Início » Celular » Operadoras perderam US$ 13,9 bilhões devido ao Whatsapp, Facebook Messenger e similares

Operadoras perderam US$ 13,9 bilhões devido ao Whatsapp, Facebook Messenger e similares

Avatar Por

Já sabíamos que o uso cada vez maior de aplicativos de mensagens como o Whatsapp, que substituem o SMS, causaria um potencial rombo no lucro das operadoras. Afinal de contas, enviar mensagens pela internet, seja por conexão de dados ou WiFi, custa em geral menos do que a mensagem de texto. Mas não sabíamos qual o tamanho do rombo, ao menos até agora quando uma empresa britânica liberou um estudo na área. Ela diz que operadoras perderam ao menos US$ 13,9 bilhões em 2011 por causa desses aplicativos.

Facebook Messsenger (esquerda) e Whatsapp (direita): os culpados

O estudo, realizado pela empresa de pesquisas Ovum, angariou dados de uso de vários dos aplicativos mais conhecidos, como o Facebook Messenger, Whatsapp e BlackBerry Messenger, e também alguns relativamente desconhecidos, como o MXit, bastante usado na África do Sul. Segundo o autor da pesquisa, Neha Dharia, essa perda de faturamento poderia ser compensado se as operadoras se abrissem mais com os desenvolvedores desses aplicativos, compartilhando dados e se integrando aos programas. Mas não acho que os usuários gostariam muito disso.

De acordo com a BBC, que teve acesso ao estudo, ele falha em um aspecto: não calculou exatamente quanto as operadoras faturaram com o crescimento do uso de planos de dados, algo necessário para se usar os aplicativos onde não há conexão WiFi. E um aumento do número de clientes que usam 3G poderia compensar a perda em SMS. Mas se isso realmente acontece ou não, ainda é um mistério.

Dica do Micael Silva (@micaelsilva) no Twitter. Valeu, Micael!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Marques
O Brasil é o país dos lobbies, não só com as operadoras, mas também as montadoras e outros setores que vêm ao país só para extorquir o consumidor com altas taxas de serviços. E agora que a farra está acabando pela chegada de concorrentes, eles estão se debatendo, tentando garantir seus privilégios através da legislação. Mas sem chance.
Lucas
Notícia idiota, pelo título achei que fosse no Brasil. E estudo totalmente inútil com cálculo burro, já que não calcula o que eles ganham com internet móvel, que hoje em dia TODO MUNDO tem no celular, não importa se tem wifi em casa.
Bruno Alonso
Falou tudo
Bruno Alonso
Pela manchete já se vê de que lado este blog está. O título correto da matéria deveria ser "consumidores economizaram 13,9 bilhões"!
Compartilhe
E finalmente agora podemos fazer ligações com o Whatsapp, é só uma questão de tempo e as 4 operadoras do Brasil vão para o ralo, vão perder bilhões se não baixarem os preços para se tornarem competitivas. Oi, Tim, Claro e Vivo se Fu..d..ram, vão sofrer com essa nova funcionalidade do Whatsapp, finalmente seremos livres dessa escravidão, vamos dar o troco nessas empresas lixosas de telefonia! A vingança tarda, mas não falha, viva o CAPITALISMO, é o fim das empresas de cartel!
Compartilhe
Isso que você falou esta se concretizando, o Whatsapp agora permite fazer ligações de Whats to Whats - Quero só ver a Tim, Vivo, Claro e Oi levando um rombo na lucratividade, vão ter que baixar os preços na marra, senão vão ser engolidas por estarem em defasadas com essa nova função!
Antonio Caser
O que eles chamam de tarifa eu chamo de extorsão. É altamente caro uma ligação de celular no brasil. Como pode? Tem quase 20 anos que chegou o sistema de celular no brasil e os preços nunca caem, só aumentam.
David Koishi Miyashiro
Uma considerável quantidade de pessoas tem whatsapp no celular.. imaginem se o whatsapp pudesse fazer ligações via internet e vc não precisasse usar a linha convencional de telefone... Eu uso, alem do whatsapp, um aplicativo coreano chamado LINE e ele faz ligações de LINE pra LINE através da internet e a ligação é tão boa qto a ligação de telefonia convencional... Tenho quase certeza que esse será o futuro e só pagaremos a conta de internet... estaremos livres daqueles planos cheios de armadilhas que só roubam da gente.... assim espero.
Gabriela
E ainda tem a questão principal: e os SMS que você manda e nunca chegam? Beleza, temos lindos planos de R$ 0,50 por dia com mensagens ilimitadas (300 na Claro). Agora, quando eu mando SMS, eles chegam no dia seguinte, horas depois, ou simplesmente não chegam. Esses programas facilitam muito a vida das pessoas, pois funcionam. Invistam em redes decentes no Brasil antes de reclamar, operadoras.
Augusto
Na verdade o termo perda de lucro está correto e subentende-se a comparação à anos prévios e/ou estimativas. De qualquer maneira, não calcularam o plano 3G ou até mesmo gastos menores (pelo que li na pesquisa) como diminuição do custo variável do envio de mensagens.
@pganns
Não sei porque essas operadoras, com seus pseudo-pesquisadores e seus falsos argumentos de perdas bilionários, insistem em desconhecer que o futuro do SMS é o mesmo do telex e do pager, ou seja, o do lucro zero, o que não quer dizer com isso que o prejuízo foi ou será infinito! É uma "preguiça" em entender que uma inovação já entrou na fase do obsoleto. Para os CEOs e CIOs deste players, neste momento, é simplesmente um mimimi para estender ao máximo o tempo de usufruto, maximizando os lucros de uma tecnologia que já se pagou em milhares de vezes. Se fosse verdade o que eles alegam, seria correto afirmar que a Volkswagem perdeu alguns bilhões de dólares por parar de fabricar o fusquinha no século passado. Uma piada! E sendo duro: Inove ou morra!
@pedronaroga
Isso, porque se eu não tivesse o Whatsapp, eu teria realmente gasto uns 14mil com sms, né? Logo, as operadoras REALMENTE foram prejudicadas.
Jonathan Gangi
Depois vem a Anatel querendo dar uma de que Skype é ilegal e tal... E agora Anatel? Vai querer proibir o facebook e demais apps também?
Danilo
Dizem que esses novos sistemas de mensagens baseados em dados estão canibalizando o sms. Sim, é verdade, mas não podemos esquecer como é pequena a parcela de usuários de smartphones no Brasil ainda. Tenho quase 150 contatos na agenda, mas nem 15% deles usam Whatsapp por exemplo. O sms ainda tem um belo dum mercado no nosso país.
Caio Alexandre
Que peninha das operadoras...
Scott
Opa, eu perdi 25 bilhões de dólares esse mês (não ganhei eles). :-P
Tio Z
Lucros descomunais e festa na praia.
Tio Z
Detalhes, detalhes...
@trovalds
Perderam, será? Ou estão querendo arrumar justificativa pra daqui uns dias começarem a bloquear esse tipo de aplicativo? Isso é uma meia dúzia de executivo que vai perder a cadeira por não conseguir emplacar o SMS mais e vão ter que pedir emprego noutro lugar. Ou alguém acha mesmo que operadora ainda investe algum tostão em melhoria de tecnologia nessa área?
@virsso
Eu acho é pouco.
Leonardo Santos
Isso é verdade. não perderam pq este valor nem chegou a ser deles. então na verdade deixaram de ganhar!!! Mas as operadoras ao invés de ficar de mimimi pq não ganharam 13 bi, deveria sim investir em novas tecnologias pq é isso que dá lucro... investir em formas de fazer mais por menos possibilitando mais pessoas terem acesso e ganhar nestas novas pessoas.... é foda eu como comercial tenho sempre que ir em busca de novos clientes, aumentar a minha base instalada... pq as operadoras não podem fazer o mesmo?
Danilo
Sabe o que eu acho? Eu acho é pouco! Imagina quando os consumidores descobrirem o quanto é mais barato usar o smartphone apenas com o plano de dados e usar programas como Skype, Nimbuzz pra fazer chamadas? Para evitar que isso aconteça é que as empresas deixam seus planos de dados em 3G com uma conexão lixo.
Rardgi
Não existe perda de lucro e sim lucro reduzido. Lucro, como a palavra já diz, é o retorno obtido além do investido, logo, perda e lucro não cabem na mesma frase quando se referem a um único valor. Prejuízo seria melhor aplicado, mas nesse caso, também não. Portanto: "Operadoras deixaram de lucrar US$ 13,9 bilhões devido ao Whatsapp, Facebook Messenger e similares" ao meu ver seria o mais correto...
Junior Galarce
Boa! Não se perde oque não era seu...rs
@zeh_silva
acho bizarro estes estudos. é colocar o mercado de produtos de software na mesma categoria de mercado de arroz e batatas. Ou seja, se vendedor x vende batatas mais barato, vendedor y perdeu certa quantidade de dinheiro. No mercado de tecnologia não podemos falar nestes termos. Podemos falar de market share, mas não necessariamente de valor, uma vez que o valor destes produtos em geral não depende do bem em si (o bem neste caso é "se comunicar via serviço móvel"). E na verdade, o fato destes software terem tecnologia superior (por exemplo, é mais interessante e agradável conversar via um destes apps que via mensagem de texto), também significa que eles aumentaram a demanda deste tipo de bem. Ou seja, provavelmente as pessoas estão se comunicando mais por causa deste software, e portante a indústria de sms por texto puro nunca poderia se beneficiar desta quantidade de uso (daí calcular um valor para uma quantidade de uso que nunca seria usada não fazer sentido). É a mesma coisa que calcular o quanto que os Correios perderam calculando a quantidade de emails, mensagens instantâneas, etc, que as pessoas trocam hoje. não faz sentido. a tecnologia aumentou a demanda do bem.
Sergio
Eu também perdi muita grana. Aproximadamente R$ 30milhões. Joguei na mega sena e não fui sorteado.
@cybermalk
E aqui no Brasil quais são os dados....?
Alexandre
Quando eu comprei o meu android ficava matutando esse tipo de coisa, mas sempre me vinha mente que as operadoras nao deixa de ganhar pois ainda as vendas de planos de dados continuam subindo. Se tem um "elo fraco" nesse mercado, esse elo sao os clientes, entao, uma banana para as operadoras!
@romuloab
Só chegaria a US$ 13,9bi se todo o tráfego pelos aplicativos fossem convertidos em SMS. É óbvio que ninguém iria conversar tanto por esses aplicativos se estivessem pagando o valor de SMS por mensagem. É quase a mesma conta que os estúdios/gravadoras fazem para cobrar seus "prejuízos" oriundos da pirataria. Fato é que ninguém iria baixar tanta coisa se tivesse que pagar por elas. Eu, por exemplo, só baixaria 2 ou 3 músicas ao invés da discografia completa.
Micael Silva
De qualquer forma configura uma perda, pois o tráfego de dados sai bem mais em conta do que o envio de SMS. Se levar em conta o cenário brasileiro então a diferença fica astronômica. Lembro que antes mesmo de inventarem esses SMS-messengers já tinha gente que configurava celular para enviar mensagem de texto pelo GPRS e CDMA 1x...
Claudio H.
Eu acho engraçado o fato de a internet cada vez mais ser usada, mesmo que involuntariamente, como uma arma contra as acomodadas empresas de telefonia.
@AntonioVeras
Eles nunca perdem nada. Nunca.
Rafael Silva
Perda nos lucros ainda é uma perda. :P
Micael Silva
Segue aqui meu lamento pela perda de faturamento das operadoras:
Gaba
Exatamente. Acho também que é falha, pois se ganharam com rede de dados. De uma forma ou de outra a companhia ganha! E outra, isso é só questão de ponto de vista. Eu por exemplo, não vejo como perderam US$ 13,9 bilhões e sim deixaram de ganhar US$ 13,9 bilhões.
Pek
"Perderam" ou deixaram de nos extorquir esse dinheiro todo?