A Fundação Mozilla anunciou nesta quarta-feira de cinzas a criação da Mozilla Marketplace, lojinha destinada a oferecer apps em HTML5, CSS ou JavaScript aos produtos da empresa. A novidade será apresentada oficialmente no dia 27, quando começa o World Mobile Congress, evento de mobilidade que acontecerá na cidade de Barcelona, na Espanha. Neste mesmo dia serão abertas as inscrições para desenvolvedores.

Ao contrário da rival Chrome Web Store, que disponibiliza seu conteúdo apenas para o navegador Chrome e para o Chrome OS, a Mozilla Marketplace será compatível com o Firefox, Mozilla Browser e com o sistema operacional para dispositivos móveis Boot to Gecko, que está em gestação nos laboratórios da fundação.

Loja de aplicativos web pode ser parecida com o diretório de addons

“Se você é um desenvolvedor de aplicativos interessado em distribuir e monetizar seus apps entre diversas plataformas e dispositivos, você deve enviar seu trabalho. Assim você irá reservar o nome do programa e dar chance para ele ser um destaque no lançamento oficial da loja, que irá acontecer ainda este ano”, afirma a fundação em um post em seu blog oficial.

Uma vez no ar, o novo empreendimento deverá deixar os produtos da Mozilla em pé de igualdade com o Chrome e a próxima geração do Internet Explorer, que também vai contar com uma loja para alimentar o browser e a falada interface Metro do Windows 8 com programinhas também criados em HTML5 e Javascript. Além disso, a fundação também espera renovar o interesse do público pelo Firefox, que há tempos vem perdendo terreno para o navegador do Google.

Atualmente a Mozilla conta com um diretório de complementos (imagem acima) em que o usuário pode baixar addons e temas visuais para o Firefox, e até agora não divulgou como funcionarão os apps da Marketplace. Já a rival Chrome Web Store oferece temas, addons e launchers, links dedicados que ficam na tela inicial do navegador e que podem ser abertos como guias fixas.

Aos interessados, a Mozilla Marketplace deverá chegar ao alcance do público no final de 2012.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados