Bouncer é a barreira que vai impedir malware no Android Market

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 5 dias

A loja de aplicativos do Android não é exatamente conhecida por ser a mais segura de todas. Vez ou outra um aplicativo malicioso consegue passar por lá e fica publicamente disponível fazendo vítimas antes que o Google detecte-o e chute-o pra fora. Um novo serviço anunciado pelo Google promete diminuir a quantidade desses aplicativos e impedir que novos apareçam no Android Market. Ele se chama Bouncer.

Aplicativos assim se tornam desnecessários

Em inglês, bouncer é aquele segurança que fica na porta de casas de show e outros estabelecimentos, impedindo a entrada de pessoas que, talvez, tenham bebido demais e possam causar problemas. O que o Bouncer faz no Android Market é algo assim: ele vai automaticamente analisar o código de aplicativos que forem enviados (e aqueles já disponíveis na loja) e detectar potenciais programas maliciosos.

A ideia não é criar um processo de aprovação de aplicativos, segundo o Google – fazendo uma óbvia referência ao conhecido e falho sistema de aprovação da loja da Apple. Se o Bouncer detectar algum conteúdo malicioso, ele será barrado. Mas os programas que passarem pelo processo sem se mostrarem potencialmente ameaçadores serão publicados como sempre foram.

No post anunciando o serviço o Google diz que ele já estava em teste há algum tempo mas apenas agora sua existência foi revelada. E no período em que ele foi testado, o download de aplicativos com malware caiu em 40%. Obviamente, como o próprio Google diz, “não há medida de privacidade que seja a prova de tudo” mas o Bouncer é um bom começo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados