Continuamos um tanto distantes do lançamento do Windows 8, mas a Mozilla já pensa em formas de integrar o navegador Firefox com os recursos que nos serão apresentados junto com a versão final do futuro sistema operacional. Eles já pensam em criar um Firefox específico para o visual Metro que a Microsoft pretende popularizar com o sistema.

A Mozilla ainda não fez nenhum anúncio sobre o assunto. Entretanto, o wiki deles dá pistas do que a organização planeja para chegar com tudo no Windows 8 tão logo o sistema operacional seja liberado para os usuários. A “proposta” foi publicada com uma série de ressalvas, mas indica prognóstico positivo — do ponto de vista técnico — para a produção do Firefox com jeito de Metro.

“Essa proposta depende de a Microsoft fornecer os mesmos recursos para o Firefox que fornece para o Internet Explorer”. A empresa espera usar no Windows 8 o conjunto de APIs chamado de Win32, o mais antigo da MS. Ou então portar o Gecko, o motor de exibição de páginas do Firefox, para o conjunto de APIs WinRT, que tem sua estreia junto  com a chegada do próximo Windows.

Há toda a explicação técnica da organização. Em resumo, eles esperam adotar o Win32 no Windows 8 para não terem que portar o Gecko. O visual Metro, aquele que se assemelha ao do Windows Phone, parece-me que depende do WinRT para funcionar, ainda que o próprio WinRT tenha sido escrito em cima do que a MS desenvolveu com o Win32 — essa parte de especificações, devo dizer, ainda está confusa, mas foi o que eu pude entender das explicações que a Microsoft deu até agora sobre o funcionamento do Windows.

O objetivo da Mozilla é apresentar um navegador “escrito para e totalmente integrado com o ambiente Metro”. A organização diz no wiki que o software deve ser em tela cheia com interações por meio de toque. Também dizem que o Firefox com visual Metro terá que apresentar, de alguma forma, o painel de abas e terá que se adaptar a diversos tamanhos de janela.

Quem entrar no wiki perceberá que há uma série de assuntos que sequer foram esboçados. Pelo menos temos a perspectiva de que o IE10 não será o único navegador devidamente adaptado para o visual Metro do Windows 8.

Com informações: Neowin.net

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Acho um ótima ideia. Isso dá liberdade aos usuários, coisa que não sei se a MS vai querer. Quem não quiser trocar, não precisa, mas eu preferiria usar algum outro navegador. Não porque o IE é ruim ou algo assim, mas porque gosto mais de outros, como o Opera, por exemplo. Pra mim, pelo menos, isso traz liberdade. Além de que, se o Win8 estourar e começar a substituir seus antecessores, se não houver navegadores compatíveis com ele, os caras da Mozilla, da Google, Opera, etc, vão tomar um preju ferrado, já que, como sabemos, a maioria dos SOs no mundo é Windows. Ou sou eu que estou desatualizado?
Vinícius
Eu não disse que são :S Mas para o funcionamento de muitos apps, irá depender do IE 10!! visto que grande parte da engine do Windows 8 depende com IE 10 , vários apps desenvolvidos em html5, silverlight (não é só um web plugin), etc...
Douglas Chagas
Será interessante, ao menos assim espero, afinal poucos programas se integraram 100% ao Aero do Windows 7, quem sabe com o Metro não será diferente.
Lucas Lima
Na boa pra mim tanto faz, é a ultima chance que eu vou dar para o Windows, se windows 8 for ruim eu nunca mais uso ele !
Gaba
Vai ser legal isso!! Espero que portem!
Thiago Leite
Quanto a versão desktop, melhorou bastante. A versão mobile é muito boa tbm!
tchones
Dificil acreditar que o IE9 é bom ou que o IE10 tende a ser melhor? (ou os dois?)
Kadu
É verdade! "Windows Marketplace" ficaria bem mais interessante.
Rennan Alves
Nossa, a Mozilla vai ter um baita trabalho pela frente. O firefox é praticamente desenhado (inclusive o Gecko) para Win32 usando as API's do Windows. Portar tudo isso para C#/C++/VB.NET/HTML5 usando as API's do WinRT vai ser um desafio e tanto, se bem que uma parte do navegador é em C++ então acredito que isso minimize um pouco as coisas, além dele ser multi-sistema.
Fer
Somos dois, somos dois... XP
Fer
HELLOOOO, Metro Style Apps não são baixados pelo IE, são pela Windows Store (Ainda não acredito que o nome é esse... Qual a ligação com Windows Phone Marketplace?)!
@iJeanCarlos
É extremamente difícil de acreditar nisso.
Luandersonn
Estou curioso para saber como vai ser, duvido muito que seja tão integrado com o sistema quanto o IE, como a Mozilla quer...
Vinícius
Se bem que o IE10 no windows 8 está tão bom que não vejo necessidade nessa versão do Windows usar o IE somente pra baixar outro navegador!
Arthur Amorim
IE9 mobile é tão bom que nem sei se substiruiria.. o IE10 tende a ser melhor.. então pra mim tanto faz.
Exibir mais comentários