Operadoras perderam US$ 13,9 bilhões devido ao Whatsapp, Facebook Messenger e similares

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 6 meses

Já sabíamos que o uso cada vez maior de aplicativos de mensagens como o Whatsapp, que substituem o SMS, causaria um potencial rombo no lucro das operadoras. Afinal de contas, enviar mensagens pela internet, seja por conexão de dados ou WiFi, custa em geral menos do que a mensagem de texto. Mas não sabíamos qual o tamanho do rombo, ao menos até agora quando uma empresa britânica liberou um estudo na área. Ela diz que operadoras perderam ao menos US$ 13,9 bilhões em 2011 por causa desses aplicativos.

Facebook Messsenger (esquerda) e Whatsapp (direita): os culpados

O estudo, realizado pela empresa de pesquisas Ovum, angariou dados de uso de vários dos aplicativos mais conhecidos, como o Facebook Messenger, Whatsapp e BlackBerry Messenger, e também alguns relativamente desconhecidos, como o MXit, bastante usado na África do Sul. Segundo o autor da pesquisa, Neha Dharia, essa perda de faturamento poderia ser compensado se as operadoras se abrissem mais com os desenvolvedores desses aplicativos, compartilhando dados e se integrando aos programas. Mas não acho que os usuários gostariam muito disso.

De acordo com a BBC, que teve acesso ao estudo, ele falha em um aspecto: não calculou exatamente quanto as operadoras faturaram com o crescimento do uso de planos de dados, algo necessário para se usar os aplicativos onde não há conexão WiFi. E um aumento do número de clientes que usam 3G poderia compensar a perda em SMS. Mas se isso realmente acontece ou não, ainda é um mistério.

Dica do Micael Silva (@micaelsilva) no Twitter. Valeu, Micael!

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados