A arquitetura livre do Android, criticada por alguns e elogiada por outros, volta e meia garante algumas novidades interessantes além da possibilidade de criação de roms modificadas, como o CyanogenMod. A mais recente é a versão Release Candidate 1 (ou seja, um passo antes da versão final) do Android-x86, uma versão do sistema móvel que pode ser executada em notebooks e outros computadores compatíveis.

Captura de tela do Android x86 - Crédito: Webupd8 | Clique para ampliar

O projeto Android-x86 é baseado no código-fonte do Android 4.0.3, e basicamente funciona como um Android normal, com acesso ao Android Market, widgets e afins.

Embora o sistema funcione bem e seja voltado para net/notebooks, existem algumas limitações chatas: aplicações compiladas para dispositivos com processadores ARM não rodarão, e nem mesmo estarão disponíveis no Android Market. Se você quiser, terá que recompilar os pacotes.

Mesmo não sendo a versão final, o sistema já tem implementado o suporte a vários recursos, como o multitoque, áudio,0 Bbluetooth e câmera. Além disso essa versão do Android também já conta com:

  • Aceleração de vídeo por hardware para equipamentos com chipsets Intel ou AMD Radeon;
  • Kernel 3.0.8 com KMS habilitado (que permite que muitos netbooks rodem o Android-x86 na resolução nativa);
  • ISO hibrida (dá para gravar tanto em um CD quanto copiar para um pendrive);
  • Discos externos são montados em /mnt/USB automaticamente ao plugar o dispositivo;
  • Suporte a sistemas de arquivos ext3/ext2/ntfs/fat32.

Curiosos que queiram testar o sistema e não tenham um notebook sobrando (uma lista de equipamentos compatíveis pode ser vista aqui) podem usar uma máquina virtual no VirtualBox, apenas baixando a ISO e fazendo as configurações necessárias.

Para testar o Android-x86 4 RC1, baixe a ISO mais apropriada para o seu computador e grave em um CD (ou em um pendrive). A versão distribuída é Live, ou seja, você pode testar o sistema direto do CD, e só instalar se quiser.

Com informações: WebUPD8.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

diego sangaletti
falou ,falou,mais cade o link do programa para download?
Willams

Muito show, valew pelas dicas, aqui no net HP Mini só faltou o driver de rede sem fio!
http://lojahost.net

Lucas_Rodrrgues
onde baixar android para o virtual box
Ricardo Ribeiro
perdão...eu sei instalar nativamente, mas quando chega a hora de detetar redes wifi para ligar à conta google, não deteta, entro no sistema normalmente mas não tenho internet para poder usufruir do sistema, agradecia alguem que pudesse ajudar. MCumps
Ricardo Ribeiro
Boa tarde, alguem consegue explicar, pois ninguem explica na internet, como instalar nativamente o android 4.3 no pc, mas tendo internet? é que não detecta redes wifi por exemplo... obrigado
xdroid2050
Olá, estou com uma grande dificuldades que me rende dor de cabeça, Quero modificar a ISO para ter acesso ao Root, preciso ter esse acesso para poder usar o Titanium 8Backup Pro, esse aplicativo é essencial, mas o acesso root requer o reboot o que perderia já que é uma versão LiveCD, alguém sabe onde baixo o android x86 rooteado? e tentei fazer uma instalação persistente no Pendrive, mas nunca dá certo, assim poderia modificar ele estando instalado no modo persistente no pendrive, mas quando instalo ele no pendrive, na hora de bootar pelo pendrive da erro. agradeço desde já a ajuda de voces, preciso desde sistema urgente, já q o pc tem mais poder de processamento para trabalhos em aplicativos que preciso com urgencia
Thalles Oliveira Campagnani
-Eu também tive problemas ao rodar ele através de uma maquina virtual, não e uma experiencia muito boa, o legal e rodar ele em LIVE, para isso grave em um CD ou PENDRIVE e selecione a primeira opção. -Ele ligara como se estivesse instalado em seu computador, só que nenhum alteração e salva apos o desligamento, por isso recomendo instalar ele no seu pc em DUALBOOT, ai você tem um notebook com windows, e praticamente um TABLET com o android!! (eu uso a vercao mais recente 4.3)
As Crônicas de André
Paulo Henrique ifconifg eth0 10.10.5.10 netmask 255.255.255.0 route add default gw 10.10.5.1 dev eth0 agora o dns ainda não sei... assim eu estou na rede só não anvego p q n sei ainda onde coloca o DNS adapta para sua rede...
George Rocha Lucia Dantas
http://www.android-x86.org/download
Paulo Henrique
eu tbm nao vc ja conseguiu?
Miguel Azevedo
n achei onde baixar pode da uma mao ai
@
Consegui instalar porem nao acessa a internet, estou usando VM Ware
Fábio Pereira
njhkjh
Jandson Carvalho
legal
Selemérico J®
http://stackoverflow.com/questions/10069121/no-network-in-android-x86-on-virtualbox-4-1-2
Exibir mais comentários