Início » Celular » Tecnoblog Podcast 03 - É Claro que estávamos certos

Tecnoblog Podcast 03 - É Claro que estávamos certos

Celulares que aprendem a nadar, novidades do MWC, o esquisito computador de bolso e muito mais. Está no ar mais um episódio do nosso programa semanal.

Avatar Por

É chegado o terceiro episódio do Tecnoblog Podcast. Em plena semana de Mobile World Congress, nós divagamos sobre os principais lançamentos do evento, vimos a Claro confirmar o que já sabíamos desde o começo do mês, louvamos a Oi por finalmente deixar que usuários de pré-pagos acessarem a rede 3G e confabulamos sobre o próximo iPad da Apple, que pode (leia-se, vai) ser lançado na semana que vem.

Dessa vez também recebemos algumas correções, sugestões e até o comentário de um pobre coitado que não conseguiu ouvir ainda nenhum dos episódios (esperamos que ao menos esse ele consiga). E no final também mandamos abraços para os queridos ouvintes que interagiram com a gente no Twitter. Se isso não é motivo o suficiente para você assinar o nosso feed RSS no seu agregador, ao menos é motivo para apertar o play aí embaixo. Corre lá!

Pauta

  • PC no formato de pendrive com dual-boot de Ubuntu e Android entra em pré-venda (fonte)
  • Números enormes do Android (fonte)
  • Lançamentos da MWC:
    • Galaxy Beam é o Android com projetor embutido da Samsung (fonte)
    • Nokia Pureview 808 (fonte)
  • Claro TV e Claro Fixo (fonte)
  • Oi Libera rede 3G para clientes pré-pagos (fonte)
  • Coletiva da Apple na semana que vem (fonte)

Emails dos leitores

Vegetando:
Sobre processadores quad-core, não deixo de achar que seja exagero. Ainda assim, o Ubuntu para Android, jogos mais sofisticados, recursos de virtualização e outras aplicações estão aparecendo para mostrar que o avanço no poder de processamento pode ser bem aproveitado. Mas é evidente que não são recursos usados por todos.

Cícero Thiago
Acompanho o site de vocês há bastante tempo e é minha fonte principal de informações tecnológicas atualmente. Gosto muito das notícias relacionadas ao mundo mobile.

Sobre as regras de privacidade no Android, acredito que os dispositivos que uso atualmente (Galaxy Nexus e Xoom) estão protegidos de certos aplicativos que algumas vezes já vêem pré-instalados (pelas operadoras ou fabricantes) em alguns smartphones, já que eles são GEDs (Google Experience Devices), então não tenho preocupação com relação à privacidade.

E uma canelada:
Quando o Rafael (acho) falou sobre a Mozilla Org ser uma entidade sem fins lucrativos e a Mozilla Corp precisar pagar os funcionários: Entidades sem fins lucrativos ganham dinheiro, a diferença é que todo o lucro é reinvestido nela própria, diferente das que têm fins lucrativos onde há uma entidade que ganha com o lucro. Então, assim como a (Mozilla) Corp, a Org paga seus funcionários com dinheiro próprio (acredito eu) 😉

#Recruta
Amigos eu tenho que confessar uma coisa. Já baixei os dois episodios do podcast mas ainda não consegui. O motivo é bem simples: MINHA MULHER.
É sagrado, TODAS as vezes que eu tento ouvir no pc ela vem e me chama pra falar de BBB, eu já cheguei ao ponto de colocar o notebook proximo do banheiro, mas foi em vão. Já coloquei no celular, mas de nada adiantou. Eu tenho fé em Odin que, algum dia, conseguirei ouvir esse tão comentado podcast. Sem mais.

Igor Sheldon
Embora seja uma pergunta repetitiva é bom saber a opinião de vocês. Nokia e seu "interesse" pelo Brasil. Demora no lançamento dos Lumias e os supostos preços a nível muito além da capacidade real dos mesmos. Isso comparando com os proprios WP de outras fabricantes. O que acham disso? Vacilo da Nokia ou uma estratégia para alavancar Sistemas Operacionais que não fazem sucesso lá fora (Meego/Symbian)?

Quer mandar o seu? Estamos sempre disponíveis no [email protected]. Aproveite que nesses primeiros episódios não estamos recebendo quase nenhum email e mande o seu - preferencialmente com o assunto "Podcast". Ele corre alto risco de ser lido! 🙂

Dica da semana

Camera 360 para Android. O aplicativo tem vários filtros e uma integração social com o Android que permite o compartilhamento rápido de fotos em redes como o Twitter e Facebook. Não custa nada no Android Market.

Assinatura

Para receber o próximo episódio do Tecnoblog Podcast em primeira mão, basta subscrever via iTunes, ou assinar o feed em seu agregador predileto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@calbcombr
Hahahaha... o sinal da internet discada... lembrança forte dessa web veloZ!
#Recruta
SANTO DEUS! Já posso arrumar as malas pra ir pro tecnoblog? uahauhaua gostei muito do podcast e finalmente ouvi o terceiro episódio hoje. Espero que antes do apocalypse maia (ou zumbi) eu consiga acompanhar os mais recentes podcasts até o mais atual. Obrigado pela correção e tamos ai.
@luisdpaula
Valeu.Vai ser muito bom p mim aqui.
Thiago Mobilon
Ahh, você quer apenas que a gente liste no post a entrada dos assuntos, é isso? Acho que dá pra fazer isso sim. :)
@luisdpaula
Acho que não expliquei direito.Vamos ao print(vou usar o Podcast do Serie Maníacos como exemplo): http://img822.imageshack.us/img822/1891/massao.jpg
Thiago Mobilon
Olha, não era intenção fomentar guerrinha nenhuma, é só uma discussão saudável comparando detalhes de cada sistema. Isso é útil na hora de escolher um novo aparelho. Sobre sermos neutros, você nunca vai ver o Tecnoblog sendo neutro em nada. Blog é feito de opinião e é assim que somos nos textos e nos podcasts. :)
Thiago Mobilon
Obrigado!
Thiago Mobilon
O dia que você utilizar um sistema mais avançado, conversamos de novo. Não foi intenção ofender quem curte o Symbian, mas é factual que o sistema é ultrapassado e desatualizado. Tanto que até a Nokia ja está abandonando ele.
Thiago Mobilon
O problema é que para isso precisamos utilizar o formado AAC..
Cássio César
Parabéns. Estou adorando o podcast de vocês. Gostei do entusiasmo e da alegria de vocês que nos fazem ficar rindo aqui do outro lado. Bem dinâmico e explicativo. Um abração.
Plácido Curvo
Infeliz esse comentário sobre usuários de Symbian. Vê-se que os editores do podcast não sabem o que falam em relação a este sistema. Como usuário do Symbian há anos sinto-me totalmente realizado em todas as minhas necessidades para com um smartphone. E vejam que não uso poucos recursos já que ele é utilizado inclusive para exercer minhas atividades profissionais. Não irei listá-las aqui pois não pretendo me estender muito, mas deixo um link para uma matéria onde o autor foi muito feliz em suas colocações e mostrou que um aparelho pode ser muito bem utilizado independente de sistema. http://npossibilidades.com.br/w/?p=16877
@TatoGomes
Não deveriam, mas sempre fazem. Principalmente quando estou aqui no trabalho e preciso usar o IE... Então é sempre bom deixar o aviso.
@dwerbert
Parabéns , muito bom este este podcast.
@luisdpaula
Nem escutei o Podcast ainda mais já vou dando uma dica. Sou muito fã de séries,e vários sites tem podcast,e alguns demarcam os minutos de onde começa tal assunto a até onde vai.(Como não escutei,não sei se vocês ficam indo e voltando em determinados assuntos,mas se não)Vocês poderiam demarcar também. Ex:Não estou interessado em "Números enormes do Android" mas posso estar em outros assuntos.Ainda mais com a minha internet lenta. Espero ter resposta,e isso é só uma dica.Minha internet via rádio agradece. Ps: Parabéns pela a empreitada no ramo podcastíco.(Inventei uma palavra)
Eduardo Tello
O Nokia 808 tem sensro de 41MP, mas fotos são no máximo 38MP (4:3), em wide é um pouco menor. Os aparelhos que tiram fotos enquanto filmam e reproduzem o que é filmado são os HTC One, que possuem câmeras espetaculares (aperture f/2.0).
Eduardo Tello
O Rafa falou que eram 85 mil Androids novos por dia, mas são 850 mil até onde o Andy Rubin disse. Pelo menos isso que me foi informado por diversas fontes.
@oroshy
Eu acho que ninguem vai te crucificar por conta do seu sistema operacional. Bom, pelo menos não deveria, pois quem está usando é você e não cabe a ninguem julgar o que você usa ou deixa de usar. Abraços.
@TatoGomes
Muito bom o podcast! Parabéns a todos! (Sim, estou no WinXP em casa... Meu HD deu pau e eu tive que resgatar um velho de guerra IDE de 40 GB pra salvar minha pele temporariamente...)
Tweener
hahah terminei de assisti agora pouco, estou louco pelo próximo, está ficando muito bom os Podcasts :)
@planetaAndroid
Quem ja viu o Robozinho do Android cantando ''ai se eu te pego''? ahusihiuahisu... http://www.youtube.com/watch?v=Zl8md2ofyW4
Marcio Torres
Gente coloca o botão de compartilhamento do Google+ !, dessa vez vocês falaram mais sobre o que queríamos ouvir, do que suas opiniõe, alá Carlos Cardosos !
Yangm
É que eu imaginei que era só modificar o arquivo que descrevia a versão.
Yangm
Ser neutro em um podcast? É isso o quê eu li? Neutralidade nos textos tudo bem, mas em um podcast onde o que se faz é opinar ser neutro é meio estranho o.O
Daniel
Muito bom, mas vocês não deveriam alimentar esta guerrinha entre IOS e Android, deveriam ser neutros quanto a isso.
Jack
Cara, nao tem nenhum podcast melhor que esses da tecnoblog! parabens! Estou muito feliz em ouvir as novidades de tecnologia enquanto vou a faculdade! =)
Vegetando
É essencialmente o mesmo processo de fazer o Xoom brasileiro ter o sistema americano e receber as atualizações pela Google. O mais chato do processo é instalar requisitos (Java, Android SDK e driver). Fora isso, não é complicado e ainda pode ser revertido. Thread no XDA que mostra como fazer: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1391881
Yangm
Tem hack pra transformar qualquer yakjuX em yakju, porém demanda um pouco mais de trabalho do que eu imaginava. Se eu não me engano eu vi no XDA.
Yangm
É ARM ou ARM? Vi em um fórum que o da Verizon tem um delay de algumas semanas. Quem xinga via email em um mundo onde existe twitter? Migalha sensacional. Errata da errata, é isso mesmo produção? Acho que vou mandar cartinha pro TB, será que publicam?
Thiago Mobilon
É, ele tem um chip dedicado pra imagem, mas o trabalho de compressão e tudo mais é por conta do processador principal, não? Outro detalhe, ele capta fotografia em 0.7s, mais rápido até que os comuns.
Thiago Mobilon
Em filmadoras mini-DV você pode pegar um still do vídeo e transformar em foto, por isso falei isso. Nesse caso parece ser diferente..
gokernel
@amandaclarck: " ... Você tentou no Chrome?" É que no momento em que estava escutando o Pod estava também fazendo alguns downloads nas pressas para "rangar em paz"(com o Note desligado) ... e não tentei ainda usando o Chrome .
Micael Silva
Neste caso funciona. Mas eu creio que na maioria dos celulares o processamento da imagem fique por conta de algum módulo embuido já entregando a imagem comprimida.
Thássius Veloso
Vou descolar um para teste. Se for só um still vagaba do vídeo não adianta muita coisa, né? Veremos.
Thiago Mobilon
Ele corrigiu isso depois no meio do Pod, não?
Thiago Mobilon
Encontrei o aparelho - HTC One X. Como citei, ele tem um processador cabeludo: Tegra 3 quad-core 1.5GHZ, Câmera de 8MP com lente F/2.0 (diafragma bem aberto = absorve muita luminosidade) e vem com Android 4.0. Mais dois detalhes, ele tem estabilizador de imagem e grava em 1080P. http://www.htc.com/br/smartphones/htc-one-x/#specs (Chupa Thas!! hauhauhauha)
Thiago Mobilon
Mica, acho que a ideia de capturar video e foto ao mesmo tempo vem da seguinte forma: O sensor está capturando o vídeo e o sistema processando o MPEG da forma que você explicou. Quando você clica para capturar a foto, o sistema usaria a mesma fonte de imagem, mas processaria de uma forma diferente, gerando a imgem estática. Claro que nesse caso a pessoa precisa parar de movimentar o celular, ou a imagem sairia toda borrada. Seria necessário um processador poderoso para lidar com essas duas operações ao mesmo tempo, mas pelo que eu entendo a limitação está mesmo no software e no processamento. O sensor é o mesmo. Vou pesquisar o referido celular e ver como funciona.
Vegetando
Sobre a questão Galaxy X vs Galaxy Nexus, essencialmente há duas versões que tem o Android puro e atualizado pela Google: “yakju" e “mysid". A primeira é a versão GSM, que parece ter certa prioridade, e a segunda é a CDMA. Segundo Jean-Baptise Queru, engenheiro de software que trabalha no Android ( via http://goo.gl/ixRPK), ele só tem acesso às versões diretamente suportadas pela Google. As outras são atualizadas pela Samsung. O trecho original é: "I only have some visibility over the builds that are prepared by Google, i.e. yakju. Everything else comes from Samsung and I don't know what their schedules and release plans are.". O Galaxy Nexus brasileiro, Galaxy X, é a versão "yakjusc". Isso significa que a Samsung fica responsável por ela. Apesar dessa diferença, o Galaxy X continua tendo uma versão praticamente pura e bem atualizada (ainda que possa demorar um pouco mais do que a "yakju" para ser atualizada). As únicas modificações que notei foram um widget para mostrar informações da rede e o manual em português do Brasil com o nome Galaxy X. De resto, não vi programas da operadora, substituição da tela de boot e nem nada -- pelo menos na versão da Tim. Se isso não for o bastante, o usuário pode aproveitar o bootloader destravado e gravar o firmware do "yakju", tornando o aparelho um "Google Device" de fato. --- Sobre o Galaxy Beam, acho que alguns perfis de usuários podem aproveitá-lo bem, como um corretor de imóveis que pode preparar um conjunto de "fichas" e projetá-las em cada imóvel visitado. O cliente pode ver informações sobre o imóvel sem depender da memória do corretor. Mas mais do que esse tipo de uso, queria ver o projeto SixthSense virar um produto comercial (http://www.pranavmistry.com/projects/sixthsense/) --- O que o Pure View não tem zoom ótico. O zoom dele é digital, mas sem peda de qualidade até um certo nível (aproveitando o sensor absurdo). Uma boa referência: http://ztop.com.br/2012/02/27/ztop-explica-tecnologia-nokia-pureview/ --- Observações: - "Vegetando" é nickname, claro. :P - Se fosse dito "arm" ao invés de "A-R-M", o podcast poderia ter economizado 5 minutos. :D
Lucas Braga
Só uma correção: o pacote de dados da Oi engloba 5 MB diários, e não 3 MB. :)
@amandaclarck
Aqui o podcast fluiu normalmente. Você tentou no Chrome?
@amandaclarck
Só acho que esse podcast pode ser definido no momento de barulhinho de conexão discada.
gokernel
E eu aqui agora (12:02) tentando escutar todo o PodCast com fome só pra tentar escutar tudo. ;) E minha esposa olha para mim e fala algo: "Só quem não tem o que fazer, vamos almoçar se não eu como tudo"... ahhaha DETALHE: essa parada ta dando muito "buffering", mas estou curtindo.
@rodrigorsena
-.-' Por que nunca consigo ouvir ate o fim o podcast, processar a vivo!
Micael Silva
Sobre a diferença entre gravação de vídeos e de fotos nos celulares não posso dizer com certeza todas as barreiras técnicas mas existem dois fatores que devem ser levados em conta: 1) Um vídeo precisa ter uma cadência (framerate) entre 25 e 30 quadros por segundo. Os sensores fotográficos presentes nos celulares levam mais que um segundo para obter uma imagem. Para resolver esse problema e aumentar o tempo de resposta do sensor diminui-se a resolução da imagem. 2) A idéia de retirar um frame do vídeo nem sempre é tão simples assim. O padrão MPEG que originou quase todos os outros trabalha com diferenciação de frames. A cada 15 frames por exemplo é criado um keyframe, ou seja, um quadro onde há informação de todos os pixels. Os quadros que se seguem a ele são formados apenas pelos pixels que mudaram comparando com o keyframe. Menos informação, menos espaço ocupado. Assim o vídeo se torna mais compacto. O problema é que se esse frame for retirado do vídeo sem o seu respectivo keyframe ele se tornará ilegível. Claro que se pode buscar o referido keyframe e se exportar uma imagem completa a seguir, mas é justamente esse processo dentro de um dispositivo móvel sem tanto processamento que ainda está em fase de desenvolvimento.
@victoygor
Já me tornei fã de carteirinha do Podcast!!! Parabéns!!
Sérgio Felipe
Ai galera do Tecnoblog curte esse vídeo do Tecmundo que fala da câmera do Nokia Pureview 808 http://www.youtube.com/watch?v=PcaeMPpgcU8