Como recuperar sua conta Google caso tenha esquecido o e-mail do Gmail

Processo de recuperação da Conta Google pode variar de acordo com as configurações de segurança usadas na conta; confira o guia abaixo para saber o que fazer

Victor Toledo Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 4 meses
É possível recuperar a conta do Google pelo PC e celular pelo mesmo método de recuperação (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

O Google dispõe de uma página para recuperação de conta que pode ser usada quando você não lembra o endereço de e-mail usado para login. Durante o processo, você deverá fornecer um telefone ou um e-mail de recuperação para confirmar sua identidade.

Este processo para recuperar sua conta Google pode variar de pessoa para pessoa. Isso acontece em razão das opções de segurança habilitadas na conta. Não há um limite de tentativas e o Google aconselha responder o máximo de informações possíveis, além de usar dispositivos que já estiveram logados na Conta Google que deseja recuperar. Saiba todos os detalhes a seguir.

1. Acesse o site g.co/recover

Para recuperar a sua conta Google é necessário acessar o site de recuperação e informar alguns dados pessoais.

Tela de nova guia do Google Chrome com o endereço g.co/recover em destaque na barra de pesquisa.

2. Toque em “Esqueceu seu e-mail”

Selecione a opção “Esqueceu seu e-mail?” para iniciar o processo de recuperação.

Tela principal do site de recuperação de conta do Google. A seta indica para que os usuários cliquem na opção.

3. Informe o número de telefone ou e-mail de recuperação da Conta Google

Para tentar recuperar o e-mail do Google o usuário pode usar algum número de telefone ou um e-mail que se lembre. Clique em “Próxima” para continuar.

Tela de recuperação de conta do Google. É preciso informar um e-mail de recuperação ou número de telefone para continuar.

4. Digite o nome e sobrenome usado na conta

É importante informar nome e sobrenome usados na conta do e-mail que você esqueceu. O usuário pode tentar várias vezes, até encontrar o nome usado na sua conta do Google. Clique em “Próxima” para continuar.

Tela onde é necessário informar nome e sobrenome para que o sistema de recuperação do Google encontre seu e-mail.

5. Confirme o envio do código de recuperação via SMS ou e-mail

Confirme o endereço de e-mail ou número de telefone e clique em “Enviar” para prosseguir.

Tela de recuperação de conta Google onde é necessário confirmar o número de telefone para receber um código de verificação.

6. Informe o código recebido via SMS ou pelo e-mail

Você receberá um código de verificação via SMS ou e-mail. Confirme o número e clique em “Próxima” para continuar.

Informe o código de verificação recebido via SMS ou e-mail para continuar.

7. Selecione qual conta deseja fazer login

O Google irá exibir todas as suas contas atreladas ao e-mail de recuperação ou número de telefone informados no processo. O método também pode ser usado para achar contas antigas do Gmail.

Escolha qual conta deseja fazer login. A tela de recuperação apresentará todos os e-mails encontrados.

8. Digite a senha da Conta Google para fazer o login

Para finalizar, informe a senha da sua Conta Google. Caso não se lembre, é possível recuperar a senha do Gmail para fazer login.

Para continuar, informe sua senha para fazer login. Caso não se lembre da senha, é possível recuperar a senha da sua conta do Google.

Posso recuperar uma Conta Google respondendo perguntas?

O Google deixou de oferecer suporte às perguntas de segurança em contas mais novas. No entanto, caso sua conta esteja com perguntas cadastradas, ainda é possível recuperar o acesso a partir dessas informações.

O que fazer se a mensagem “Não foi possível verificar se essa conta pertence a você” aparecer?

Caso receba a mensagem “Não foi possível verificar se essa conta pertence a você” durante o processo de recuperação, de acordo com o Google, é necessário refazer o procedimento a partir das seguintes dicas:

  • Responda o maior número possível de perguntas: tente não pular perguntas durante o processo de recuperação;
  • Use um dispositivo e localização conhecidos: é importante usar um notebook, celular, tablet e navegador em que você faz login com frequência. Além disso, tente fazer login em uma localização já conhecida, como sua casa ou trabalho;
  • Seja exato com senhas e com suas respostas: evite erros de digitação, diferencie letras maiúsculas e minúsculas;
  • Forneça senhas antigas: informe toda e qualquer senha que se lembre de ter usado para acessar sua Conta do Google;
  • Informe outro e-mail: informe outros endereços de e-mail que possam estar vinculados à sua conta;
  • Adicione detalhes úteis: caso seja perguntado, inclua detalhes úteis durante o procedimento. Informe se estiver viajando, se sua conta foi invadida ou se você mudou a senha recentemente, por exemplo.

O que fazer se você não tem mais acesso ao número de telefone da Conta Google?

Você pode recuperar sua conta de outras formas, caso o Google faça alguma sugestão durante o procedimento. Caso não surjam alternativas para recuperação e se o usuário não tiver acesso ao número de telefone, a empresa recomenda criar outra Conta do Google para utilizar seus serviços.

Posso recuperar uma conta do Google excluída?

Sim, é possível recuperar uma conta do Google excluída pelo mesmo método. No entanto, caso tenha uma conta excluída há muito tempo, pode ser que o usuário não consiga fazer essa recuperação.

De acordo com o Google, se uma conta não for usada por dois anos, será considerada inativa. A empresa ainda diz que reserva o direito de excluir contas inativas e as atividades e dados relacionados se elas não forem usadas em qualquer produto do Google por pelo menos dois anos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados