Ainda nas coletivas antes do início do MWC desse ano, a Nokia apresentou um aparelho que promete borrar ainda mais a tênue linha que divide smartphones de câmeras. O modelo PureView 808 anunciado hoje vem com uma lente Carl Zeiss e um sensor capaz de capturar imagens em até 41 megapixels, que traduz para uma imagem em até 7728 x 5354 pixels de resolução. E eles conseguiram isso tudo em um celular rodando o Symbian Belle, por mais incrível que pareça.

A lente tem um flash de Xenon acompanhando-o, alcance de foco começando em 15 cm e abertura focal em F2.4. A Nokia também caprichou na combinação de software com o sensor: ele tem três modos de captura diferentes, reconhecimento facial e gravação de vídeo em até 1080p. Nas demais especificações, o PureView 808 tem uma tela de AMOLED com 4 polegadas e resolução de 640 x 360 pixels, 16 GB de armazenamento interno (expansível via cartão microSD para até 48 GB), bateria de 1400 mAh de autonomia.

A imagem de exemplo abaixo, capturada com o PureView 808, mostra que a Nokia levou o nome do modelo a sério.

Foto de carnavalesco no Rio | Clique para ampliar

Ainda nos itens que valem a pena destacar desse modelo estão a tecnologia ClearBlack na tela, que é muito bem protegida pela Gorilla Glass, áudio Dolby integrado e o conjunto de conectividade HDMI, NFC e DLNA. O Nokia PureView 808 deve chegar em diversos países ao redor do mundo em maio custando 450 euros. Saiba mais sobre o aparelho no press-release completo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cintia Oliveira
Por 799 na Fast Shop Internacional Guarulhos!!!
Thalles
Que beleza! Do mesmo jeito que o iPhone é um celular bonitinho com um sistema operacional de merda, esse aí é apenas uma câmera digital. O Jornal do Commércio de Pernambuco falou desse celular, e definiu o sistema operacional dele com um adjetivo super apropriado: Semi-defunto!
roberto
nao tem tampa na camara nao, acabei de comprar um mas, o que eu queria testar agora é o nfc, alguem sabe dizer se da para usar entre um nokia 808 e um galaxy s3 ou só da para o mesmo sistema operativo. e o galaxy s3 é que tem uma resolução de tela fantastica, mas ja esta comprado agora fica assim nao estou mau servido.
@limarowski
Pelo Simples Fato de Unir A camera digital ao cel,só que 5x mais qualidade fotográfica. Não só isso,com esta camera de 41Mp,você pode tirar foto até da lua,em altíssima resolução é claro!
Nanda
Eu tenho um Milestone 3, uso para trabalhar, mas ainda quero meu N8. Gosto muito do Android, agora que o conheci, mas nunca será um Nokia. Audio perfeito, câmera perfeita (desde a minha de 3.2 no 5530), symbian é legal se souber usar. O meu era todo tunadinho, com coisas que o Android também tem.
vinnicius
A resolução é um ponto um pouco negativo. A Nokia poderia dar uma caprichada maior na tela e colocar uma resolução decente! Tomara que não seja como os MP845123574651865741845127412856952147526854751256854, que tem uma câmera de 12MP e possui imagem pior do que celulares antigos.
@alex_fdm
Ele tem tampa na Câmera sim, só que as imagens que aparecem estão sem!
Ramon Melo
@leossoliveira Acho que ele sente falta dos apps, não do SO em si.
Ramon Melo
Então, esse aquecimento todo está incluído na parte da incompetência da Motorola. O N8 não esquenta porque usa um processador de baixo desempenho (já que o Symbian é muito mais leve que o Android). O pulo do gato da Nokia é a placa gráfica da Broadcom, que está no mesmo nível da PowerVR SGX540 do Galaxy X. Por isso, o N8 dá conta da gravação em HD e dos MKVs sem esquentar tanto. Os outros Androids esquentam menos. Meu Galaxy Player esquenta um pouco no torrent, mas quase não dá para notar por causa da capinha.
@Guto83
Eu num acredito que eles fazem um celular com uma câmera com tantos mp SEM TAMPA pra lente ? será que pelo menos rola um gorila glass nela ?
Cris
Putz.. como tem garoto que insiste em falar tanta besteira.. 'não presta porque é symbian' 'não presta porque não tem processador de 10 núcleos' 'não presta porque não tem 20 giga de memória', symbian é o sistema mais robusto e versátil que existe, a prova disso é o que se pode fazer com ele, digam qualquer outro aparelho que tenha todos os atributos que esse 808 embarca, esse smart tem a melhor conectividade, os melhores recursos multimídia e obvio, a melhor câmera que existe, e vai ser assim por muitos e muitos anos, as outras empresas estão simplesmente anos luz atras dessa tecnologia. Mas voltando ao inicio de meu comentário, symbian é um sistema robusto e enxuto, roda liso nesse hardware, é de fato muiiito mais do que ele precisa, ao contrario do terminal em java que roda outros programas, sim, porque android não é, nunca foi e provavelmente nunca será um sistema operacional de verdade. E isso que estou dizendo, é FATO! Games? compre um PS3 e/ou uma placa de vídeo top e jogue de verdade.. jogar no celular só vai fazer você ter tendinite no futuro! Enfim, mas como inclusive já comentaram, tudo se trata de prioridades e do que procura em um aparelho, para mim por exemplo, imagem/vídeo/áudio são prioridade um, juntamente com bateria/qualidade do sinal, com certeza esse aparelho substituirá meu N8.. tem tudo que ele tem mais NFC e essa câmera sobrenatural! Abraço a todos.
@AntonioVeras
@leossoliveira Foi a primeira coisa que eu fiz depois que tirei da caixa. :D
@leossoliveira
Atualiza seu N8 pra Belle que eu acho que não vai mais sentir falta do Android.
Fer
Um celular que quer ter uma câmera digna de profissionais, mas cadê o Zoom Óptico? Tela de baixa resolução e sem Zoom Ópitco... #FAIL
Valdiclei
O belle ficou ótimo, bem ágil, diversos widgets.
Exibir mais comentários