Embratel Livre muda de nome e vira Claro Fixo

Contratos e preços não mudam.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 8 meses
Site do Claro Fixo

São Paulo — O telefone fixo da Embratel não se chama mais Livre. Por meio da internet, a empresa comunica que o serviço passa a se chamar Claro Fixo, mudança noticiada em primeira mão pelo Tecnoblog no mês passado. As funcionalidades do serviço permanecerão as mesmas, bem como os preços praticados pela Embratel (e Claro).

O site da Embratel atualmente oferece um carrossel com os destaques da empresa. Além da Claro TV, nome da televisão por assinatura que substitui a Via Embratel, consta dessa página a mudança do Embratel Livre para Claro Fixo.

“A Embratel e a Claro, empresas do grupo América Movil, estabeleceram mais uma importante parceria para trazer cada vez mais benefícios para que você, nosso cliente, tenha uma solução completa. A partir de 1º de março de 2012, seu telefone residencial Livre passa a se chamar Claro Fixo.”

A Embratel avisa que o contrato permanece o mesmo do Livre. Atitude similar foi adotada para a mudança para a Claro TV. A conta vai chegar no fim do mês com o nome Claro Fixo, porém.

A estrutura corporativa da Embratel permanece como está. A mudança (por enquanto) é somente no nome. Alguns leitores do Tecnoblog sinalizaram em outros artigos sobre o assunto o receio de que, com a chegada da Claro, a qualidade dos serviços da Embratel caia. Não temos como afirmar o que vai acontecer daqui para frente. De minha parte, espero maior integração e sinergia entre as empresas (quando departamentos se fundem e diretorias passam por integrações).

A Embratel deve continuar com o DDD 21 para chamadas nacionais e internacionais.

Todos sabemos que o nome é importante parte da comunicação de um produto ou serviço. Ao migrar tudo para Claro, o grupo América Movil demonstra disposição em tornar essa sua principal marca no mercado brasileiro. Curiosamente, a Embratel continuará fornecendo tecnologia para o NET Fone, telefone por VOIP da NET, outra empresa do grupo.

A mexicana América Movil tem Carlos Slim como principal acionista. Ele é apenas o homem mais rico do mundo. Com controle total de Claro, Embratel e NET no país, é bem capaz que o mercado nacional ganhe importância no envio de dinheiro para os mexicanos do grupo.

Faz um mês que o Tecnoblog noticiou em primeira mão a mudança dos serviços da Embratel para o nome Claro. A companhia negou as informações. A redação entrou em contato com a operadora em busca de comentários sobre a mudança. Assim que tivermos uma resposta atualizaremos esse artigo. A adoção dos nomes Claro TV e Claro Fixo não foi comunicada pelas empresas por meio de mensagem para a imprensa — pelo menos nós não recebemos.

Atualização às 12h20

A Embratel disparou comunicado no qual fala da mudança. Entre outras coisas, diz o seguinte: “Com o anúncio de hoje, os clientes só têm a ganhar. Os produtos continuam com as mesmas características atuais, ou seja, serão mantidos o serviço, o preço, a oferta, a forma de pagamento, a programação de canais, os recursos e a qualidade. O cliente continuará com o mesmo contrato e receberá fatura com a identificação das marcas Claro TV ou Claro Fixo.”

Receba mais sobre Embratel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados