Nokia foi fabricante que mais vendeu celulares em 2011; Samsung e Apple ficaram logo atrás

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

A empresa de pesquisa de mercado IDC liberou nessa quarta-feira dados sobre a indústria de celulares em 2011. Os números, não suprendentemente, mostraram que mesmo com uma queda nas vendas por causa do acordo com a Microsoft, a Nokia continua no topo da lista de fabricantes que mais vendeu telefones móveis no ano. Logo abaixo dela estão a Samsung e a Apple.

Segundo o IDC, no último trimestre a Nokia vendeu 113,5 milhões de celulares enquanto que a Samsung vendeu 97,6 milhões e a Apple 37 milhões. Com isso as empresas tiveram uma participação de mercado de, respectivamente, 26,6, 22,8 e 8,7%, sendo a Apple a empresa que mais cresceu em relação ao ano passado, vendendo 128% a mais do que o mesmo trimestre de 2010.

Números do ano de 2011 | Crédito: Engadget

Os números anuais não são muito diferentes. A Nokia vendeu 417,1 milhões de celulares e teve 27% de participação, enquanto que a Samsung vendeu 329,4 milhões e a Apple 93,2 milhões, cada uma com respectivamente 21,3 e 6% de participação no mercado em 2011.

Vale lembrar que as vendas são da empresa para fora, muitas vezes para operadoras ou revendas, o que nem sempre reflete em um celular na mão do consumidor final. E também estão incluídos todos os modelos de celulares, sejam smartphones ou não.

Mas ainda assim são números que servem como base para algumas conclusões: a Nokia ainda tem fôlego para vender aparelhos em certos mercados e a Apple está fungando no cangote da Samsung pelo segundo lugar. Não é a toa que a gigante da maçã tem tanto processo contra a sul-coreana.

Com informações: Engadget, IDC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados