Início » Internet » Microsoft vai atrás do Google Apps em novo vídeo

Microsoft vai atrás do Google Apps em novo vídeo

Avatar Por

A incansável série de ataques que a Microsoft tem feito contra o Google parece estar longe de terminar. Depois de publicar um anúncio em um jornal, liberar vídeos em sua conta no YouTube, a fabricante do Windows postou um novo clipe atacando outro serviço. Dessa vez o alvo é o Google Apps, uma suíte de aplicativos web do Google que permite que organizações e empresas tirem proveito de serviços como Google Docs, Gmail e outros, personalizados para seu domínio.

O ataque ganhou até um nome: Googlighting. Esse termo serviria para definir, como diz a própria Microsoft, "quando a maior empresa vendedora de anúncios no mundo tenta vender software de produtividade". Veja o vídeo logo abaixo para entender mais ou menos esse termo.

http://www.youtube.com/watch?v=k4EbCkotKPU
(Vídeo no YouTube)

Nesse ponto, o que muita gente provavelmente quer falar para a Microsoft é "Que tal dedicar metade do tempo que você leva fazendo esses vídeos no desenvolvimento dos próprios produtos?". Ou ainda usar o próprio nome do seu recém-criado blog, com uma vírgula a mais, para perguntar: Porque, Microsoft?

Em tempo: dessa vez não parece que o vídeo teve o impacto esperado: quase 5 mil "dislikes" contra 2 mil "likes" (até o momento de publicação desse post) parece apontar que o vídeo não está fazendo (nem vá fazer) muito sucesso.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@OmarCCL
A microsoft não têm nada útil para fazer?
gesse gonaçves
Esses vídeos mais ajudam do que atrapalham o google, pois desperta a ira dos famboys,demostra o quanto ate a microsft e dependente dela pois esta usando um serviço do google para isso, e mostra o quanto o google e uma empresa saria por permitir que isso aconteça. E serve como feed back para o google. Viva o google e empresa que mais passou e vai passar raiva nas outras em todos os tempos
João Paulo Polles
O Mais interessante da Micro$oft é ela colocar os vídeos na conta do YouTube dela(sabendo que é da concorrente). Tudo bem, é para o google ver que ela fez isso, mas ela colocou no YouTube, o que vocês achariam: que o publico ia gostar algo que ta falando mal da dona do youtube ou não iria gostar?
Janderson (jan_lord)
Pode ter certeza de uma coisa: Se o Google resolvesse contra atacar e mostrar o "outro lado" da Microsoft em todos esses anos...Ele sim, teria material para milênios!
Turdin
Não é reclamar de qualquer mudançazinha não, reconheço que algumas tem um ponto. Mas várias como do Youtube foram totalmente sem sentido, e a do Analytics não mudou apenas o layout, mas ferrou com um monte de funcionalidades boas dele. A google é o eterno beta e nós somos os ratinhos de laboratório.
@_rchaves_
Isso é só efeito de mudança que assusta, gosto sempre de mudanças no layout, mesmo que fique difícil no início, eles não são burros, tudo é bem planejado e tem um motivo antes de uma alteração dessas. Assim como muita gente reclama de qualquer mudançazinha no facebook, mesmo aquelas que são visivelmente para melhorar a usabilidade
Bruno
Uma coisa não pode negar, o que o cara canta na musica é fatão.. google mata os projetos na mesma velocidade que cria... ainda lembro do sensacionalismo que foi o google wave e onde está o projeto agora? R.I.P. Wave ..
@LBKatan
É como aquele vídeo da Silverado, no Super Bowl que fez as pessoas acessarem mais o site da Ford. lol
@natavieira
Qual é porcentagem de participação do Google Apps em empresas, 0,5%? no fim a microsoft faz uma confusão danada, faz a atenção voltar pro seu concorrente... e isso é histórico, com apple a própria é dona de ações.
Luandersonn
É o contrario, o garoto compra 2 coca-colas para alcançar a Pespsi http://www.youtube.com/watch?v=_okvN-u0qQo&feature=fvsr
bawlaw
típica opinião de brasileiro.. acho esse tipo de competição sadia e na maioria das vezes engraçadas.. como as propagandas: PC vs MAC, ou ainda aquelas coca-cola vs pepsi onde o garoto compra 2 pespsis para alcançar o botao da coca cola numa vending machine eu gosto :D
@AntonioVeras
Pra que moço? Chutar cachorro morto é prática de outra empresa.
Jorge
O texto leva o leitor a odiar a propaganda, achei bastante imparcial e com argumentos que já foram debatidos acima sem respaldo. O problema todo não é o Google Apps, não o office 360 ou os vídeos e sim o preconceito contra a Microsoft. A lição que podemos tirar é que você gostando ou não da propaganda você sabe que o Google Apps é inferior, isso que fica na mente das pessoas, pode odiar a Microsoft e suas propagandas, mas ela é ainda supeior.
Yangm
Assim ele mostra que está cagando e andando para os cutucões da MSFT.
Yangm
Mimimi marketing mimimimi. O Google fez um monte de comerciais sobre o Chrome (que inclusive passavam na rede Globo) atrativos, interessantes e criativos sem atacar ninguém. E a própria M$ sabe fazer comerciais assim, como alguns do Windows 7. O que eu estou dizendo é que eles poderiam fazer comerciais de um nível melhor, não que é para eles demitirem todos os seus marketeiros e entupir aquilo de programadores. Eu sei o que é a porra do marketing, ok? Só estou dizendo que nada ajuda a empresa ficar mal falada, e que se fosse pra fazer um comercial lixo como esse era preferível mandar programar mais o Windows 8.
Yangm
Aham, entendi, comerciais como aquele da vovó e do vovô do windows 7 eram muito mainstream, então eles resolveram que as pessoas deveriam falar mal da marca. Saquei sua ideia de Marketing.
@renoirfaria
O lema da microsoft deveria ser "Keep don't impressing"
@guimadaleno
O lema da Microsoft é: "Advertising, advertising, advertising..."
Pedro
A microsoft provoca d+, deveria era tirar esse tempo pra da uma melhorada nos seus serviços. Cara, a renderização de fontes no XP é muito ruim. ¬¬'
Turdin
Yangm, eu realmente tentei entender seu ponto de vista. Mas é dificil, pois ele é completamente ridiculo. Você por acaso sabe qual são os objetivo do marketing viral? 1 - Divulgar sua marca 2 - Fazer com que as pessoas gostem. 3 - Divulgar mais sua marca. Bem, conseguindo ou não o 2, ela conseguiu o principal, que é divulgar a marca. Esse é o objetivo do marketing. Empresa não joga dinheiro fora em marketing, ela investe, se dessas 33 mil pessoas que virm, 7 mil não gostaram do video. Nevermind, ainda tem 26 mil clientes em potenciais, que inclusive um desses pode ser o diretor deuma grande empresa com 1000+ funcionários, likes de fanboys no youtube não leva a nada. E não, se ela demitisse o pessoal do marketing para pagar mais programadores os produtos não iam ser melhores, apenas iam ser menos conhecidos / utilizados, e provavelmente sairia fora do ciclo de desenvolvimento da empresa ( você sabia que isso existe e é calculado por um gestor de projetos? ), o que poderia acarretar em funcionários parados por tempo desnecessário. Se você não sabe nada sobre o gerenciamento de uma empresa ou marketing, por favor, não comente nada.
Turdin
Não existe melhor suite de aplicativos tanto off quanto online melhor que a da M$, e convenhamos, o video ficou ótimo. Fora que eles tem um ponto, a google enfia suas ( merdas ) de mudanças de layout e whatever goela abaixo, COMO EU ODIEI a mudança que fizeram no analytics, ficou horrível e bem mais difícil de usar do que era antes. O Youtube era legal também, ai chegou a google e BAM!
Fabio
Envie um e-mail para a Microsoft dizendo suas opiniões, ela certamente não virá aqui ler seu comentário.
Michael Felipe
Oque não seria legal...
Michael Felipe
Tipo, o YouTube/Google deixa rolar......sei lá, poderiam excluir os vídeos.
Luandersonn
Qual o problema? Youtube é o maior site de compartilhamento e a Microsoft teria um público maior. Se o Google for falar mal da Microsoft ela não vai poder usar o Windows?
Kowalski
No caso da Apple, ela processa todas as outras...
GRZ
E aos poucos a Microsoft vai conseguindo mostrar o outro lado do Google. Os vídeos podem até ter uma certa rejeição, mas mostram um pouco da verdade. Também mostra que a gigante tá acordando pra batalha e isso é nom pra nós consumidores!
@danielmult
Muito engraçado, o vídeo rodando no youtube! hahahah. FAIL!
Tio Z
Ironia, a gente vê por aqui!
Fernando Rotermund
Toda a propaganda que a Microsoft faz contra alguém me faz pensar “nossa os caras estão desesperados mesmos” e mesmo com o Windows Phone 7 com menos de 1% do mercado de eles ainda vão lançar o Windows 8 com aquele tal de “Metrô” (URG). Eu não sou muito chegado aos produtos da Apple, mas devo admitir que pelo menos ela investe no caminho certo, consolidando o seu sistema operacional que fica cada dia mais apetitoso ao meu ver.
Yangm
Oh RLY?
Douglas
(sic) 5 mil pessoas não gostaram, 3 mil ou sei lá quantas gostaram. Leia atentamente: 3 mil ou sei lá quantas gostaram. De novo: 3 mil OU SEI LÁ quantas gostaram. Matemática não é saber olhar num contador de views.
Yangm
"2554 pessoa(s) gosta(m), 5780 pessoa(s) não gosta(m)" É, eu acho que alguém está precisando voltar a estudar matemática.
Douglas
A bem da verdade eu ri muito com o vídeo quando o negão começa a cantar. O que a Microsoft tá mostrando nos videos, e está certo em atacar seu concorrente já que este mesmo vem sendo alvo de críticas e processos que vão contra o "Don't be evil", é que, o Google com sua postura bem parece os caras que o caracterizam: um malandro tentando arrecadar usuário (e não está errado, em todo o caso). 5 mil pessoas não gostaram, 3 mil ou sei lá quantas gostaram. É a vida, meu caro. Ninguém agrada a todos.
Chok0s
A uns 4 anos atras houve um comercial Amanco x Tigre... quem lembra ? que o cara da amanco zuava um tigre de verdade..não durou 7 dias no ar.. pq ? qualquer coisa aqui no brasil significa de denegrir imagem e rola processo ta loco :P
Yangm
"Falem bem ou falem mal mas falem de mim." É, tipo a Motorola que não atualiza seus Androids.
@rabuske
O principal argumento sem dúvidas é que o Google é o maior concorrente da MS nesse segmento. O vídeo é criativo, sim. Pode não ser muito "politicamente correto", mas pelo menos chama atenção, caso contrário você não estaria aqui discutindo comigo. E outra: eles já tinham o retorno dado pelo vídeo do cupcake. Então algo me diz que foi uma série de campanhas feitas e aprovadas para fazer uma divulgação, afim de dar destaque para tais produtos. Qual título chama mais atenção: "Vantagens do Office 365" ou "Microsoft vai atrás do Google Apps em novo vídeo" ? Isso foi pensado com a finalidade de trazer mais visualizações e divulgar aos usuários que existe um produto concorrente para aqueles fornecidos pelo Google. "Se for infantil e trazer sucesso a empresa, que mal tem?" - Viu aí já não é brincadeira! Agora, se não agradar já é brincadeira! Meio confuso isso aí, hein.
Yangm
Então eu explico de novo: um vídeo que ataca outra empresa sem argumentos plausíveis com a mentalidade de um zé graça da 7ª série do ensino fundamental, é sim uma brincadeira. Pode ser difícil prever mas não impossível. Com tantas pesquisas de mercado que as empresas fazem, essa tarefa não é tão difícil. E a equipe de marketing faz o que seu superior manda, em 90% dos casos. Se for infantil e trazer sucesso a empresa, que mal tem?
@AntonioVeras
Simas. Creio que seja a maior das ironias.
@rabuske
Não disse que o vídeo foi bem sucedido! Só disse que o dinheiro não foi gasto em uma "brincadeirinha" como disseste. Não há como prever quando a propaganda vai dar certo. Tenho certeza que a equipe de marketing não pensou: "Vamos fazer um vídeo contra o Google, dessa forma todos vão nos odiar e além disse tiraremos dinheiro dos desenvolvedores!". "Quando a propaganda é infantil e poucas pessoas gostam, para mim é brincadeira e não marketing." Quer dizer que se for infantil e um sucesso não é brincadeira? Não compreendo sua definição de brincadeira, sinceramente.
Yangm
Mais de 5310 pessoas não gostaram do vídeo, boa jogada de marketing! Quando a propaganda é infantil e poucas pessoas gostam, para mim é brincadeira e não marketing. Mas se o objetivo da MSFT era ser odiada, ela conseguiu, parabéns pelo marketing nesse caso,
@rabuske
Marketing não é brincadeirinha amigo. E outra: cada área da empresa tem seu centro de custos e o capital é gerenciado de forma que a empresa invista o seu dinheiro corretamente. Tenho certeza que a MS sabe lidar com o capital melhor que qualquer outra, caso contrário já teria falido. Eu, que nem sou da área, sei como funciona uma empresa melhor que você camarada! Acho melhor você não tentar defecar pelo teclado de vez enquando.
@rabuske
O pessoal aqui no Brasil não está acostumado com esse tipo de ataque direto em propagandas. Quem não se lembra do mundialmente famoso comercial da Pepsi X Coca-Cola? Ninguém? ahh sim, é porque não transmitiram ele no nosso país, justamente porque iria trazer um marketing negativo para a Pepsi. Enquanto o resto do mundo pensou "que legal isso" o Brasil iria pensar "Quem a Pepsi acha que é?". Eu achei bem divertido e inteligente o comercial, isso não quer dizer que prefiro usar os softwares da MS, quer dizer que a equipe de marketing foi criativa.
Arimatheia
Excelente! hahaha
Yangm
Não sei qual é o nível, poderia me contar qual é o nível? "uma coisa que não falta pra Microsoft é dinheiro". O que não falta para qualquer grande empresa é dinheiro, e a má utilização deste é o que faz muitas caírem. Esse dinheiro que está sendo jogado fora com brincadeirinhas poderia estar sendo gasto em pesquisas e no desenvolvimento do Windows 8. Sim me expresso em três frases, quando preciso uso mais. Para seu tipo de mentalidade achei que isso seria necessário.
Douglas
Capitão ignorância, uma coisa que não falta pra Microsoft é dinheiro. E garanto que não falta dinheiro pra investir na equipe e nos produtos. Bom é ver comentários como o seu. Três frases: uma como contra-argumento e as outras duas como ataque direto ao argumentador. Que nível ein?
Yangm
Capitão óbvio ataca novamente. O dinheiro que paga os marketeiros é o mesmo que paga os programadores. Se você não entende como funciona uma empresa, melhor nem tentar fazer comentário elegante criticando o Tecnoblog.
Michael Felipe
O mais interessante é que os vídeos são postados no YouTube.....
@eduhst
Utilizo o Office 365 e realmente é uma ótima plataforma, tão boa quanto o Google Apps, mas cada uma pecando e ganhando em determinados quesitos. Para o mercado corporativo, o Office 365 atende muito bem, principalmente quando se utiliza o CRM Dynamics... que integra com o Outlook. E até o momento, o suporte da Microsoft tem se mostrado impecável! Ainda não cheguei a necessitar do suporte do Google para o Apps, o que para mim é um bom sinal. Mas precisa melhorar um pouco na interface.
Douglas
Quando algo ataca o google o tecnoblog já fica todo griladinho. Primeiramente, a equipe que cria os vídeos provavelmente é uma equipe de marketing, ou algo parecido, totalmente diferente da equipe que cria os software. Então, "Que tal dedicar metade do tempo que você leva fazendo esses vídeos no desenvolvimento dos próprios produtos?" não faz o menor sentido. Segundo, a Microsoft tem mesmo que apontar os erros, e de forma engraçada, dos produtos Google. O Google quer abraçar o mundo com "novidades" e acaba fazendo porcaria que muitos de vocês, fanboys do Google, aceitam.
Thiago Jesus
Engraçado é que a microsoft hospeda o vídeo em um serviço oferecido pela google...
Marcelo
Na minha opinião, o Office 365 é melhor que o Google Apps (usabilidade, administração, sem falar da questão de documentos office – formatação) ²
@rodrigorsena
Não ligo para esses vídeos da Microsoft, mas o Office 365 pra mim do jeito que eu uso e muito melhor que o Google Apps principalmente a parte da formatação que me da a maior raiva!
Marcos Jahn
"Nesse ponto, o que muita gente provavelmente quer falar para a Microsoft é “Que tal dedicar metade do tempo que você leva fazendo esses vídeos no desenvolvimento dos próprios produtos?”." Na minha opinião, o Office 365 é melhor que o Google Apps (usabilidade, administração, sem falar da questão de documentos office - formatação)
Gaba
“Que tal dedicar metade do tempo que você leva fazendo esses vídeos no desenvolvimento dos próprios produtos?” Faço destas as minhas palavras!
paulorazia
Não gosto deste tipo de atitude que as empresas tomam. Porque em vez de criticar as outras não vão trabalhar e desenvolver produtos melhores!! Não me refiro só a microsoft mas a todas