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Cineastas adotam profissionalmente os smartphones

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Você pode não apreciar muito os gêneros, especialmente pelo fato da maioria das produções terem um caráter bem mais experimental do que de mainstream.

Mas se você for capaz de compreender minimamente os fundamentos de composição, vai notar que todas as menções positivas em torno de algumas produções recentes - feitas totalmente a partir de smartphones - tem um embasamento bastante consistente.

O 'Monstro' criado exclusivamente para o Nokia N8 no primeiro longa comercial 100% mobile da história

O diretor sul-coreano Park Chan-Wook é provavelmente o mais expoente entre os novos embaixadores da seara de um tipo inovador de film-making realmente portátil. É dele a assinatura do "Night Fishing" (Paranmanjang) de 33 minutos, apresentado no último iPhone Film Festival.

Tudo bem, ele clipou uma lente de 35mm em cada um dos iPhones utilizados na produção; o que não diminuiu em nada o valor do resultado atingido. Os acessórios estão aí para isso mesmo e esse não seria o ponto em questão.

http://vimeo.com/30466827
(Vídeo no Vimeo)

A promessa incipiente de smartphones trabalhando mais profissionalmente em prol da arte também implica certas restrições. Afinal de contas, não é para qualquer um produzir uma peça estável, com um padrão mínimo de luz, enquadramento e cores.

Danny Lacey, escritor e diretor britânico, também produz curtas e longas de qualidade à partir de equipamentos enxutos como a Canon 5D MKII e a 7D e não vê com olhos negativos a tomada dos smartphones por muitos novos criadores, testemunhando:

"Filmar à 720p e 30fps com um pedaço tão pequeno de tecnologia que cabe na palma da sua mão é muito entusiasmante. Recentemente eu produzi um vídeo experimental usando um aplicativo para iPhone 4 chamado Super 8. A idéia era apenas filmar montes de imagens aleatórias, mantendo o foco em formas interessantes, centelhas e efeitos visuais a partir de fontes variadas de luz. Os resultados foram impressionantes e terminei com um material bastante interessante que chamei de Darkness and Light in 8mm."


(Vídeo no Vimeo)

Mesmo com a limitação do app em reduzir o vídeo a meros 480x360 pixels, Lacey acha que o material "ainda é um ótimo exemplo do que pode ser alcançado com essa tecnologia".

Aparelhos como o próprio iPhone (4/4S), os últimos Samsungs e até mesmo o Nokia N8 tem sido empregados em uma série bastante profícua de produções indies, atraindo cada vez mais o olhar crítico para aquilo que são capazes de fazer nas mãos certas. E os grandes distribuidores podem também muito rapidamente passar a namorar essa idéia.

Por exemplo, "Olive" estrelado pela lendária Gena Rowlands, é o primeiro longa-metragem feito totalmente feito a partir de aparelhos celulares. E não, não foi filmado em um iPhone, mas sim em pouco mais de dois meses (mais 3 de edição) em um bom e quase-velho Nokia N8.

A equipe do diretor Hooman Khalili trabalhou na construção de uma lente adaptada de 35mm e conseguiu juntar pouco mais de U$S 300.000 com a ajuda do KickStarter. O filme deve estrear ainda esse ano no circuito internacional.

A qualidade e a textura final são impressionantes, dadas as condições da produção.


(Vídeo no YouTube)

Comentários

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VinceBZ
Realmente foi com uma canon, que filmava full hd
Outro Leitor
Acho que está enganado, lembro que um deles foi filmado com uma 5D Mark II. Mas não lembro de ter visto nada com relação ao N8. (A camera do N8 é boa, mas nem tanto.)
Maia
Na foto não é um iPhone.
@jmurilloscf
Se não estou enganado, a série "House" também é filmada com um N8.
Gaba
Tem razão. Em qualquer conteúdo, a qualidade da imagem é sempre bem vista!!
Yangm
Prefiro aquela câmerazinha de 5k, obrigado. Independente do conteúdo, imagem bonita é sempre bom. E a imagem tosca do 320p pode muitas vezes estragar o "momento". Esse Lacey deu muita sorte quanto ao 320p, dá para perceber a pixelização mas ela se mistura junto aos outros efeitos aplicados a imagem, o que dá um tom de hipster. Mas eu nem quero ver como ele ficaria na minha TV full HD aqui...