A Fundação Mozilla anunciou nesta quarta-feira de cinzas a criação da Mozilla Marketplace, lojinha destinada a oferecer apps em HTML5, CSS ou JavaScript aos produtos da empresa. A novidade será apresentada oficialmente no dia 27, quando começa o World Mobile Congress, evento de mobilidade que acontecerá na cidade de Barcelona, na Espanha. Neste mesmo dia serão abertas as inscrições para desenvolvedores.

Ao contrário da rival Chrome Web Store, que disponibiliza seu conteúdo apenas para o navegador Chrome e para o Chrome OS, a Mozilla Marketplace será compatível com o Firefox, Mozilla Browser e com o sistema operacional para dispositivos móveis Boot to Gecko, que está em gestação nos laboratórios da fundação.

Loja de aplicativos web pode ser parecida com o diretório de addons

“Se você é um desenvolvedor de aplicativos interessado em distribuir e monetizar seus apps entre diversas plataformas e dispositivos, você deve enviar seu trabalho. Assim você irá reservar o nome do programa e dar chance para ele ser um destaque no lançamento oficial da loja, que irá acontecer ainda este ano”, afirma a fundação em um post em seu blog oficial.

Uma vez no ar, o novo empreendimento deverá deixar os produtos da Mozilla em pé de igualdade com o Chrome e a próxima geração do Internet Explorer, que também vai contar com uma loja para alimentar o browser e a falada interface Metro do Windows 8 com programinhas também criados em HTML5 e Javascript. Além disso, a fundação também espera renovar o interesse do público pelo Firefox, que há tempos vem perdendo terreno para o navegador do Google.

Atualmente a Mozilla conta com um diretório de complementos (imagem acima) em que o usuário pode baixar addons e temas visuais para o Firefox, e até agora não divulgou como funcionarão os apps da Marketplace. Já a rival Chrome Web Store oferece temas, addons e launchers, links dedicados que ficam na tela inicial do navegador e que podem ser abertos como guias fixas.

Aos interessados, a Mozilla Marketplace deverá chegar ao alcance do público no final de 2012.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Forbidden_404
Seria mais facil desfragmentar logo.
@LBKatan
Bawlaw, se essa pessoa souber o que é fragmentar, vai formatar a máquina e instalar Windows com PC Rápido novamente. hahaha
bawlaw
espera ele começar a fragmentar pra vc ver como vai ficar ;D
Alisson Melo
Nessa parte tenho que concordar. PC Rápido + Windows = Rumo ao infinito.
@LBKatan
Já usei IE, por volta de 2003. Conheci o FF pouco depois, usei por muito tempo. Conheci o Chrome, que usei pouco, pois ainda preferia o FF. Depois conheci o Opera, que é o que mais uso e amo. Uso o Chrome de vez em quando, para sites específicos ou em computadores que não me sinto muito a vontade para salvar meus dados. Cheguei até a usar o IE9, que, na minha opinião, foi o melhor que fizeram até agora, resolveram vários problemas, mas continuo não sendo muito fã. O Chrome é o mais rápido em questão de instalação, parece até que estamos instalando no Ubuntu! Algumas coisas não funcionam bem no Opera, não sei porque, então acabo usando o Chrome. Por isso, o FF ficou meio de lado, mas ainda gosto muito e não desinstalo. Acho que navegador é algo de momento, às vezes, e gosto. Não entendo muito bem toda essa deidificação de dispositivos, programas, etc. Recomendo, mas não defendo como se fosse minha honra. Nem minha honra eu defendo com tanta garra assim lol
@LBKatan
Essa pessoa acha que Linux não é mais rápido que Windows, já que utiliza o "PC Mais Rápido". Não existe NADA mais rápido que Windows com "PC Mais Rápido" hahaha
Tchones
A evolução dos navegadores faz com que testemos todos e use o que mais nos agrada no momento. Já usei o Netscape, depois pulei para o IE (5/6), ai fui para o FF (2/3/infinito) e hoje estou com o Rockmelt. Quem sabe daqui pouco tempo eu mude de ideia de novo e comece a usar o Opera. Pelo menos instalado na minha máquina ele já está. Defender um navegador como se defende a vida é algo bem estranho.
Alisson Melo
O mais engraçado é usuário Chrome falando baboseira. Não que e tenha algo contra, mas é meu navegador predileto. O negócio é que, quando o Google Chrome foi lançado, todos reclamavam, falavam que tinha poucas extensões, poucos temas, que se tivesse em quantidade absurda como o Firefox tem poderia ser melhor. Ridículo. Agora a Mozilla não pode dar um passo que já leva pancada de antigos usuários. "Atire a primeira pedra quem nunca usou". Devemos respeito ao Firefox que revolucionou a internet junto com o Netscape que foi descontinuado. Hipócritas!
Kowalski
E muitos ainda insistem em matar o Firefox, divinizando o Chrome e os produtos do Google...
Kadu
O que eu vejo de comentários do tipo "Se o Firefox se tornar assim e assado eu volto a usá-lo" me faz pensar no carinho que muitos usuários tem pela Raposa/Urso (?). Eu mesmo sou um desses.
bawlaw
voce nunca saberá como o pc fica mais rápido e muito mais seguro trocando o windows pelo linux.. e eu tenho dinheiro para comprar um mac
Fernando Mossmann
Do not feed the trolls...
Guilherme Macedo C.
Comentário generalizante com base no nada, só na vontade de que isso seja assim mesmo.
Fer
E outra, pode falar que o modelo que está no IE agora e futuramente estará no FX foi o Chrome quem trouxe. Mas quem trouxe isso foi o Safari, com o Top Sites, que mostra os sites mais acessados e há a opção de fixar ou excluir, além de permitir adicionar, arrastando a url para ele! Onde será que eu vi uma cópia disso... Ah, no Chrome!
Forbidden_404
Já vi outros comentários seus aqui e são sempre do mesmo jeito, só faz atacar e mimimi se acha a fodona. Vamos lá, primeiro, não é o fato de se fazer de Open Source Friend que ela tem que parar de suportar uma plataforma ainda usada, isso não é hipocrisia, é prevenção. A Adobe anunciou que vai continuar com o flash, só que para o WINDOWS, está querendo se focar em graficos 3D para jogos, logo seu argumento já cai. A maioria... você parece que fala com propriedade, não é? Por que eu uso GNU/Linux assim como uso Windows e sei aproveitar o bom dos dois, eu não compraria um Mac nem que tivesse dinheiro, o sistema não me agrada, não vejo a logica de comprar um computador 1.000 reais mais caro por causa de um OS que eu posso ter outro que fará a mesma coisa para mim, eu não sou um hater, eu apenas tenho opinião própria.
Exibir mais comentários