A operadora alemã Deutsche Telekom bateu o recorde de maior velocidade de transferência de dados em um único filamento de cabo de fibra ótica ao atingir 512 Gbps em um teste feito entre seus laboratórios. O êxito aconteceu durante um experimento com um sistema chamado Osiris, sigla em inglês para Optically Supported UP Router Interfaces, ou alguma coisa como Roteador UP com Interface Suportada Oticamente, em uma tradução livre para o português.

Os 512 Gbps – ou meio terabit por segundo – foram conseguidos durante um teste “feito em condições reais” entre as cidades de Berlin e Hannover, distantes por 367 km. Um pacote de dados trafegou na velocidade recorde tanto na ida quanto na volta da viagem, que no percurso do cabo de fibra ótica resultou em um passeio de 734 km.

Essa fibras ópticas são só pra decoração

Como os cabos de fibra ótica são formado por não um, mas vários filamentos com a espessura de um fio de cabelo, essa velocidade pode ser ainda maior. No caso do modelo usado pela Deutsche Telekom, com 48 filamentos, a velocidade total da conexão com a nova tecnologia pode atingir impressionantes 24,6 Tbps.

Apenas como forma de comparação, o recorde anterior, de 186 Gbps, foi batido em 15 de dezembro de 2011 por duas universidades americanas, que superaram a marca anterior de 119 Gbps registrada em 2009 na Europa. O número conquistado pela DT foi 2,75 vezes maior.

Aos interessados, ainda não existe qualquer prazo para que a super-conexão criada pelos laboratórios da Deustche Telekom esteja disponível no mercado – nenhuma empresa fabricante de roteadores ou equipamentos terminais demonstrou interesse, ainda, em implementar a tecnologia.

Com informações: GigaOM. Imagem so licença CC do usuário Gonzo Tapia no Flickr.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados