A empresa de pesquisa de mercado IDC liberou nessa quarta-feira dados sobre a indústria de celulares em 2011. Os números, não suprendentemente, mostraram que mesmo com uma queda nas vendas por causa do acordo com a Microsoft, a Nokia continua no topo da lista de fabricantes que mais vendeu telefones móveis no ano. Logo abaixo dela estão a Samsung e a Apple.

Segundo o IDC, no último trimestre a Nokia vendeu 113,5 milhões de celulares enquanto que a Samsung vendeu 97,6 milhões e a Apple 37 milhões. Com isso as empresas tiveram uma participação de mercado de, respectivamente, 26,6, 22,8 e 8,7%, sendo a Apple a empresa que mais cresceu em relação ao ano passado, vendendo 128% a mais do que o mesmo trimestre de 2010.

Números do ano de 2011 | Crédito: Engadget

Os números anuais não são muito diferentes. A Nokia vendeu 417,1 milhões de celulares e teve 27% de participação, enquanto que a Samsung vendeu 329,4 milhões e a Apple 93,2 milhões, cada uma com respectivamente 21,3 e 6% de participação no mercado em 2011.

Vale lembrar que as vendas são da empresa para fora, muitas vezes para operadoras ou revendas, o que nem sempre reflete em um celular na mão do consumidor final. E também estão incluídos todos os modelos de celulares, sejam smartphones ou não.

Mas ainda assim são números que servem como base para algumas conclusões: a Nokia ainda tem fôlego para vender aparelhos em certos mercados e a Apple está fungando no cangote da Samsung pelo segundo lugar. Não é a toa que a gigante da maçã tem tanto processo contra a sul-coreana.

Com informações: Engadget, IDC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Você está lendo algo do que está sendo escrito aqui ou só está floodando coisas sem sentido como sempre Yangm? Porque pelo menos pra mim 99% do que você disse até agora fizeram o menor senso lógico desde a resposta do Rafael.
Yangm
Alguns se inspiram, outros copiam (chinese phones, oi?), e outros criam. A Samsung faz tudo isso ao mesmo tempo, e deu muito certo.
Turdin
Tablet? Dá uma olhada no Kindle Fire por exemplo. E provável que a Apple só vai processar maior mesmo, um processo tem um custo muito alto, e se a empresa for grande = mais dinheiro pra pegar, ou mais patentes para "entrar em acordo". Porque todos sabemos, e com certeza os advogados funcionários de ambas empresas sabem que afetar o número de venda, com certeza esses processos não afetam.
Yangm
Todos os tablets que eu já vi são iguais, e a Apple só processou a Samsung por ela ser a maior, logo, por medo.
Turdin
E aliás Rafael, acho que a Apple deve estar processando a Nokia pelo formato retangular dos telefones e por eles copiarem tudo dela também? Oh Wait, não precisa mudar o formato pra ser original, é só ser criativo, e não ser uma copytheft como a Samsung, por isso que a Nokia não tem nenhum processo, lumia 800 e lumia 710 estão ai pra provar que tem como ser originais sim. Veja se deixa de ser fanboy por favor Rafael, a Samsung é a empresa que mais copia que conheço.
Yangm
Nokia: -23% Trágico...
Yangm
Os carregadores e os cabos são realmente copiados, mas a Apple não processou por isso. Os outros como o gravador já é paranoia. Abrir a caixa e ver o que você acabou de comprar, realmente é algo muuuuuuuito original.
Turdin
Uma imagem vale por 1000 palavras: http://www.iphonetuga.net/wp-content/uploads/2011/09/samsungcopycatapple.jpg Aquele abraço
Yangm
Bora fazer celular um formato de trapézio negads!!!
Rafael
Eu queria saber o que a Samsung copiou da Apple... Os ícones em grade do Windows 3.11 ou o formato retangular dos telefones? Acho que a Apple quer que a Samsung faça telefones triangulares?
Leo
O Acabamento e desing do N9 faz o galaxy s2 parecer um aparelho do paraguay, nada se compara a Nokia, o N9 ainda tem um sistema muito mais moderno e veloz que o android que tem o mesmo visual de 5 anos atrás.
Marcelo @mmsyanni
Caramba! Eu faço transferências e sincronização entre meu Nokia e meu Windows normalmente, sem nenhum problema!
@meunomeehbruno
É importante lembrar que a Samsung ainda vende MUITOS dumbphones nos mercados em desenvolvimento, assim como a Nokia. Outro ponto a destacar é que a Apple trabalha com meia-dúzia de modelos muito parecidos, mas que são completamente interligados aos outros produtos de outras linhas. Exemplo: se eu compro um iPhone, é muito simples conectá-lo a um Macbook/iMac e transferir/sincronizar tudo, ao contrário do que acontece com o Windows. E Macs são mais baratos fora do Brasil. Tenho um ZTE, aprendi a amar o Android, mesmo já testado um 3GS por 2 dias diretão. Sistema colaborativo rende mais, ainda que seja desenvolvido pra várias plataformas diferentes
Arthur Amorim
Pois é... A culpa da queda é a MS... Tem dias que eu vejo cada artigo escrito aqui e me pergunto como esse cara conseguiu o emprego escrendo essass atrocidades.. A Nokia só lançou aparelhos com WP no fim do ano, e foi com sucesso. O resto do ano ela lançou apenas aparelhos symbiam e o esquisito N9, que nego fica hypando ai. A culpa é do symbiam, que apesar de ser um ótimo SO, esta muito atras dos sistemas atuais.
Leandro
E dizem que a Nokia estava na pior. Se isso é...q q q Não importa muito se "sejam smartphones ou não", o que importa pra empresa é o lucro no final. Mas bem, tudo tem que ter uma "desculpinha" no meio pra proteger uma certa empresa.
Exibir mais comentários