituição de caridade ou outra coisa do tipo, é uma empresa, ponto. Ela está interessada em evitar processos devido as leis locais nos países em que ela atua ou pretende atuar, mesmo que isso signifique adaptar seu serviço a um país que pratica censura. Isso não é ser "Evil", é ser passiva talvez, mas "Evil" é exagero.
Guilherme Macedo C.
É que aqui e em outros lugares liberdade de expressão não se confunde com direito de abuso. Liberdade de expressão aqui ou em outros lugares não é falar o que bem quiser sem responsabilidades, atingindo a dignidade humana e não respondendo por isso. Mas o grande problema é a censura pura. Uma compactuação com ditaduras claras e governos que deturparam a democracia. Isso daí não é respeitar a dignidade humana, a honra pessoal e os direitos difusos, mas apoiar os regimes totalitários, apoiar crimes contra a humanidade e apoiar o lucro privado acima de tudo.
MaTSuBa
É pelo que ando vendo o fim do compartilhamento de arquivos abertamente está chegando ao fim. No meu ponto de vista,,,
Adam Gonnerman
O Brasil pratica a censura. Tenta falar ou escrever algo de natureza racista e ve o que aconteça. Ou coloca fotos ou video de simbolos religiosos sendo desecrados. Não defendo nenuma destas ações repugnantes, mas nos EUA existe esta liberdade de expressão.
Pascal
Não sei sabem, mas o Brasil é o país campeão de censuras por ordens judiciais. Ordem judicial precisa ser cumprida. Essa é uma maneira de atender também a esses requerimentos. Pelo menos o Google foi a única empresa a peitar a China, coisa que as Microsofts da vida não fazem, então estou com o Google e não abro.
Gaba
Me expressei mal... ignorem a segunda frase!
Gaba
É... Don't be evil... ou não!! Isso pode ser considerado como censura?
Yangm
Onde está seu Google agora? Wordpress 4 ever.