O Google anunciou ontem uma mudança de paradigma na sua loja de aplicativos. Os desenvolvedores, que antes poderiam enviar para o Android Market aplicativos com até 50 MB de tamanho no máximo, receberam um aumento no limite. Agora eles poderão disponibilizar aplicativos com até 4 GB. O motivo para o aumento em 80 vezes de tamanho? Os jogos.

Segundo o que explica a equipe de engenheiros e gerentes de produto no blog oficial de desenvolvimento do Android, o o novo limite foi implementado devido à grande quantidade de jogos em 3D interativos, que tomam bem mais espaço do que os 50 MB. E para deixar claro o tamanho das APKs ainda devem ser 50 MB, mas os desenvolvedores vão poder adicionar 2 arquivos de expansão à eles (cada um com 2 GB, no máximo) e que serão baixados automaticamente com o aplicativo original.

Antes disso você provavelmente já sabe o que acontecia, se você foi um dos compradores de Androids mais parrudos que vinham com jogos embutidos: ao abrir o jogo, ele se conectava na web para baixar o resto dos dados direto do servidor da empresa que distribui o jogo. Agora essas expansões poderão ser baixadas direto dos servidores do Google, que vão hospedar os aplicativos.

Em contraste, a loja de aplicativos da Apple limita o tamanho dos aplicativos em 2 GB (segundo os desenvolvedores, a Apple nada diz sobre o assunto). Já a loja do Windows Phone, ninguém sabe, ninguém viu, o limite é de 225 MB por aplicativo, como bem apontou o leitor Celso Junior (valeu, Celso!).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tutorial WordPress
Eu prefiro o sistema IOS. Pode ser imensamente mais caro....mais pra mim é o melhor ainda! Abraços
@volok_artyom
Oq eu devo comprar, um Android ou iPhone? Vocês já escreveram alguma comparação?
Turdin
Agora imagina só baixar um aplicativo de 4gb. Imagina armazenar isso aliás... VISH
@lipefleming
Devia ser por isso que agradava. Eles querem ser comprados pela samsung.
@atallef
Ótimo, agora não terei a surpresa de ter que baixar 50MB para uma jogada "casual". Gameloft é campeã nisso. O Market não detecta essas atualizações isoladas, espero que agora isso acabe.
@AntonioVeras
Dever ser por isso que agrada as empresas.
Alan Lupatini
Deve ser por isso que não existe nenhum jogo que preste nessa plataforma.
@gabriel__alves
Podemos ver pq eles continuam fazendo tanto sucesso
Alisson Kalinke
Agora achei a fonte: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/hh184843(v=VS.92).aspx Section 4.1.1: The maximum size of the XAP package file is 225 MB. Mal o flood ai... ashiuash
@mos_axz
Detalhe que blackberrys tem como limite 40kb por app se não me engano...
Alisson Kalinke
Encontrei isso: Android The maximum size for the market is 50 MB, and can be downloaded over-the-air. Third party stores can have whatever size files they want. The 50 MB limit is only on the .apk file size, it is possible to load content or other data after the app loads, only limited by the storage on the users device. iOS The maximum size for distribution over cell networks is 20 MB. The maximum size for an app over WiFi or iTunes is 2 GB. It is possible to load content or other data after the app loads, only limited by the storage on the users device. Windows Phone 7 The maximum size for over-the-air is 20 MB. The maximum file size is 225 MB
Alisson Kalinke
Já rrumo. Esquece. :D
Alisson Kalinke
"Já a loja de" Acho que faltou o finalzinho ai...