Início » Brasil » Ladrão invade barraca e rouba pertences de campuseira

Ladrão invade barraca e rouba pertences de campuseira

Vídeo mostra campuseiros revoltados com a falta de segurança.

Avatar Por

Direto da Campus Party, São Paulo -- O maior encontro geek do Brasil não é só festa. Na manhã de hoje a campuseira Nilma dos Santos, de 20 anos, teve seus pertences furtados da barraca em que, por uma semana, ela faz de morada no Anhembi Parque. Nilma conta que levaram dinheiro, documentos e um celular.

Boletim de ocorrência

De acordo com Nilma havia pelo menos R$ 250 na carteira dela, além de maquiagens e roupas de marcas mais caras. "Graças a Deus não trouxe nada de valor para o evento", Nilma declarou à reportagem do Tecnoblog. O ladrão também pegou suco que estava na barraca e entornou sobre os pertences que não roubou.

A campuseira percebeu o furto por volta das 6h20. De início foi orientada pelo chefe da segurança a aguardar que a delegacia de proteção ao turista (Deatur) abrisse às 10h. Nesse meio-tempo ela foi encaminhada ao atendimento médico da Campus para aplicação de medicamentos que a acalmassem.

Por volta de meio-dia a participante foi até a delegacia para prestar queixa e registrar o Boletim de Ocorrência. Agora Nilma aguarda que a organização da Campus dê prosseguimento às investigações sobre o roubo. Ressarcimento dos valores roubados e o retorno dos documentos são o mínimo que a campuseira, que pega o ônibus de volta para Cruz das Almas na manhã de domingo, pede da direção do evento.

Manifestação


(Vídeo do YouTube)

Um grupo de campuseiros iniciou uma grande manifestação por volta das 20h, chamando a atenção de todo o evento. A palestra no palco principal teve que ser interrompida para que Mario Teza, diretor-geral do evento, informasse sobre os procedimentos a ser adotados. Teza promete mais segurança ainda para a edição deste ano da Campus.

O clima de revolta passou depois que o diretor aceitou falar com campuseiros e responder perguntas na área de mídias sociais, onde um palco estava disponível para atendimento aos participantes do evento.

Na quinta-feira (09/02) um homem colombiano foi preso em flagrante acusado de tentar sair do evento com três notebooks que não lhe pertenciam.

Atualizado às 21h25.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Chok0s
Olha nunca fui e nem sei como é a área das barracas, mas penso eu.. é tão difícil fazer um zoneamento das barracas, Zona A, 20 barracas, zona B + 20 e assim vai..e bota uns 2 seguranças pra cuidar da entrada, pq logo so entrará quem tiver a credencial da Zona estipulada e a numeração da sua devida barraca.. é tao difícil ter um planejamento assim ?
Rodrigo
Tem gente aqui que se comporta exatamente igual aos turistas em férias. Deixam os carros abertos com a chave no contato, esquecem de trancar a porta do prédio onde moram, largam carteira e óculos em cima da mesa do restaurante pra não perder o lugar, e depois vão na tv reclamar que foram assaltados durante as férias. Já dizia o velho deitado: "A ocasião faz o ladrão". O meliante só pratica o furto porque ele identifica um descuido da vítima. Cansei de acampar (em campings mesmo), e nunca tive nenhum objeto furtado. É só ter bom senso e não ficar jogando a responsabilidade só nos outros.
Augusto Croppo
Parem de se comportar como se voces tivessem privilegio exclusivo para seguranca. Tira a cabeca de dentro do monitor e olhe a sua volta. Perceba a situacao social o qual cerca voces. Seguranca e para 1% da populacao, pessoas que estao usando vossa inteligencia e vossa capacidade para um unico fim: manter voces com a cabeca dentro do monitor.
Yangm
Seicomé.
@william_xn
A Campus Party precisa melhorar muito para as próximas edições. A falta de segurança, a falta de estrutura para abrigar um grande evento, a fragilidade apresentada pela Telefônica em implantar durante todos os dias a internet de ultra velocidade e os preços absurdos de água e alimentos são alguns aspectos que precisam urgentemente de melhoras.
Lucas Lemos
Campus Party e sua segurança, ou insegurança !
Kowalski
Ops! Deu erro no site e o comentário não apareceu na primeira vez. Sorry. :)
Leandro
Deveria. Num evento desse tipo deveria haver seguranças tomando conta das barracas. Se a pessoa deixa a barraca aberta o segurança ao ver alguém entrando não teria como saber se é o dono ou outra pessoa. Mas com a barraca trancada com cadeado deveriam haver seguranças olhando o movimento e vendo se alguém corta a barraca ou arromba o cadeado. Se a segurança fosse boa teriam visto que a barraca foi cortada enquanto o criminoso ainda estava dentro dela.
Gustavo Rodrigues
E você acha que um simples cadeado, ou uma barraca feita de um material que seja fácil de cortar vai proteger alguém? Continue pensando assim e quando for em eventos desse tipo deixe seus pertences... só não reclame depois da organização ou da polícia.
Tiago César Oliveira
Uhn... Pra entrar na sua casa, não dá pra cortar a parede com uma faca (ou qualquer outro objeto cortante que possa ser "escamoteado")...
eltiene
Como sempre faço em qualquer evento que vou, levo a bolsa grande com varias coisas dentro pros dias que vou ficar nele, e tenho tb uma bolsa de costa relativamente grande, pra colocar dinheiro e tudo que for de valor pra ficar andando comigo, sempre deixando do lado do meu pé etc, e de resto e colocar cadiado no que estiver na barraca, procedimentos grandes mas que podem evitar transtornos maiores ainda.
@OFHS
Estou no evento e para ser bem sincera, apesar das queixas com a falta de preparo da equipe de segurança, os altos valores x qualidade do que tem sido vendido aqui e a falta de noção de alguns campuseiros (sujeira excessiva nas mesas, depredação dos sofás e banheiros), as palestras compensaram um bocado. A questão da segurança é bem grave e a falta de água nos primeiros dias nem se fala. O evento é maravilhoso, mas tem que ter uma paciência. Usamos cadeados em tudo e tomamos cuidado com o que trouxemos, mas a verdade é que estamos expostos a mal caratismo em qualquer lugar. Vi que saiu no jornal um carinha que trouxe um computador que valia 30 mil, e circulando vemos muitos equipamentos "largados" nas mesas....a segurança tem seu papel, mas cada um também precisa se precaver. Vir aqui e ficar apontado é bom, mas cada um também é responsável por suas coisas. Espera mais da estrutura, mas no final o conhecimento a que temos contato supercompensa.
@anchite
Amigo, Barraca fechada com Cadeado! Vc não deixa dinheiro na sua casa não?
@anchite
Isso aí @tduarte, sigo a mesma linha de pesamento seu! Melhor voltar com o limite de 6000 la para imigrantes!
Tania
No caso da minha filha, ela seguiu todas as dicas mencionadas no blog das Garotas Geeks e do Youpix, que está bem completo: O Note ela deixa na bancada com o cadeado do cabo da aço de segurança, já o HD externo, o Iphone, os gadgets em geral e dinheiro, cartão, etc ela coloca na mochila e circula com a mesma. A mala de roupas e "doritos" rsrsrsrs, ela tranca com cadeado e deixa a barraca trancada também com cadeado. As chaves ficam em seu porta credencial no pescoço. Para tomar banho ela leva uma sacola plástica e leva ganchinhos para o box onde pendura tudo. Dá trabalho? Um pouco, mas se garante, afinal como uma boa nerd, seus equipamentos são caros e tem valor agregado rsrsrsrs. Dica: não vá para um evento desses sem ler dicas da organização ou blogs parceiros.
Kowalski
Safadeeenho! :roll:
@ajscaldas
O pessoal não tá trancando as barracas não? Ano passado eu colocava cadeado em tudo que era canto, o cara só entrava se rasgasse tudo, e não ia passar batido.
Kowalski
"Safadeeenho!" :roll:
Kowalski
"Me dá ibagens! Me dá ibagens! Pô!"
Yangm
Dependendo da pessoa o notebook tem utilidade durante o banho. Sacomé, né :P
Yangm
E principalmente o dinheiro.
Felipe Goldenberg
Tá, tá, não devem deixar itens de valor na barraca ou na bancada e ir a outro lugar, mas, na hora de comer, e de tomar banho? Onde os equipamentos devem ficar? Situação meio complicadinha essa hein ;s
Gustavo Rodrigues
A segurança pode não ser das melhoras, mas pelo amor de deus, como uma pessoal em sã consciencia deixa dinheiro e documentos dentro de uma barraca e sai de perto dela? Pra mim o erro maior foi dela, e não da organização.
Bel Salles
Por isso que eu digo e repito tds os anos... Estão cobrando caro demais por um serviço mal prestado. Ano passado foram os apagões e falta de internet.. Esse ano são os furtos/roubos, calor etc... A organização precisa MUITO de uma "reorganização", para que ano que vem venham com menos faltas possíveis. Afinal, ninguém vai a um evento fechado querendo se estressar e ter seus pertences roubados, né? E como o Diego disse... A pessoa vai tomar banho... deixa o note onde?
Tania
Gente, eu tenho minha filha lá e também um monte de amigos. Tirando reclamações das filas para quem comprou o pacote de alimentação junto com as entradas e, eventos "isolados" como o caso de ontem em que o sujeito foi preso, o de hoje (caso Nilma) e, o calor absurdo do local que tem que ser prioridade para os próximos eventos que a organização tem que repensar (A climatização está deixando a desejar muito). Bem, tirando isso... as referências que estou recebendo em tempo real e o tempo todo são as melhores. Todos estão amando a festa. Mas penso que no país de hoje, a Organização tem que garantir (inclusive pelo preço cobrado) uma Segurança do local exemplar. Mas não exime os campuseiros também de ter uma preocupação e cuidado extra com seus equipamentos. Agora, sair da barraca e deixar objetos de valor e dinheiro infelizmente não dá pra confiar com tanta gente circulando. Resumindo: para quem foi, de acordo com o feedback que tenho até agora, não perderá mais nenhuma CPBR
Breno Caldeira
O evento é 24/7, mas a proteção só funciona a partir das 10h, pode isto produção?
@tduarte
É evidente o que aconteceu. Assim como qualquer evento no Brasil, a Campus Party começou a marginalizar por causa de sua fama. Em 2008 e 2009, vários de meus colegas deixaram suas barracas abertas, coisas na mesa e nada aconteceu. E nesses mesmos anos passavam por aqui pessoas de várias classes sociais, de vários cantos do país. A diferença é que todos compartilhavam seus interesses: Adquirir conhecimento, conhecer pessoas e rever os amigos. Esse ano vi muita gente que estava aqui somente porque viu na televisão e achou que era "festa". Assim como, com certeza, pessoas viram a oportunidade de "se dar bem" de forma ilegal. Pra mim, quanto mais o evento cresce, pior para os campuseiros, além de ser mais difícil para a Futura Networks e seus parceiros de se fazerem algo de qualidade.
Diego
A Campus Party tá se tornando um evento inviável. O cara não pode deixar nada na barraca ou nas bancadas que é furtado. Como fazem pra ir ao banheiro, tomar banho, comer ou dormir, tem que carregar todas as coisas junto? Lamentável!
iamthiagosilva
O FISL é mais organizado nesse sentido, quando eu fui não ouvi nada sobre roubo, mas não lembro se tinha controle sobre os que entravam com laptops (não levei o meu na ocasião). Claro, faz 2 anos, então algumas coisas podem ter mudado.
@_loob
Certo que a segurança deveria evitar que isso acontecesse, mas sempre vai ter alguém querendo se dar bem em cima dos outros, como é muita gente circulando no anhembi, fica quase impossível de que isso não aconteça. Eu, que ainda não tive a oportunidade de ir à uma Campus Party, não deixarei de ir em alguma edição futura por causa de alguns casos "isolados" de roubo, ainda mais que nos casos que foram noticiados até agora o roubo aconteceu por próprio descuido do campuseiro. Certamente terá gente que vai discordar, mas é a minha opinião.
Paulo Oliveira
Não tem câmera de segurança por lá?
@Tacioandrade_
Toda a galera da Faculdade está por lá. 2 busões cheios e todos dizendo que esta foi uma das pior organizadas até hoje. Falta pontos de internet, comida uma porcaria (pelo menos as que foram compradas junto com as entradas), preços absurdos de vários produtos e principalmente a segurança. Estava escolhendo entre a Campus e o FISL para o ano que vem, pelo visto o FISL vai ganhar depois de tudo isso.
@wordmen
Eu não fui esse ano porque, tendo em vista o que aconteceu ano passado eu achei que o evento seria ruim. Mas eles conseguiram "se superar".
William Almeida
Parece que esse ano está tendo muito mais casos de roubos. O que será que aconteceu?
Forbidden_404
Eu já tinha perdido a vontade de ir pra Campus Party, com essa segurança, agora sim q eu n vou mesmo nos próximos.
@100mangos
Não ao certo o ocorrido, mas isso vale a todos que estão na CPBR. Por mais que se tenha muitos policias, toda a segurança que tem. Os campuseiros também devem ter muito cuidado com seus pertences(não digo que ela não teve, longe de mim). Mas, sempre que possivel, não deixem coisas de valor alto nas barracas. Tem notebook ? Leva na bolsa, na mão, seja o que for, Smartphone nem se fale.