Nextel está testando rede 3G

Operação comercial deve começar no segundo semestre.

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 4 meses

Da Campus Party, São Paulo — Não sei se você lembra, mas em novembro de 2010 a Nextel comprou várias licenças de operação da banda H. Demorou bastante para que a operadora iniciasse seus testes com 3G em larga escala, mas em dezembro de 2011 a Nextel registrou as primeiras antenas no catálogo da Anatel.

Rede da Nextel entre as operadoras 

Já são várias as cidades onde o registro das antenas foi efetuado: na cidade de São Paulo já existem mais de 70 estações radio-base registradas. Para efeito de comparação, a Vivo tem 819 antenas na capital paulista.

A Nextel ainda está longe do número adequado para cobrir a capital por inteiro, mas 70 antenas é um número adequado para testes. Na região do Anhembi Parque é possível identificar a rede com uma busca manual de operadoras no celular. A rede com nome 724 39 é de propriedade da Nextel e opera na frequência de 2100 Mhz.

Os testes não se concentram apenas na capital paulista: no estado de São Paulo, cidades como Campinas e Sorocaba já estão com antenas registradas. Em Ribeirão Preto há uma antena até mesmo na zona rural da cidade. A capital carioca também possui antenas registradas, bem como em Minas Gerais, que possui estações na cidade de Juiz de Fora.

A Nextel afirma que está trabalhando em uma solução para manter o serviço de rádio na rede 3G. Acredito que deverão utilizar uma solução similar ao que encontramos no Vivo Direto.

A rede tem lançamento comercial previsto para o segundo semestre desse ano. Portanto, nos resta aguardar – e torcer para que o serviço seja bom o suficiente para ter vantagens de se manter no “clube”.

Receba mais sobre Nextel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados