Início » Internet » CEO do Twitter diz que Google tem todos os dados para colocar microblog na "busca social"

CEO do Twitter diz que Google tem todos os dados para colocar microblog na "busca social"

Avatar Por

O Google tem todas as informações necessárias para exibir resultados de Twitter em sua "busca social" (aquela que só funciona com o Google+). A afirmação foi feita por Dick Costolo, atual CEO do Twitter, durante uma palestra ocorrida nessa semana. Foi a mais recente resposta do Twitter à busca do Google que oferece recursos sociais como usuários e páginas de empresas.

De acordo com o executivo os robôs do Google leem informações do Twitter à velocidade de 1.300 solicitações por segundo. É muita coisa. Costolo também diz que o Google indexou 3 bilhões de páginas do Twitter, o que significa que eles "têm todos os dados de que precisam".

3 bilhões de páginas

Mais: Desative a integração social nos resultados do Google

Para confirmar a afirmação é bem simples. Entre no Google e digite site:twitter.com. O buscador vai retornar todas as páginas pelas quais já passou no domínio twitter.com. São 3,46 bilhões de páginas nos resultados para a consulta que eu fiz. Ou seja, Costolo está certo quanto ao número.

Falando sobre a disputa com o gigante das buscas, o CEO diz que um acordo foi ensaiado para continuar com a parceria que permitia ao Google exibir conteúdo do Twitter em suas páginas. As negociações não foram para frente. "Ambos queríamos um intercâmbio de valor que não se limitasse a apenas dinheiro." Porque, convenhamos, dinheiro não seria exatamente um problema para o Google.

Ninguém do Google respondeu aos comentários de Costolo. O que sabemos até agora é que o Twitter emprega o atributo nofollow nos links presentes em tweets, de modo que os robôs do Google não podem indexar o que tem naquele link — ou melhor, não podem seguir com a navegação. Nisso já dificulta o trabalho do buscador.

O Google parece querer mais do que páginas indexadas. O acesso ao banco de dados do Twitter seria o grande sonho da empresa para apresentar resultados de busca mais inteligentes e completos. Algo me diz que isso não deixará de ser um remoto sonho ainda por um bom tempo. A identidade dos usuários do Twitter é o que a empresa tem de maior valor; não entregariam de mãos beijadas para um potencial concorrente na tal da web social.

Com informações: GigaOM

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gargamel MotoTuristas
As empresas gigantes têm um conselho de acionistas majoritários que norteia suas ações como fusão, compras de dados e parcerias estratégicas. Nada é em vão! Nada é por acaso!
Gargamel MotoTuristas
Twitter é SUPER usado como ferramenta corporativa. O uso pessoal do Twitter deixa a desejar, mas falar q está em desuso??? Melhor ler sobre o udo corporativo e o avanço das parcerias internacionais. Quanto ao Yahoo, observe os banners do tipo outdoor nos jogos de futebol transmitidos na Asia, Japão, por exemplo. Na China também o Google não é primeira. Lembrando q o numero de usuários chineses é em BILHÕES.
Marcelo
seria o Pai :P
Rafael
kkkkk thumbs up só pela primeira frase do comentário!
Marcelo
Desculpe Kadu, força do abito :D
Yangm
De boa... essas gigantes andam mimadas demais. Será que as mães delas não lhes deram educação?
Kadu
Marcelo porque você nunca clica em "responder" quando quer responder alguém aqui!? Fica tudo bagunçado...
Kadu
Não, o Yahoo! não está tão bem assim.
Fabiano
Integração com o Twitter meu caro =D
Marcelo
@Fabiano que eu saiba o Facebook nunca foi integrado com ferramentas do Google O.o
Fabiano
Enquanto isso... onde está a integração do Twitter com o Google+? Bem sabemos que boa parte da popularidade do Facebook veio através desta integração, jogando de lado o marketing derivado do filme "The social network"
Alessandro
esse discurso do "ai meu deus, minha privacidade, meus tweets não podem ir pro google" é completamente esvaziado de sentido. a discussão é puramente da ordem comercial: twitter não quer liberar dados pro google melhorar suas buscas (e seus lucros), ponto. Não tem nada a ver com privacidade. "Não quero meus dados lá", como diz o Gaba, é um direito, assim como é direito dele poder apagar sua conta. Agora isso de proteção de privacidade (NESTE caso) é completamente sem sentido.
Marcelo
sem falar que o valor perdido em ações so estão relacionados ao cotação na NASDAQ, relacionado ao valor das ações , mas caso fosse uma empresa de capital privado, seria um valor baseado nos lucros, que pelo menos até o momento o Yahoo! é líder em display ads
Marcelo
Não como dizer se é normal ou não, pois tudo depende do desempenho da mesma.
EDI LOPES
entao vc acha que em dois anos um empresa perder 75% do seu valor eh normal?
Exibir mais comentários