Bug no iOS deixa aplicativos de terceiros roubarem fotos

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

O iOS pode ser um sistema bem acabado e cheio de funcionalidades interessantes, mas isso não quer dizer que ele vai estar sempre livre de falhas. Pouco mais de uma semana após a descoberta de um bug que permitia acesso aos contatos mesmo em um aparelho travado com senha, uma nova falha (que pode estar presente desde o iOS 4) foi descoberta. Ela permite que aplicativos acessem, sem permissão, as fotos e vídeos em um aparelho com o sistema.

Pedido de permissão do aplicativo que rouba fotos | Crédito: NYTimes

A falha está na maneira como a Apple implementou o acesso aos dados de localização de fotos no iOS. Quando um aplicativo pergunta ao usuário se pode acessar esses dados específicos, o iOS acaba concedendo acesso também aos próprios fotos e vídeos no sistema. Dessa forma um aplicativo pode, por exemplo, pedir permissão para dados de localização e, se concedido, enviar todas as fotos para um servidor remoto.

O site 9to5mac já havia pensado na possibilidade, quando eles perceberam ao que o iOS acessa no dia 15 desse mês. Mas foi o NYTimes que entrou em contato com um desenvolvedor e pediu que ele criasse um aplicativo para explorar essa falha. A app em questão (chamada ironicamente de Photospy) conseguiu, sem problema, acessar tais fotos e vídeos – mesmo que o usuário tenha concedido apenas permissão para os dados de localização.

Ao que parece a próxima versão do iOS deve vir com mais correções de segurança do que a Apple gostaria.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados