Para criar aplicativos Android é necessário ter um ambiente de desenvolvimento Java, que é a linguagem em que os aplicativos são feitos, além da kit de desenvolvimento da plataforma. Como existem vários ambientes disponíveis e a SDK é multiplataforma, é possível desenvolver no Windows, Mac OS e Linux. Um aplicativo liberado hoje estende ainda mais as possibilidades de plataforma ao permitir que programadores criem aplicativos, vejam vocês, direto do Android.

Trata-se do AIDE, que quer dizer Android Java IDE (Integrated Development Environment). Ele contém todos os elementos e bibliotecas básicas para criação de aplicativos Android, e conta também com autocompletar de código, verificação de erros em tempo real, formatação e também compilação e execução de APKs. E tudo isso sem sequer exigir que o aparelho seja rooteado.

Compilar um aplicativo Android num tablet Android: Inception! | Clique para ampliar

O aplicativo é gratuito e está disponível no Android Market desde já. Ele pode não ter cacife o bastante para aplicativos mais complexos e que exigem importação de bibliotecas externas, mas está disponível para tablets e smartphones rodando ao menos o Android 2.2.

Com informações: Android Police. Dica do Thales via Twitter. Valeu, Thales!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo de Tarso
Olá Lucinei, quais os aplicativos que você usa para sincronizar o código fonte com o Windows / Eclipse? Dá para sincronizar com o Windows / Android Studio? Valeu
Samuel Alberto
https://www.youtube.com/playlist?list=PL3BJq88Ye1qbtrJBSe-F2ifTVXQwBJT9J
rogermarroni
Olá pessoal, td bem? Para quem busca resultados lucrativos nas vendas de seus aplicativos. Segue a dica de 3 vídeo aulas ensinando 7 erros que você pode estar cometendo ao desenvolver seus app's. Link da vídeo aula: http://cestadeconhecimentos.com.br/cc/vdeo-aula-aplicativos-lucrativos/ Forte abraço e bons estudos!
Leonardo Santos
Alguém Para Me Ajuda A Progamar Em Java ?
Renatto Leite
Alguém Pra Me AjuDa A Progava Em Java ?
Nicholas Klahold
Não entendi muita coisa! pesquisando...
Alexandre Marins
Bom dia. Vi os comentários e digo gosto muito do AIDE. Vi que um dos comentários o usuario diz que com alguns programas ele consegue sicronizar o codigo com o do eclipse, quais programas são estes? Outra duvida alguem conseguiu usar biblioteca externa neste AIDE?
Pedro Santana
tenho esse app instalado no tablet, mas Não estou conseguindo usar, ... Não sei porque ,mas os projetos Não ficam em formato apk. e presiso alguma outra ferramenta?
Lucinei Robson Loch
Bom dia, sobre essa solução estou utilizando desde de janeiro em um tablet Asus Transformer Pad TF101, devo dizer que ele é muito bom mesmo, e com alguns aplicativos adicionais realizo a sincronização do código fonte com o computador Windows e uso o Eclipse, e ambos ficam compartilhando os códigos fontes. O mais legal de tudo isso é surgiu uma ideia posso experimentar na hora, bastando abrir o tablet e aplicar, e ele elimina todas essas camadas no windows como instalar JDK e SDK mais emulador e ADT
bruceandre
muito legal um programador poder programar em qualquer lugar
sobrinhosj
o proximo é um decompilador de apk for android
Trip fun
Conheça o mais novo aplicativo Android: http://www.youtube.com/watch?v=661SgeKIRaA&feature=plcp
Diego Duarte
Num é que rodou belesma no meu tablet xing-droid? O problema é que tô até agora tentando entender como q funfa XD
@LBKatan
Dois caras falando coisas sem noção. O fato de um cara ser bom programador independe se ele gosta de iOS ou Android, porra! Briguinha boba essa.
@LBKatan
Essa é uma das soluções. Cada um pode fazer como achar melhor. O da Asus parece muito bom, ainda mais por causa desse teclado. Mas, talvez eu usasse meu Coby, com teclado virtual mesmo, só porque não preciso gastar a mais. =)
Exibir mais comentários