Agora há pouco pintou a atualização para o iOS 5.1 no meu ultrapassado iPad 2. Antes de autorizar dos pouco mais de 206 MB eu dei uma lida básica nas modificações previstas no software (algumas delas anunciadas hoje durante o evento que nos apresentou o novo iPad) e pude perceber uma grande novidade que a companhia se furtou de comunicar publicamente durante a grande festa para o tablet renovado.

Veja só: agora é possível escolher as fotos presentes no Photo Stream e apaga-las diretamente do dispositivo móvel!

Até que enfim

É difícil crer que demorou tanto tempo para a Apple percebeu que os usuários precisariam de um recurso simples para apagar as fotos que a companhia manda para a sua nuvem chamada de iCloud. Beleza, pode fazer o backup automático de todas as imagens feitas em um iPhone, iPad ou iPod Touch.

O funcionamento do Photo Stream em tese é muito interessante e inteligente (para quem usa todos os produtos da Apple). Ele pega as imagens feitas em qualquer iDispositivo e as replica nos demais, de modo que o seu acervo fotográfico esteja sempre atualizado. Há regras que preveem que as fotos fiquem armazenadas ali por 30 dias e depois desapareçam caso o usuário não a mova para um álbum propriamente dito (uma fora de forçar a organização).

Pelo menos no meu uso do iCloud havia muitas imagens que eu não queria na nuvem porque uso rapidamente para escrever um artigo no Tecnoblog ou subir para o Twitpic (sim, uso a câmera do iPad para isso quando necessário — pode me julgar) e depois já não tem mais uso. Antes eu precisava esperar o tempo de vida da imagem na nuvem chegar para tê-la removida do meu dispositivo. Algo tão incômodo que eu desativei o iCloud no meu iDispositivo.

Um detalhe tão bobo que a Apple deixou passar. Pois agora você tem pelo menos um motivo para fazer o update para o iOS 5.1.

Nota anti-hater: pode ser que alguns leitores achem essa detalhe desimportante na atualização do iOS. Conforme o artigo aponta, estou explanando a minha experiência de uso do Photo Stream. Não é uma regra. Não precisa me criticar por isso. O ponto principal é que, para parcela de usuários do serviço poderia ser incômodo. Não mais.

Atualizado em 08/03/2012 às 17h26.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados