9 sites para aprender a programar de graça

Conheça 9 sites que fornecem todas as ferramentas necessárias para você aprender a programar de graça, em várias linguagens

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 9 meses
Free-Photos / programação / Pioxabay / aprender a programar

Aprender a programar é mais fácil hoje em dia, basta ter um computador e acessar um dos muitos sites que oferecem cursos gratuitos. Existem desde os mais técnicos, para profissionais, até os extremamente simples, que miram crianças e jovens e quem está começando na área. Conheça 9 sites para você aprender a programar de graça.

9 sites para aprender a programar de graça

1. Khan Academy

Khan Academy / aprender a programar

A Khan Academy (khanacademy.org) é uma universidade online totalmente gratuita, que oferece os mais diversos tipos de cursos, desde o supletivo a especializações, inclusive emitindo certificados válidos em instituições de ensino, em diversos idiomas.

O curso de programação oferece vários níveis e ensina linguagem como HTML e CSS, SQL e JavaScript, entre outras. Para iniciantes, o curso Hora do Código ensina noções básicas, com programas atraentes até para as crianças e adolescentes.

2. CodeCademy

Codecademy / aprender a programar

O CodeCademy (codecademy.com) é um site de cursos totalmente voltado para programação, contendo várias linguagens divididas em diversos módulos. Embora boa parte do site esteja em inglês, há uma grande quantidade de conteúdos em português.

Conta com cursos bem interativos de HTML e CSS, Python, JavaScript, Java, SQL, Ruby, PHP, C# e outras linguagens de programação e é gratuito, mas há uma modalidade de aprendizado paga que oferece conteúdos exclusivos e suporte da comunidade.

3. Coursera

Coursera / aprender a programar

Assim como o Khan Academy, o Coursera (coursera.org) conta com uma série de cursos gratuitos, preparados por instituições de grande porte, de universidades a empresas como Stanford, Cisco, Intel e etc., incluindo algumas do Brasil, como USP, Unicamp e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), entre outros. Conta com cursos de Python, Java, PHP, desenvolvimento de apps para celulares (iPhone ou Android) e é gratuito.

4. Code.org

Code.org

O Code.org é uma ONG voltada ao ensino de programação nas escolas, principalmente para crianças (é dela o projeto Hora do Código), que é financiada e apoiada por quase todas as principais empresas de TI do planeta. Os cursos não são de alto nível, contam com módulos que usam Scratch (programação em blocos) e dão noções mais simples.

5. MIT Open Courseware

MIT Open Courseware

O MIT Open Courseware (ocw.mit.edu) oferece todos os cursos de graduação e especialização do MIT online, que podem ser acessados livremente em inglês. Você tem a opção de fazer cursos introdutórios de linguagens como Python, Java, C e C++ e outras ou até Ciência de Dados, ou completar uma graduação inteira com direito à certificação.

6. Programaê!

Programaê!

O Programaê! (programae.org.br) é um braço do Code.org no Brasil, servindo para divulgar as iniciativas da ONG e também para reforçar o ensino de programação gratuita nas escolas, sendo igualmente voltado principalmente a crianças e jovens. Ele funciona como um complemento também do CodeCademy, usando ferramentas do site e traz um grande número de exercícios simples e intuitivos. O acesso é gratuito.

7. Code School

Code School

O Code School (codeschool.com) traz um grande número de cursos de linguagens como HTML e CSS, JavaScript, Ruby, PHP e Python, além de Bancos de Dados e iOS, sendo organizada em níveis e habilidades. Você escolhe a trajetória que deseja estudar, pratica o que aprendeu e acumula pontos. A plataforma é mista, com cursos gratuitos e pagos.

8. edX

edX

O edX (edx.org) é uma iniciativa conjunta do MIT com a Universidade de Harvard, que também conta com o apoio de outras instituições de ensino e empresas de grande porte, como a Microsoft. Não traz apenas cursos de TI, mas possui um vasto catálogo de módulos de linguagens como C#, JavaScript, Pyhton, Ruby, HTML e CSS, em inglês.

9. Code Avengers

Code Avengers

O Code Avengers (codeavengers.com) divide os cursos em habilidades, separando-os em três perfis: crianças e jovens (que estão começando a programar), profissionais (os que desejam melhorar suas habilidades) e professores (que precisam de ferramentas especializadas. O site possui conteúdos em inglês e português de Portugal e cursos de linguagens como HTML e CSS, Python, Javascript e jQuery, além de Desenvolvimento de Sistemas, entre outros. A plataforma é mista, possuindo cursos gratuitos e pagos.

Receba mais sobre Khan Academy na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados