Primeiro worm para iPhone OS descoberto na Austrália

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana
iphone-worm-rickastley

Usuários australianos do iPhone estão sendo atacados pelo que parece ser o primeiro Worm programado especificamente para o celular da Apple. Diferente de um vírus normal, o Worm é um programa independente que não necessita de outro para se espalhar.

O worm parece se propagar através apenas de iPhones e iPods Touch que passaram pelo processo de jailbreak, pois esses estão com SSH ativado. O SSH é uma espécie de servidor FTP rodando dentro do aparelho e, no caso do iPhone OS, a senha padrão é a palavra ‘alpine’. Sabendo disso, o hacker que programou o Worm fez com que ele procurasse por iPhones ou iPods Touch pela da rede WiFi, logasse neles através do SSH com a senha padrão e se instalasse no aparelho. Ele também está programado para procurar novos iPhones com jailbreak a cada 2 minutos.

A Sophos, empresa de segurança que detectou o worm, afirma que ele é inofensivo e seus únicos objetivos são trocar o papel de parede do aparelho infectado para uma foto do cantor Rick Astley e replicar-se através da rede. A solução recomendada pela empresa, por enquanto, é evitar fazer o jailbreak do celular.

Ainda não foram reportados casos fora da Austrália, mas se o seu iPhone passou pelo jailbreak e você quer se sentir mais seguro, a mudança da senha padrão do SSH é a melhor escolha. Clique aqui para ver instruções (em inglês) de como mudar essa senha. [CNET]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados