Já sabíamos que o uso cada vez maior de aplicativos de mensagens como o Whatsapp, que substituem o SMS, causaria um potencial rombo no lucro das operadoras. Afinal de contas, enviar mensagens pela internet, seja por conexão de dados ou WiFi, custa em geral menos do que a mensagem de texto. Mas não sabíamos qual o tamanho do rombo, ao menos até agora quando uma empresa britânica liberou um estudo na área. Ela diz que operadoras perderam ao menos US$ 13,9 bilhões em 2011 por causa desses aplicativos.

Facebook Messsenger (esquerda) e Whatsapp (direita): os culpados

O estudo, realizado pela empresa de pesquisas Ovum, angariou dados de uso de vários dos aplicativos mais conhecidos, como o Facebook Messenger, Whatsapp e BlackBerry Messenger, e também alguns relativamente desconhecidos, como o MXit, bastante usado na África do Sul. Segundo o autor da pesquisa, Neha Dharia, essa perda de faturamento poderia ser compensado se as operadoras se abrissem mais com os desenvolvedores desses aplicativos, compartilhando dados e se integrando aos programas. Mas não acho que os usuários gostariam muito disso.

De acordo com a BBC, que teve acesso ao estudo, ele falha em um aspecto: não calculou exatamente quanto as operadoras faturaram com o crescimento do uso de planos de dados, algo necessário para se usar os aplicativos onde não há conexão WiFi. E um aumento do número de clientes que usam 3G poderia compensar a perda em SMS. Mas se isso realmente acontece ou não, ainda é um mistério.

Dica do Micael Silva (@micaelsilva) no Twitter. Valeu, Micael!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Marques
O Brasil é o país dos lobbies, não só com as operadoras, mas também as montadoras e outros setores que vêm ao país só para extorquir o consumidor com altas taxas de serviços. E agora que a farra está acabando pela chegada de concorrentes, eles estão se debatendo, tentando garantir seus privilégios através da legislação. Mas sem chance.
Lucas
Notícia idiota, pelo título achei que fosse no Brasil. E estudo totalmente inútil com cálculo burro, já que não calcula o que eles ganham com internet móvel, que hoje em dia TODO MUNDO tem no celular, não importa se tem wifi em casa.
Bruno Alonso
Falou tudo
Bruno Alonso
Pela manchete já se vê de que lado este blog está. O título correto da matéria deveria ser "consumidores economizaram 13,9 bilhões"!
Compartilhe
E finalmente agora podemos fazer ligações com o Whatsapp, é só uma questão de tempo e as 4 operadoras do Brasil vão para o ralo, vão perder bilhões se não baixarem os preços para se tornarem competitivas. Oi, Tim, Claro e Vivo se Fu..d..ram, vão sofrer com essa nova funcionalidade do Whatsapp, finalmente seremos livres dessa escravidão, vamos dar o troco nessas empresas lixosas de telefonia! A vingança tarda, mas não falha, viva o CAPITALISMO, é o fim das empresas de cartel!
Compartilhe
Isso que você falou esta se concretizando, o Whatsapp agora permite fazer ligações de Whats to Whats - Quero só ver a Tim, Vivo, Claro e Oi levando um rombo na lucratividade, vão ter que baixar os preços na marra, senão vão ser engolidas por estarem em defasadas com essa nova função!
Antonio Caser
O que eles chamam de tarifa eu chamo de extorsão. É altamente caro uma ligação de celular no brasil. Como pode? Tem quase 20 anos que chegou o sistema de celular no brasil e os preços nunca caem, só aumentam.
David Koishi Miyashiro
Uma considerável quantidade de pessoas tem whatsapp no celular.. imaginem se o whatsapp pudesse fazer ligações via internet e vc não precisasse usar a linha convencional de telefone... Eu uso, alem do whatsapp, um aplicativo coreano chamado LINE e ele faz ligações de LINE pra LINE através da internet e a ligação é tão boa qto a ligação de telefonia convencional... Tenho quase certeza que esse será o futuro e só pagaremos a conta de internet... estaremos livres daqueles planos cheios de armadilhas que só roubam da gente.... assim espero.
Gabriela
E ainda tem a questão principal: e os SMS que você manda e nunca chegam? Beleza, temos lindos planos de R$ 0,50 por dia com mensagens ilimitadas (300 na Claro). Agora, quando eu mando SMS, eles chegam no dia seguinte, horas depois, ou simplesmente não chegam. Esses programas facilitam muito a vida das pessoas, pois funcionam. Invistam em redes decentes no Brasil antes de reclamar, operadoras.
Augusto
Na verdade o termo perda de lucro está correto e subentende-se a comparação à anos prévios e/ou estimativas. De qualquer maneira, não calcularam o plano 3G ou até mesmo gastos menores (pelo que li na pesquisa) como diminuição do custo variável do envio de mensagens.
@pganns
Não sei porque essas operadoras, com seus pseudo-pesquisadores e seus falsos argumentos de perdas bilionários, insistem em desconhecer que o futuro do SMS é o mesmo do telex e do pager, ou seja, o do lucro zero, o que não quer dizer com isso que o prejuízo foi ou será infinito! É uma "preguiça" em entender que uma inovação já entrou na fase do obsoleto. Para os CEOs e CIOs deste players, neste momento, é simplesmente um mimimi para estender ao máximo o tempo de usufruto, maximizando os lucros de uma tecnologia que já se pagou em milhares de vezes. Se fosse verdade o que eles alegam, seria correto afirmar que a Volkswagem perdeu alguns bilhões de dólares por parar de fabricar o fusquinha no século passado. Uma piada! E sendo duro: Inove ou morra!
@pedronaroga
Isso, porque se eu não tivesse o Whatsapp, eu teria realmente gasto uns 14mil com sms, né? Logo, as operadoras REALMENTE foram prejudicadas.
Jonathan Gangi
Depois vem a Anatel querendo dar uma de que Skype é ilegal e tal... E agora Anatel? Vai querer proibir o facebook e demais apps também?
Danilo
Dizem que esses novos sistemas de mensagens baseados em dados estão canibalizando o sms. Sim, é verdade, mas não podemos esquecer como é pequena a parcela de usuários de smartphones no Brasil ainda. Tenho quase 150 contatos na agenda, mas nem 15% deles usam Whatsapp por exemplo. O sms ainda tem um belo dum mercado no nosso país.
Caio Alexandre
Que peninha das operadoras...
Exibir mais comentários