Quem usa Chrome provavelmente não reparou, tendo em vista o processo de atualização automática que o software emprega, mas nessa semana pintou nova versão do navegador que vem se popularizando e batendo o Firefox em alguns países (Brasil incluso nessa lista). Os atributos do Chrome 17 são vários, com destaque para a segurança e a inteligência da barra de endereços.

Chrome 17

Digitando uma URL na Omnibox, o Google imediatamente desembesta a tentar completar o endereço que o internauta deseja acessar. Não bastasse isso, o navegador carrega em segundo plano a página que mais provavelmente vai atrair a atenção do usuário. Se pressionar Enter ele vai direto para o endereço com os elementos pré-carregado, o que tende a agilizar a navegação.

Essa é a mesma abordagem do carregamento prévio de buscas do Google no Chrome. O navegador detecta o resultado que o usuário provavelmente vai clicar a partir dos resultados de busca e faz a mágica do carregamento acontecer antes do clique. Esse é o Google gasta a sua banda para não gastar a sua paciência.

A segurança do Chrome na versão 17 foi reforçada com a verificação de arquivos de extensão .msi ou .exe. O navegador verifica em uma lista de sites aprovados para autorizar ou não o download. Em caso negativo, ainda checa nos servidores do Google se o domínio é seguro antes de liberar. Em último caso – como sempre – fica a critério do internauta aprovar o download.

O Chrome se atualiza automaticamente. Ou você pode forçar a atualização clicando no ícone de configurações e depois em Sobre Google Chrome (ou algo assim – em inglês é About Google Chrome). Também tem a opção de baixar o instalador novamente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados