Tecnoblog
Razão Social Lenovo Group Limited
Fundação 1 novembro, 1986
Pequim, China
Website Oficial lenovo.com

Lenovo

A Lenovo é uma empresa de tecnologia fundada em 1984, na China. Conhecida por seus notebooks, começou como uma importadora chamada New Technology Developer.

Liu Chuanzhi, que era membro da Academia de Ciências Chinesa, fundou a empresa com uma equipe de 10 colegas e um investimento inicial de 25 mil dólares. Na época, a New Technology Developer era uma importadora de televisores para o mercado chinês.

Quatro anos depois, a empresa mudou seu nome para Legend e lançou um sistema de adaptação dos computadores da IBM para a China. O primeiro produto original veio só em 1990, o Legend PC e, futuramente, a empresa foi a responsável por produzir o primeiro PC com processador Pentium no seu país. E em 1999, se tornou líder do mercado de computadores na Ásia e no Pacífico.

Foi só em 2003 que a antiga Legend passou a adotar o nome Lenovo, uma união da primeira sílaba do nome anterior "Le" e a palavra "novo" do latim. Pouco depois, a empresa uniu sua trajetória à da IBM ao adquirir sua divisão de computação e, com isso, se tornar a terceira maior companhia de computação pessoal do mundo.

Em 2008, a Lenovo se lançou no mercado global e introduziu duas de suas linhas mais famosas: Ideapad, de notebooks que vão do básico ao uso empresarial, e Thinkpad, para uso profissional. E, dois anos depois, o seu primeiro celular, o LePhone.

Como parte de sua expansão em território e segmentos de atuação, a Lenovo comprou várias empresas de tecnologia espalhadas pelo mundo nos próximos anos: a japonesa NEC, de PCs; a alemã Medion, de PCs e eletrônicos; a americana Stoneware, de computação em nuvem; e a também americana Motorola Mobility.

Atualmente, a Lenovo é considerada uma das 200 maiores empresas do mundo segundo a revista Fortune, está presente em mais de 160 países e atua em diversos mercados, incluindo smartphones, computadores, dispositivos inteligentes, Data Center e outros serviços e soluções. E em 2019, o faturamento total da empresa foi de US$12,5 bilhões.

Continue lendo »

Tudo sobre Lenovo