Em mais uma demonstração de que a empresa investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, a Microsoft revelou o protótipo de mais um dos seus projetos. Chamado provisoriamente de desktop 3D interativo, ele não é tão simplista assim, porém, é concebido com um raciocínio extremamente enxuto e oferece uma das alternativas mais simples para a morte do desktop como conhecemos hoje.


(Vídeo no YouTube)

Na realidade, olhando assim às primeira vista, ele mais se parece com a evolução do laptop do que propriamente com o funeral de um PC de mesa. Enfim. O conjunto é composto por um monitor transparente produzido exclusivamente pela Samsung para a pesquisa e alguns sensores do Microsoft Kinect, cuja função é criar um ambiente virtual com três dimensões que pode ser manipulado com as mãos pelo usuário. E só.

Um dos pulos do gato na utilização dos sensores é que eles não apenas rastreiam a localização e a movimentação das mãos a executarem comandos complexos, mas também as da cabeça e dos olhos, proporcionando perspectivas e enquadramentos precisos da tela de acordo com a posição exata do usuário.

Um outro desses projetos recentes é conhecido como Illumishare (que você confere logo abaixo), mostra como ideias simples e de baixo custo ainda podem ter bem mais impacto que muitas invenções e mirabolices.


(Vídeo no YouTube)

O que mais fazer senão dar um joinha e esperar por um?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo
Se for para ter uma tela na frente da cara para poder interagir com a coisa lá, prefiro usar o compiz com plugin para o kinect (pra quem é noob, compiz roda em Linux, procura no youtube). Não, isso não é inovação. Seria se eles tivessem conseguido controlar a luz a ponto de freiá-la onde quisessem, e criar um holograma. No segundo vídeo, ah "meodeos". Com coisas simples, vc consegue criar soluções elegantes. Mas o que me assusta, é estar saindo esses conceitos de laboratórios micro$$$oft. O que era para ser uma solução barata, vc terá que pagar patentes a micro$$$oft fazendo com que esses projetos "de baixo custo" percam seu propósito. Daí, sem saída, a Micro$$$oft te empurra aquela mesinha de 10 mil doletas. Enquanto a IBM inova de verdade com coisas do tipo, processador de imita neurônios, transistor de um átomo, processador óptico etc, a m$ fica fazendo essas brincadeirinhas de criança? Aff ¬¬
Thiago Azevedo
Tanta tecnologia e estão utilizando ie6 ainda ¬¬ http://postimage.org/image/yfndtcwqr/
Tio Z
Mas a pergunta que não cala, vai render processo de quebra de patente da Apple?
Gustavo Avelar
E eu que me decepcionei tanto com a MS venho recuperando a confiança nela agora, depois do Xbox, Kinect, e agora isso, creio que a MS tem a chance de se recuperar agora!
Raph4
O conceito do desktop 3D me pareceu tão cansativo que fiquei com dor nas costas vendo aquilo. 5 minutos e peço pra sair!
@rabuske
Gostei bastante da primeira, principalmente para quem trabalha com modelos 3D. Mas o que me interessou de verdade foi a tecnologia da tela. Pode não demorar muito quando nossas telas estarão nos nossos óculos, tornando o mundo real muito mais interessante. (principalmente para games).
Alexandre
2 tecnologias bem factiveis e proximas da nossa realidade atual e, digamos assim, taaaaoo legal! A primeira é genial.
Uendry Ramos Maia
Quem diria que a geração da inovação seria tão engessada, não? Só vejo gente reclamando que cansa ou que entedia. Afinal, para nossos pais, ficar na frente de um computador também deveria cansar e ser tedioso, ou será que esqueceram? Futurologia é uma ciência, e é responsável por estarmos no ponto que estamos. A ciência é experimentos, tentativas e erros.
@morgadaolinks
Minha pergunta sempre quando vejo algo assim... (mecher muito os braços) Será que não vai cansar? Acho que sim...
Manoel Netto
Vou passar a opinião sobre o Ilumishare, pois eu tive um "espelho mágico" que era basicamente a mesma tecnologia, só que utilizava um espelho semi-transparente e custava o equivalente a uns 10 reais hoje. zzzzzRONC Sobre o primeiro conceito, do desktop 3D, achei fantástico... como conceito. É como trabalhar nu. A ideia parece muito foda (ops), mas depois de uns poucos minutos você não vai se sentir tão confortável. Esse desktop, no entanto, pode ser útil em apresentações, principalmente de maquetes eletrônicas, porém, parece-me mais lógico um produto como esse nascer de algum incentivo com o Kinect. Enfim, futurologia meio vazia e pouco prática, como a maior parte da futurologia que vemos por aí.
@TalesM
Babei nas duas. A primeira parece ser muito mais abrangente, mas também a segunda parece mais acabada, mais próxima de virar realidade. Espero que cheguem ao mercado logo.
Turdin
Captain obvious is here! http://img.chan4chan.com/img/2009-06-17/1245254928466.jpg
@GuiHarrison
UAU! Eu sempre tive dificuldades para conversar sobre minha Hello Kitty com meus amigos em outros países.
Turdin
Show de bola essa tecnologia, e vejo muita utilidade na primeira para arquitetos principalmente. Já na segunda qualquer pessoa, principalmente quem utiliza muitas reuniões online ( como eu por ex ), as vezes preciso desenhar algo pro designer e é complicado de mostrar o que quero realmente.
Yangm
O certo é 6.