Início » Jogos » Brasileiros estão entre os mais interessados pela tecnologia de games da Havok

Brasileiros estão entre os mais interessados pela tecnologia de games da Havok

País é o segundo no ranking dos que mais baixam o kit de desenvolvimento.

Avatar Por

Direto da GDC em São Francisco (EUA) — Havok é uma empresa irlandesa, comprada em 2007 pela Intel, especializada em tecnologia de última geração para games. Na quarta-feira (07/03) tive a chance de conversar com Brian Waddle, VP mundial de Vendas/Marketing e com Kristina Abadie, gerente global de Marketing pra conhecer mais de perto a expectativa da Havok com a próxima geração de games, a parceria recém fechada com a Nintendo pro Wii U e sobre a visão deles sobre o mercado brasileiro.

Não é de hoje que os olhos tem se voltado pra qual vai próxima grande novidade no mundo dos games. E não estou falando apenas de consoles, mas de toda a tecnologia que vem antes disso. De acordo com Brian, a Havok já está pronta há anos pra oferecer essa tecnologia, e que vai ser uma transição simples, tranquila e sem grandes novidades. Nas passadas, era preciso reinventar a cada transição e buscar novos caminhos. Agora, o caminho tem sido mais tranquilo, graças a um amadurecimento da indústria.

Havok Destruction 3

E pensando nesses próximos passos que na terça-feira passada (06/03) a Havok e a Nintendo fecharam uma parceria para o Wii U. Isso significa que as ferramentas de desenvolvimento da empresa irlandesa serão acessíveis para qualquer desenvolvedor que quiser já preparar algo pro novo console da Nintendo.

Por outro lado, a Nintendo chama mais atenção de jogadores mais hardcore, nicho que perdeu força com o Wii, por conta da Havok já ser conhecida por jogos de qualidade nesse meio, como Skyrim, Lost Planet 2, Halo, Half-Life 2, e BioShock, entre outros.

Algo que reparei em outras empresas fornecedoras de tecnologia é uma maior atenção para médias empresas produzindo títulos para mobile, XBLA e PSN. Perguntei a Brian como a Havok tem pensado nesse grupo e a resposta foi bem singela: é negociável. Além disso, o kit de desenvolvimento com a Havok Physics e Havok Animation está hoje disponibilizado gratuitamente no site da empresa e com termos que possibilitam pequenas empresas começarem antes de precisar de licença milionária.

Foi nesse momento que Waddle me surpreendeu ao comentar que o Brasil é o segundo país que tem mais baixado o kit de desenvolvimento da Havok já há algum tempo, e só tem aumentado a cada mês. O país ainda não tem produzido muita coisa na área, mas definitivamente tem muita gente querendo conhecer a tecnologia e quem sabe produzir games de alta qualidade por aqui. "É um mercado importante", diz Waddle. "Até o fim do ano quero ir até lá aproximar a Havok dos desenvolvedores brasileiros".

Vision Engine

Outra novidade da Havok é o lançamento no próximo trimestre a plataforma Web Vision. Diferente da Epic Games que vai usar Flash como sua plataforma de web ou da Unity que utiliza um player próprio, a Web Vision vai rodar em HTML5, o que pode gerar jogos compatíveis com qualquer navegador sem nenhuma instalação interna e possivelmente com uma performance mais eficiente.

Nota do editor: A GDC aconteceu entre 05 e 09/03. Chegou ao fim, mas o enviado especial Gus Fune preparou alguns artigos especiais que o Tecnoblog publica nessa semana. (Thássius Veloso)

Mais sobre: , , , ,