Continuando com os lançamentos de versões de testes, a Canonical liberou ontem a versão Beta 1 do Ubuntu 12.04 LTS, e agora já é possível ter uma boa idéia de como será a versão final do sistema. Uma das principais novidades (e talvez a que mais vai dar o que falar) é o HUD, novo sistema de menus que funciona de forma textual. Para usar o HUD, você só precisa apertar a tecla Alt para que ele apareça.

O HUD mostrando as caras – fonte

Além disso, o recurso de busca por vídeos que sobre o qual falei meses atrás foi adicionado por padrão: com a Video Lens, será possível procurar por vídeos em vários serviços diretamente no Unity, sem precisar abrir um navegador.

Para os mais paranóicos, as configurações de sistema agora trazem uma série de opções de privacidade, para impedir que o Ubuntu registre algumas de suas ações (como abrir um determinado documento ou programa, ou até acessar um site ou comunicador instantâneo).

Se você quiser, inclusive há um botão que permite desligar todo o registro de atividades de uma vez.

O vídeo abaixo, feito pela turma do OMG! Ubuntu, mostra algumas dessas mudanças mais claramente:

(Vídeo do YouTube)

Se você gostou das novidades e quer testar o Ubuntu 12.04 LTS “Precise Pangolim” é só acessar a área de downloads da Canonical e escolher a ISO da sua preferência. Como sempre, lembramos que essa é uma verdão de testes, e a não ser que você queira adiantar o inevitável apocalipse maia, não é indicado instalar essa versão em sistemas de produção.

Com informações: OMG! Ubuntu

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados