Início » Brasil » Samsung do Brasil garante que Galaxy X não sofrerá modificações das operadoras

Samsung do Brasil garante que Galaxy X não sofrerá modificações das operadoras

Avatar Por

Depois de o Tecnoblog publicar review do Galaxy X (chamado de Galaxy Nexus lá fora), alguns leitores vieram com uma questão bastante pertinente: qual seria a política da fabricante Samsung com relação às modificações no sistema Ice Cream Sandwich, que em tese deveria vir puro e livre de personalizações por ser a família Nexus pensada dessa maneira. Pois bem, a Samsung do Brasil nos respondeu dizendo que o aparelho não sofrerá interferência das operadoras.

Galaxy Nexus, ou Sr. Galaxy X no Brasil

A resposta foi dada por Ricardo Araújo, gerente de produto da Samsung no país. Diz Araújo que não importa a operadora que venda o Galaxy X, ela não poderá alterar o software. Isso quer dizer que nem a Claro, famosa por capar certos produtos com Android, poderá alterar a plataforma para fazer valer os acordos comerciais que mantém com empresas concorrentes do Google — observação minha.

Imagino que a informação chegue em boa hora para quem está pensando em comprar o celular topo de linha da Samsung mas não tinha certeza se valia à pena se arriscar para mais tarde perceber que o aparelho corre o risco de não receber as atualizações do Galaxy Nexus. Todas as atualizações do Galaxy Nexus estão garantidas para a edição especial do aparelho voltada para o mercado nacional.

Aliás, por falar em diferenças entre o Galaxy Nexus e o Galaxy X, o mesmo Araújo da Samsung afirma que os aparelhos são idênticos. Não há especificações técnicas a mais ou a menos. Exatamente iguais. E a Samsung do Brasil não retirou nenhum recurso de software presente no Galaxy Nexus original vendido lá fora.

O nome Galaxy X foi adotado para evitar disputas judiciais em torno do nome Nexus.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rudholf
Bem dessa eu vi todo animado que deviaser o JB no fim soh foi essa atualização e fiquei o dia todo pra atualizar
zepa
Ontem o mesmo aconteceu com meu Galaxy X. Atualizacao OTA para o 4. 0.4. Redondo
@marquitope
Hoje meu galaxy X recebeu um aviso de atualização disponível. Será que seria o jelly bean? Atualizei e nada de jelly. Atualizou para a versão 4.0.4.
@diegolameirax
Bom, já li alguns posts em vários blogs e agora pelos comentários aqui, entendi que a Samsung é que deve atualizar, e que não leva mais que 2 semanas, mas caros amigos, já tenho este aparelho a 1 mês a ainda está com o 4.0.2, minha Motorola Xoom já veste o 4.0.4 a mais de um mês, tudo bem que eu rootei e instalei o americano nela, mas o Galaxy Nexus já usa o 4.0.4 a algum tempo, por que o X ainda está pra trás? "Pure Google" tudo bem, mas, no quesito atualização, já está demonstrando ir por água abaixo. Estou sendo muito caxias em querer os direitos de atualização o mais rápido possível, tendo em vista o investimento alto que fiz no aparelho? Quanto a beleza e as funcionalidades dele, só tenho a elogiar. Os pontos ruins que ressalvo são Bateria (consigo me adaptar a isso, e é um problema comum em todos smartphones) e Acessórios, que não existem em nenhuma loja pelo rio, este é um problema pelo silêncio que foi dado ao seu lançamento para não ofuscar o brilho do galaxy s II e o recém apresentado galaxy s III. É uma pena.
Rafael Reinoldes
A exigência da Anatel é bem pequena, precisa aparecer em algum lugar, na tela inicial a 'área local', algo como "VIVO 21", ou "Claro 11". O nome da operadora só é obrigatório se for diferente da sua. Essa exigência é pq se vc estiver num lugar sem sinal da sua operadora, ela poderia ter um acordo com a concorrente para vc fazer ligaçãoes pela antena da concorrente, o mesmo vale se vc for do rio (21), mas estiver em Paraty (24). Como a operadora pode te cobrar por esse tipo de uso, vc deve ter um aviso visual na tela do aparelho. É uma das regras de roaming.
Anderson Mansera
Eu experimentei um numa loja da TIM e ele estava puro, sem nenhuma intervenção da operadora. Aliás, que beleza de OS, hein?
Júlio Netto
Hahaha, isso sim seria uma ótima notícia!
Gabriel
Um amigo meu comprou hoje e garanto que é um belo smartphone, é um salto de maturidade impressionante do Android 2.3. Após ve-lo, as personalizações dos fabricantes me parecem piores ainda. Sempre achei que as interfaces personalizadas fossem interessantes porque o Android era muito cru, mas agora a TouchWiz (que acho bem feia) ficou risível perto do Android puro.
@best_and_marsh
Quem suporta cada versão conhecida: mysid - Supported by Google yakju - Supported by Google yakjukr - Supported by Samsung yakjusc - Supported by Samsung yakjuux - Likely Samsung yakjuxw - Supported by Samsung yakjuzs - Likely Samsung Pelo jeito, não será atualizado diretamente pelo Google. Era meio óbvio! Gambiarra, aí vamos nós!
@yagogabriell
No minimo..
Caio Alexandre
Será que as atualizações que sairão pro Galaxy Nexus sairão simultaneamente pro Galaxy X?
Filipe Rodrigues
Será que a Samsung Brasil vai capar o Gorilla Glass como fez no S2 que só o importado tem?
Yangm
Engraçado, meu Quench veio com widget de operadora nenhum (mas veio com yahoo sendo pesquisa padrão o.O).
@burnermanx
O widget pra mostrar informação da operadora é uma exigência da Anatel para homologar o aparelho aqui.
Breno Caldeira
Eu prefiro uma garantia de que o preço não sofreria modificações pro Brasil
@OneLag
http://goo.gl/l2av6 "Ele vem com a yakjuvs que não é atualizada pelo Google, mas sim pela Samsung (Sao poucos os aparelhos que sao atualizados direto pelo google, a maioria vem com uma versao atualizada pela Samsung devido a diferenças regionais. Geralmente sao pequenos fixes que a samsung faz entao a versao vem bem rapido. Vamos ver se isso será verdade na versao brasileira). Essa é a principal diferença. Em outros países geralmente demora 1 semana a mais para ser liberado após a liberação da versão pelo Google. Enfim, a troca seria apenas para ter uma atualização mais rápida."
Vegetando
Sim... Há modificações feitas pela Samsung, ainda que pequenas. Até onde notei, widget para mostrar informações sobre operadora e manual em português do Brasil, mencionando Galaxy X ao invés de Galaxy Nexus.
Yangm
Vai, vou comprar um.
@OneLag
Thanks tecnoblog pela graça alcançada, hahaha. Essa pequena informação faz toda a diferença na hora de optar por um telefone assim tão caro.
@OneLag
vai?
luizalbertotj
isso é bom. Porém isso não vai diminuir o interesse das operadoras em comercializar o aparelho?
Yangm
FFFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUU... Vai precisar de gambiarra em casa para virar.
Pedro
Respostas sempre levam a mais perguntas! hahaha
Vegetando
Captura do aparelho vendido pela Tim: http://img829.imageshack.us/img829/146/screenshot2012022612323.png
Yangm
É o Yakaju (que recebe os updates primeiro, do Google), ou vai precisar de gambiarra em casa para virar?