Captura de tela do Android x86 - Crédito: Webupd8 | Clique para ampliar

A arquitetura livre do Android, criticada por alguns e elogiada por outros, volta e meia garante algumas novidades interessantes além da possibilidade de criação de roms modificadas, como o CyanogenMod. A mais recente é a versão Release Candidate 1 (ou seja, um passo antes da versão final) do Android-x86, uma versão do sistema móvel que pode ser executada em notebooks e outros computadores compatíveis.

O projeto Android-x86 é baseado no código-fonte do Android 4.0.3, e basicamente funciona como um Android normal, com acesso ao Android Market, widgets e afins.

Embora o sistema funcione bem e seja voltado para net/notebooks, existem algumas limitações chatas: aplicações compiladas para dispositivos com processadores ARM não rodarão, e nem mesmo estarão disponíveis no Android Market. Se você quiser, terá que recompilar os pacotes.

Mesmo não sendo a versão final, o sistema já tem implementado o suporte a vários recursos, como o multitoque, áudio,0 Bbluetooth e câmera. Além disso essa versão do Android também já conta com:

  • Aceleração de vídeo por hardware para equipamentos com chipsets Intel ou AMD Radeon;
  • Kernel 3.0.8 com KMS habilitado (que permite que muitos netbooks rodem o Android-x86 na resolução nativa);
  • ISO hibrida (dá para gravar tanto em um CD quanto copiar para um pendrive);
  • Discos externos são montados em /mnt/USB automaticamente ao plugar o dispositivo;
  • Suporte a sistemas de arquivos ext3/ext2/ntfs/fat32.

Curiosos que queiram testar o sistema e não tenham um notebook sobrando (uma lista de equipamentos compatíveis pode ser vista aqui) podem usar uma máquina virtual no VirtualBox, apenas baixando a ISO e fazendo as configurações necessárias.

Para testar o Android-x86 4 RC1, baixe a ISO mais apropriada para o seu computador e grave em um CD (ou em um pendrive). A versão distribuída é Live, ou seja, você pode testar o sistema direto do CD, e só instalar se quiser.

Com informações: WebUPD8.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados