Início » Legislação » Globo obriga Google a excluir links para conteúdo pirata

Globo obriga Google a excluir links para conteúdo pirata

Lá fora a gigante da web pode ser processada por gravadoras pelo mesmo motivo

Avatar Por

Uma decisão da justiça brasileira liberada essa semana pode render uma dor de cabeça para o Google Brasil. A TV Globo entrou com uma ação contra o buscador no país por facilitar o acesso à “reprodução desautorizada de conteúdo” e um parecer favorável à emissora foi expedido ontem. Depois de ser notificado oficialmente da decisão, o Google terá até 48 horas para remover os links de conteúdo pirata no seu buscador.

Se o Google acatar a decisão, não vai ser a primeira vez que o buscador terá seus resultados artificialmente alterados. Quando isso acontece, normalmente um aviso no final da página diz que alguns links foram removidos a pedido dos detedores dos direitos do conteúdo. Mas se no período determinado depois da notificação os links continuarem no ar, eles receberão uma multa de R$ 5 mil ao dia.

Ao IG Tecnologia, o Google disse apenas que “não foi notificado [da decisão] e não comenta casos específicos”, mas conhecendo o histórico da empresa em casos assim, não é de se espantar caso eles recorram da decisão. Não é de praxe do Google abaixar a cabeça e deixar qualquer um manipular os resultados de busca. E nem deveria ser.

Movimento se repete nos EUA

Não é só no Brasil que o Google está sendo obrigado a retirar da busca o conteúdo pirata. Lá fora a empresa pode ser processada por práticas antitruste pela IFPI, órgão que reúne os principais estúdios da indústria fonográfica, por colocar links a sites com conteúdo pirata acima da dos sites legítimos em resultados de busca. Uma busca pela música Born This Way, da Lady Gaga, mostra que isso realmente acontece.

O problema é que os grandes estúdios que fazem parte do IFPI já tem acesso à uma interface personalizada do Google para retirar da busca os links que potencialmente contém conteúdo pirata e que já conseguiu remover mais de 460 mil links do tipo. E ainda assim a IFPI não acha que essa ferramenta é o bastante, por isso planeja um processo do tipo, algo sem precedentes legais.

Em ambos os casos, as empresas envolvidas querem obrigar o Google a modificar ainda mais seus resultados, só porque ele de alguma forma ajuda a encontrar conteúdo pirata. A mim, isso parece ser algo um pouco sem sentido. São usuários comuns que enviam o conteúdo para a web, mas no lugar das empresas irem atrás deles ou de usar a ferramenta de remoção de conteúdo ilegal da busca e do YouTube, tomam um caminho litigioso e potencialmente mais lento (conhecendo a justiça brasileira). E isso parece mais uma atitude preguiçosa do que qualquer outra coisa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jorge mendes
De pirataria a Globo entende bem http://boicoteanunciantesdagloboepig.blogspot.com/2017/05/esquerda-caviar-tv-globo-usa-windows.html
Fabiano Alves
Não dou nem R$ 0.01 pra assistir novelas da Globo!
rafaelhbarros
Pff, globo é irrelevante pro mundo, e os resultados de busca dela mais ainda. Se tirarem o lixo da globo da internet vai ser lucro pra nação.
Leonardo Minutti
Merece um ovo de codorna
João Paulo Polles
Estamos em 2012! SOPA, PIPA, ACTA, OPEN. Estamos quase condenados a uma internet com efeito Beijamim Button: Vai voltar a ser a conhecida ARPHANET...
Gabriel
Eu e a minha geração crescemos em meio ao acesso irrestrito de conteúdo na internet, para alguém que cresceu em meio ao acesso irrestrito à cultura de todos os tipos e vive tendo como inimigos figurativos o controle das massas pelas mídias e governos dentre outras atitudes imperialistas dos mesmos uma mudança nas regras do jogo(vida) é algo inaceitável, acredito que ninguém da minha geração deixará isto barato, nós temos mais poder tecnológico do quê os que mandam na população, temos novas táticas, novas idéias e não reconhecemos leis nem reis; Crescemos aprendendo estratégia e acredito que a mudança será muito maior e abrangente do quê os poderosos imaginam e temem, a mudança é real e já começou, basta ver a situação financeira da europa e estados unidos, as revoluções árabes e os protestos ao redor do mundo, o wikileaks e o anonimous (nós brasileiros não vemos ou não damos muita importância porquê eles ainda não tomaram força aqui no brasil mas a situação econômica mundial vai piorar e vai sobrar pra todo mundo, inclusive pra nós), muita coisa já aconteceu nesses primeiros 2 meses de 2012, imagine o que ainda está por vir neste ano do dragão, o mundo será outro bem diferente do que conhecemos e será muito em breve.
Marcelo
Cara concordo 100% com voce, pior , e que esse tipo de individuo derrepente e um manezao que usa so por que ouvio alguem falar q era bom etc cara nem sabe a definição de cultura, e pior, menos ainda a definição de educação, mauricinho de net quem gosta de bing usa o bing quem gosta de google usa o google e dfeixo um exemplo um dos maiores escritores deste pais Ariano Suassuna não gosta muito de computador e seguindo o tema cultura o grande patativa de assare nunca encostou nem numa calculadora Como dizia o alemao alberto "- tudo e relativo" quanto a globo, bom ela esta no direito dela, ja que os programas são investimento dela, cabe a nos sempre descobrir um meio de burlar esse direito, (deixando a Hipocresia de lado)
@rodrigorsena
Não quero acreditar :D
Tiago César Oliveira
Acredite, MUITA gente.
@G
Já pensaram o impacto para a globo se o Google resolve de não indexar mais os seus servidores? Alguém podia dar essa ideia pro Google...
@edmundocp
que a Globo fique na tv, é bastante lixo lá já... Tomara que não comesse a colocar a mão na internet!
Reinaldo
Parabéns, apoiado....
Reinaldo
Faz esse favor Google, tira mesmo esses links da rede lixo de tv, pelo menos na na rede podemos ficar livre dessa rede de quinta categoria.
@klapaucius
Me lembro quando começou a ficar conhecido que o YouTube tinha novelas antigas da Globo ,que a própria emissora julgava ser uma boa atitude e que nem estava nos planos tal coisa. porém, o tempo passa e o pensamento "não vou ver a novela agora, vejo amanhã na internet" está se tornando cada vez mais comum e,logo, a audiencia piora.... infelizmente os detentores de direitos autorais são muito poderosos. claro, isso é questão de tempo. eles são poderosos,mais são poucos. juntos,somos muito mais!!!
Daniel
Incorreto. Eu gravei os desfiles das escolas de samba do Rio em HD e notei claramente que a qualidade da transmissão da Globo varia e muito. E é fácil notar nas gravações quando a imagem é feita por uma câmera que capta as imagens de fato em 1080i (note que não é 1080p) ou quando é feita por uma câmera inferior, em diversos momentos a imagem fica "pixelizada" (consequência de ampliar uma imagem para 1080i sem um filtro adequado) ou têm artefatos terríveis de compressão de vídeo que só aconteceriam em um sinal de baixa resolução. Até agora a ÚNICA programação da Globo em que vi serem usadas câmeras 1080i do início ao fim são as novelas, o resto é tudo sinal convencional de TV "adaptado" (aonde a imagem se torna um quadrado no centro da tela wide) ou no máximo 720p com câmera de má qualidade.
Exibir mais comentários