São Paulo — O telefone fixo da Embratel não se chama mais Livre. Por meio da internet, a empresa comunica que o serviço passa a se chamar Claro Fixo, mudança noticiada em primeira mão pelo Tecnoblog no mês passado. As funcionalidades do serviço permanecerão as mesmas, bem como os preços praticados pela Embratel (e Claro).
O site da Embratel atualmente oferece um carrossel com os destaques da empresa. Além da Claro TV, nome da televisão por assinatura que substitui a Via Embratel, consta dessa página a mudança do Embratel Livre para Claro Fixo.
“A Embratel e a Claro, empresas do grupo América Movil, estabeleceram mais uma importante parceria para trazer cada vez mais benefícios para que você, nosso cliente, tenha uma solução completa. A partir de 1º de março de 2012, seu telefone residencial Livre passa a se chamar Claro Fixo.”
A Embratel avisa que o contrato permanece o mesmo do Livre. Atitude similar foi adotada para a mudança para a Claro TV. A conta vai chegar no fim do mês com o nome Claro Fixo, porém.
A estrutura corporativa da Embratel permanece como está. A mudança (por enquanto) é somente no nome. Alguns leitores do Tecnoblog sinalizaram em outros artigos sobre o assunto o receio de que, com a chegada da Claro, a qualidade dos serviços da Embratel caia. Não temos como afirmar o que vai acontecer daqui para frente. De minha parte, espero maior integração e sinergia entre as empresas (quando departamentos se fundem e diretorias passam por integrações).
A Embratel deve continuar com o DDD 21 para chamadas nacionais e internacionais.
Todos sabemos que o nome é importante parte da comunicação de um produto ou serviço. Ao migrar tudo para Claro, o grupo América Movil demonstra disposição em tornar essa sua principal marca no mercado brasileiro. Curiosamente, a Embratel continuará fornecendo tecnologia para o NET Fone, telefone por VOIP da NET, outra empresa do grupo.
A mexicana América Movil tem Carlos Slim como principal acionista. Ele é apenas o homem mais rico do mundo. Com controle total de Claro, Embratel e NET no país, é bem capaz que o mercado nacional ganhe importância no envio de dinheiro para os mexicanos do grupo.
Faz um mês que o Tecnoblog noticiou em primeira mão a mudança dos serviços da Embratel para o nome Claro. A companhia negou as informações. A redação entrou em contato com a operadora em busca de comentários sobre a mudança. Assim que tivermos uma resposta atualizaremos esse artigo. A adoção dos nomes Claro TV e Claro Fixo não foi comunicada pelas empresas por meio de mensagem para a imprensa — pelo menos nós não recebemos.
Atualização às 12h20
A Embratel disparou comunicado no qual fala da mudança. Entre outras coisas, diz o seguinte: “Com o anúncio de hoje, os clientes só têm a ganhar. Os produtos continuam com as mesmas características atuais, ou seja, serão mantidos o serviço, o preço, a oferta, a forma de pagamento, a programação de canais, os recursos e a qualidade. O cliente continuará com o mesmo contrato e receberá fatura com a identificação das marcas Claro TV ou Claro Fixo.”
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
𝗔𝗾𝘂𝗶 𝗻𝗲𝘀𝘁𝗮 𝘁𝗲𝗿𝗿𝗮 𝗱𝗼 "𝗦𝗔𝗟𝗩𝗘-𝗦𝗘 𝗤𝗨𝗘𝗠 𝗣𝗨𝗗𝗘𝗥" 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗶𝘀 𝗲 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗶𝘀 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗺 𝗧𝗥𝗜𝗟𝗛𝗔𝗥𝗗𝗔𝗥𝗜𝗔𝗦 𝗲𝗺 𝗰𝘂𝗿𝘁𝗼 𝗲𝘀𝗽𝗮ç𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼 , 𝗰𝗼𝗯𝗿𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘂𝗺𝗶𝗱𝗼𝗿 𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗯𝗲𝗺 𝗲𝗻𝘁𝗲𝗻𝗱𝗲𝗺, 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗻𝗱𝗼 𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘂𝗺𝗶𝗱𝗼𝗿 𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗹𝗵𝗮ç𝗼 , 𝗼𝗳𝗲𝗿𝗲𝗰𝗲𝗻𝗱𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝘀 𝗲 𝘀𝗲𝗿𝘃𝗶ç𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗽é𝘀𝘀𝗶𝗺𝗮 𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗮𝗰𝗼𝗯𝗲𝗿𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗼𝗿 𝗳𝗶𝗴𝘂𝗿õ𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗹í𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗲 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝘁𝗼𝘁𝗮𝗹 𝗳𝗮𝗹𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗶𝘀𝗰𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮çã𝗼 , 𝗾𝘂𝗲 𝘀ó 𝗲𝘅𝗶𝘀𝘁𝗲 𝗽𝗿𝗮 𝗜𝗡𝗚𝗟Ê𝗦 𝗩𝗘𝗥 (𝘀𝗲 é 𝗾𝘂𝗲 𝗺𝗲 𝗲𝗻𝘁𝗲𝗻𝗱𝗲𝗺). 𝗜𝘀𝘁𝗼 𝗮𝗾𝘂𝗶 é 𝗮 𝗥𝗲𝗽ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮 𝗙𝗲𝗱𝗲𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗼 𝗔𝗽𝗹𝗶𝗾𝘂𝗲.