Início » Brasil » HSPA+ da Vivo decepciona na Campus Party

HSPA+ da Vivo decepciona na Campus Party

Lucas Braga Por

Da Campus Party, São Paulo — A Vivo lançou sua rede HSPA+ no final do ano passado, e a operadora prometeu uma velocidade de conexão maior de internet móvel. Para complementar o acesso da rede de 20 Gbps na Campus Party, a operadora instalou antenas da nova rede 3G+.

A operadora cedeu um modem para o Tecnoblog experimentar a rede. Já vou adiantando que os testes deixaram muito a desejar.

A tecnologia HSPA+ foi desenvolvida com o objetivo de melhorar a velocidade de conexão dos dispositivos móveis. Em comparação com a tecnologia 3G mais utilizada no Brasil, a HSDPA, há um grande salto quando falamos de velocidade: a rede mais comum alcança 7,2 Mbps de downstream e 384 Kbps de upstream.

A nova rede da Vivo alcança 21 Mbps de downstream e 5,7 Mbps de upload. Entretanto, isso não é o máximo que a tecnologia já conseguiu atingir: em testes de laboratório, uma rede HSPA+ já chegou aos 168 Mbps de downstream e é considerada pelo ITU-T como tecnologia 4G.

HSPA+? Tem certeza?

O modem cedido pela Vivo não atingiu mais que 1,3 Mbps de downstream. O upload é consideravelmente melhor quando comparado com a rede HSDPA: durante a transferência de um arquivo de 60 MB através do protocolo FTP a conexão se manteve com 1,4 Mbps (com picos de 2 Mbps).

A Vivo prometeu conexão entre 3 Mbps e 6 Mbps em suas propagandas.

HSPA+ no torrent

No protocolo torrent o download custou a iniciar. Demorou cerca de 3 minutos para iniciar a transferência. De qualquer forma, a taxa de download não foi muito diferente das outras transferências em outros protocolos.

Para desencargo de consciência, retirei o cartão SIM do modem e coloquei-o em meu Galaxy S, que não é HSPA+. Os resultados foram muito semelhantes aos do modem da Vivo. Daí, permito-me dizer que de HSPA+ a rede não tem nada.

Devo reiterar que, durante a produção desse artigo, a conexão caiu duas vezes. E como a Vivo só libera a rede HSPA+ com o plano de 10 GB, posso afirmar que o serviço da Vivo está bem longe de ser viável.

O presidente do grupo Telefônica/Vivo, Antônio Valente, afirmou na abertura da Campus Party que a companhia havia instalado alguns repetidores no Anhembi Parque, recinto em que o evento acontece, para dar conta do tráfego gerado ali.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mathew De Moura
A vivo e sempre assim na onde eu moro a vivo chega a velocidade de 0.70 de velocidade enquanto a tim 9mb oi nem sinal e claro 4mb
Mauro Ferreira
Eu não acredito em internet rápida para celular..Nunca tive o prazer de experimentar. Utilizo 3g da VIVO e da TIM, parece internet discada......
@andremelllo
Acho uma furada qualquer produto telefônica, experimentei a Claro e apesar do atendimento decadente em sua central de atendimento, a experiência com o 3G tem sido positiva.
Raphael Santos
Conforme imagems em meu Facebook, tenho 5MB de download e 3 MB de Upload, Liso e fluido no meu celular.
Rodrigo Fante
Mas isso é velocidade de 3G, por isso seu iPhone funcionava bem com ela.
@renatodonna
Não quero defender nem criticar ninguém, mas fui usuário do 3GPlus da Vivo por 2 meses para testar o serviço. Existem sim altos e baixos da conexão, assim como locais que funciona bem, outros nem tanto. Em testes de conexão em diversos locais passava de 5mb, chegando a pico de 5.78mb de up em Osasco. E isso num iPhone 4 que oficialmente a Vivo diz não ser compatível com o serviço.
TatoGomes
A Tim é fraquíssima nos planos pré-pagos. Sofro com aquele "3G" que eles dizem que oferecem. Aliás, é bem raro ele estar além do EDGE.
Joadson Gonçalves
Que modem foi utilizado? Podia ter feito uns testes no speedtest.net pra efeito de comparação..
Lucas Braga
Também não exagera. Com a minha experiência com a TIM, posso dizer que ela é melhor no EDGE - e sem estar movimento, porque vira e mexe cai pra GPRS. No 3G, a operadora só atinge boas velocidades nos planos pós-pagos. :)
Lucas Braga
Seria uma boa, mas é só uma expectativa. Não há nada confirmado ainda :(
Lucas Braga
O teste levou em conta vários fatores, dentre eles: - Estabilidade de conexão - Velocidade média de download e upload - Latência A imagem do Transmission foi só um exemplo para ilustração do post. Diversos testes foram realizados, em diversos protocolos e em servidores nacionais e estrangeiros. A conclusão está no texto. Não pude testar por mais tempo, porque a assessoria da Vivo me emprestou o modem às 16h sendo que eu teria que devolvê-lo às 18h. :)
@flarub
Realmente antes era assim, mas graças a Deus eles mudaram para a HSPA+ e ficou muito bom, bem melhor que as outras (por enquanto)...
david
Eu já consegui 3MB com o 3G da TIM com um plano pré-pago e na vivo não consigo mais que 1.20MB...
Rodrigo Fante
O HSPA+da Claro em Cascavel eu não conheço, mas o 3G é uma porcaria, morei 6 meses em Cascavel e pude tinha 3G da Claro, TIM e Vivo, Vivo e Tim era razoáveis, Claro era muito ruim.
Rodrigo Fante
O meu aqui chega fácil a 200kB/s
Exibir mais comentários