Início » Brasil » IPv6 funciona para participantes da Campus Party

IPv6 funciona para participantes da Campus Party

Semana do IPv6 promove futuro da internet.

Avatar Por

Funciona!

Direto da Campus Party, São Paulo -- Na semana do maior encontro geek do país o CGI.BR, entidade que fomenta e fiscaliza a qualidade técnica dos serviços de internet do Brasil, promove a Semana do IPv6. Diversos parceiros já ativaram a compatibilidade com a próxima geração do protocolo de IP para que internautas e pessoas envolvidas no provimento de acesso à internet conheçam as novidades.

A maior vantagem do IPv6 frente à versão do protocolo IP empregada atualmente é a quantidade de dispositivos conectados simultaneamente. Cada máquina ganha um IP único que identifica o dispositivo na rede mundial de computadores. Esse número de 32 bits depende de uma combinação bolada no início da rede. Naquela época nem parecia que o limite de pouco mais de 4 bilhões de IPs seriam suficientes. Não são.

Com o IPv6 a capacidade de determinar um número de IP para uma máquina não chega a ser infinito, mas para fins práticos é como se fosse. A Wikipedia informa que são possíveis 3,4x1038 combinações -- número ininteligível para muita gente.

Por isso mesmo, a Campus Party é celeiro de testes do IPv6 no país. Portais como Terra, UOL, Globo.com e iG ativaram o suporte ao IPv6 durante o período do evento. Vários outros sites tomaram medida similar. Qualquer campuseiro conectado à rede de 20 Gbps disponibilizada pela Telefônica pode testar o funcionamento do IPv6. É importante observar que o protocolo só funcionam com sites compatíveis com a tecnologia, que demanda IPs de 128 bits.

Funciona também!

Por aqui o teste do Google no Opera (acima) e do CGI.br no Internet Explorer mostram que o computador com Windows 7 está funcionando também com IPv6, bem como com IPv4. A navegação nos portais citados não mudou nada.

O dia mundial do IPv6, no qual alguns serviços da web (Google incluso) lançam compatibilidade com o futuro IP em definitivo, acontece em 6 de junho.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Rogério
Meu provedor tem que estar configurado para eu pode utilizar o ipv6?
Thássius Veloso
Sim, o do ano passado.
Daniel Taiguara
estou usando ipv6 aqui em casa e no servico graças a este site que me dá ipv6

http://www.tunnelbroker.net/

só configurar no time capsule ou aiport extreme da apple ! bem facil no caso deles e a rede toda fica ipv6

estou tambem usando DNS do open dns tambem já da versão ipv6 deles

tive um leve aumento de velocidade ao acessar sites que já usam ipv6
Yangm
Vai funcionar. E por muito tempo, diferentemente do IPv4.
Yangm
Nada de IPv6 aqui (TP-Link ipv4+Net Vírtua). Uma tal de TP-Link disse que os roteadores dela já estavam prontos para funcionar com o ipv6, mas uma tal de Net Vírtua fez silêncio.
Gaba
No que o IPV6 vai impactar o usuário final, depois que tudo estiver implementado, fora a quantidade de conexões simultâneas?
Emmanuel Fotógrafo
O dia mundial do IPv6 já foi né?

http://tecnoblog.net/66522/dia-mundial-de-teste-do-ipv6-acontece-semana-que-vem/
Turdin
Kinghost é outra empresa que já tem IPV6, como utilizo serviços por lá, já ativei para meus sites também =]