Início » Ciência » Prisões virtuais para os rebeldes da Skynet

Prisões virtuais para os rebeldes da Skynet

Cientista propõe a criação de prisões para unidades de inteligência artificial

Avatar Por

'Puliça' do futuro, para não-humanos | [email protected]

Se tivermos a sorte (ou o azar) de perseguirmos um futuro antecipado por muitas obras-primas do cinema, certamente parte dos problemas que devem vir no pacote poderá ser resolvida com soluções que já estão em nosso imaginário.

Nesse caso, as profecias estariam bem registradas em multiversos cinematográficos que já resultaram em ameaças como o Tron, o Hal 9000, a Matrix e a famigerada Skynet. Basta guardar a sete chaves um DVD de cada filme e você estará a salvo.

Roman Yampolskiy é um cientista da computação pela Universidade de Louisville (Kentucky/EUA) que aparentemente está um pouco mais preocupado com evoluções futuras de I.A. que se tornarão conscientes. Ou talvez ele só esteja precisando sair um pouco mais…

Um dos seus projetos envolve melhor discutir e criar prisões virtuais para “entidades” de inteligência virtual que, por alguma razão, partiram para o lado do crime ou se comportaram mal.

Yampolskiy teme que um cenário típico da Skynet, onde programas autônomos e unidades inteligentes circulam livremente entre todos os nossos sistemas, possam nos conduzir a uma espécie de apocalipse tecnológico. Hello, Morpheus?

Parte do seu argumento procura embasar discussões em prol da criação de um novo setor da ciber-segurança que seja capaz de conter a mais inteligente das I.As. Yampolskiy prevê que formas mais sofisiticadas de inteligência desejarão se libertar e poderão causar problemas graves para suas contra-partes humanas: nós. E continua:

“Inteligências Artificiais como essas poderiam descobrir novos caminhos para atacar e explorar, lançando sofisticados ataques de engenharia social e até controlando e reutilizando hardwares existentes de modo imprevisível. (…) Tais entidades não seriam limitadas apenas por típicas infecções de vírus em computadores e redes, mais também poderiam atacar a psique humana, subornar, chantagear ou fazer uma lavagem cerebral em quaisquer pessoas que entrem em contato com elas” — Wow!

Ironias, opiniões e exageros à parte, para quem não sabe, o Ministério da Defesa do Reino Unido possui 5 gerações de redes de satélites militares — a primeira, a SN Philco Ford, lançada em novembro de 1969 – chamadas de Skynet 1 a 5.

A Skynet da vossa Majestade oferece comunicação estratégica para as forças armadas britânicas e ações de inteligência conjugadas com as forças de coalisão da OTAN.

Just saying… 😉

Com informações: Live Science

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

G.Holmes
Essa "Criatividade Artificial" já existe, pode-se dizer. Teve um robô que venceu um famoso programa de perguntas e respostas dos EUA Jeopardy, o Jeopardy é um programa com perguntas dúbias que dão margem a interpretações diferentes. Pra um robô responder as perguntas fornecidas pelo programa de auditório ele teria que ter senso de sarcasmo, entre outras coisas. Se hoje estamos assim, quem dirá daqui uns anos 100 anos.
@LBKatan
Disse Nero antes de tomar uma bomba atômica na cara. =D
Mauricio Paz
Pura besteira, a tecnologia esta avançada, mais esta muito longe de um IA deste porte.
@LBKatan
Falaram bem do livro. Tendo que partir para a pirataria, não achei nada por aqui...
@LBKatan
Por que não podemos fazer os dois? =D
@LBKatan
3 Leis de Asimov, por favor. Ou Leis da Robótica. =)
Rennan Alves
Para que interessar, leia Daemon de Daniel Suarez. Ele mostra bem como pode ser um cenario "apocaliptico" por assim dizer, como um simples programa pode domar o mundo.
Tio Z
Dai vai a ideia de sempre. Fiz uma IA que controla o trânsito, economizo uma grana nervosa. Porque não uma que cuida da luz? Progride para outra que cuida da agua e vai indo. Até que bate o famoso, po, pra que pagar trocentos técnicos. Faz uma IA pra controla as outras e oh shi...
Tio Z
Por ae. Acho engraçado quando esses caras começam a falar que temos que nos programar para o imprevisível. Horas, se fosse fácil, não era imprevisível e por ser-lo, fica meio difícil se preparar sem ser o famoso "puxar o fio". É fato, quer parar uma IA maluca com muita autonomia? Frita tudo que for eletrônico, acaba com a energia e começa tudo de novo. De resto, você arrisca ela recomeçar tudo de novo.
luis
é melhor se preocupar com o presente e não com o futuro imaginado.
Bruno Cabral
Na verdade já estão tentando, pesquise sobre computação semântica
Bruno Cabral
Antes das 3 leis, tem que resolver um probleminha. Computadores tem Hardware NADA, semântico. Nosso cerebro é tão criativo e autossuficiente pq é semântico.
Bruno Cabral
Na verdade a Skynet já existe de certo modo nas universidades brasileiras como a UFF e a Unicamp. São os projetos de computação semântica, o próprio KDE(uma das "caras" do Linux) já tem um pouquinho disso. Se bem que o que há nesses projetos, ta mais pra Matrix mal acabada do que Skynet
Alexandre
melou meu comentario abaixo, auhauhauahuahau
Alexandre
E as 3 leis do Eu Robo? Antes de pensar na prisao, tem q fazer as 3 leis funcionarem. A preocupacao dele eh valida, mas veio com 100 anos de antecedencia, uahuaauauauh
Exibir mais comentários