Início » Jogos » Brasileiros estão entre os mais interessados pela tecnologia de games da Havok

Brasileiros estão entre os mais interessados pela tecnologia de games da Havok

País é o segundo no ranking dos que mais baixam o kit de desenvolvimento.

Avatar Por

Direto da GDC em São Francisco (EUA) — Havok é uma empresa irlandesa, comprada em 2007 pela Intel, especializada em tecnologia de última geração para games. Na quarta-feira (07/03) tive a chance de conversar com Brian Waddle, VP mundial de Vendas/Marketing e com Kristina Abadie, gerente global de Marketing pra conhecer mais de perto a expectativa da Havok com a próxima geração de games, a parceria recém fechada com a Nintendo pro Wii U e sobre a visão deles sobre o mercado brasileiro.

Não é de hoje que os olhos tem se voltado pra qual vai próxima grande novidade no mundo dos games. E não estou falando apenas de consoles, mas de toda a tecnologia que vem antes disso. De acordo com Brian, a Havok já está pronta há anos pra oferecer essa tecnologia, e que vai ser uma transição simples, tranquila e sem grandes novidades. Nas passadas, era preciso reinventar a cada transição e buscar novos caminhos. Agora, o caminho tem sido mais tranquilo, graças a um amadurecimento da indústria.

Havok Destruction 3

E pensando nesses próximos passos que na terça-feira passada (06/03) a Havok e a Nintendo fecharam uma parceria para o Wii U. Isso significa que as ferramentas de desenvolvimento da empresa irlandesa serão acessíveis para qualquer desenvolvedor que quiser já preparar algo pro novo console da Nintendo.

Por outro lado, a Nintendo chama mais atenção de jogadores mais hardcore, nicho que perdeu força com o Wii, por conta da Havok já ser conhecida por jogos de qualidade nesse meio, como Skyrim, Lost Planet 2, Halo, Half-Life 2, e BioShock, entre outros.

Algo que reparei em outras empresas fornecedoras de tecnologia é uma maior atenção para médias empresas produzindo títulos para mobile, XBLA e PSN. Perguntei a Brian como a Havok tem pensado nesse grupo e a resposta foi bem singela: é negociável. Além disso, o kit de desenvolvimento com a Havok Physics e Havok Animation está hoje disponibilizado gratuitamente no site da empresa e com termos que possibilitam pequenas empresas começarem antes de precisar de licença milionária.

Foi nesse momento que Waddle me surpreendeu ao comentar que o Brasil é o segundo país que tem mais baixado o kit de desenvolvimento da Havok já há algum tempo, e só tem aumentado a cada mês. O país ainda não tem produzido muita coisa na área, mas definitivamente tem muita gente querendo conhecer a tecnologia e quem sabe produzir games de alta qualidade por aqui. “É um mercado importante”, diz Waddle. “Até o fim do ano quero ir até lá aproximar a Havok dos desenvolvedores brasileiros”.

Vision Engine

Outra novidade da Havok é o lançamento no próximo trimestre a plataforma Web Vision. Diferente da Epic Games que vai usar Flash como sua plataforma de web ou da Unity que utiliza um player próprio, a Web Vision vai rodar em HTML5, o que pode gerar jogos compatíveis com qualquer navegador sem nenhuma instalação interna e possivelmente com uma performance mais eficiente.

Nota do editor: A GDC aconteceu entre 05 e 09/03. Chegou ao fim, mas o enviado especial Gus Fune preparou alguns artigos especiais que o Tecnoblog publica nessa semana. (Thássius Veloso)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer
"Outra novidade da Havok é o lançamento no próximo trimestre a plataforma Web Vision. Diferente da Epic Games que vai usar Flash como sua plataforma de web ou da Unity que utiliza um player próprio, a Web Vision vai rodar em HTML5, o que pode gerar jogos compatíveis com qualquer navegador sem nenhuma instalação interna e possivelmente com uma performance mais eficiente." FINALMENTE CÉREBROS!!! XD
@LBKatan
Bom saber que eles estão vendo o Brasil. Acredito que o pessoal daqui tem potencial pra botar banca lá fora, num futuro próximo ou mesmo no presente. Quanto à engine, não cheguei a ver, mas o fato de rodar em HTML5 vai deixar muita gente feliz. Como eu ainda não sei como vai ficar tudo, continuo esperando o desenrolar da história. =)
Breno Caldeira
Que bruxaria é essa da Vision Engine? Oo Já cheguei a jogar Bastion via web, mas a parada tá ficando cada vez mais séria.
Gaba
"... possivelmente com uma performance mais eficiente." Isso depende do PC hahaha, se for um PC da Xuxa, ou um furreca, já era...
Gobbo
Muito mais espertos que a Unreal Engine 3 no flash... HTML 5 é o futuro... ou o presente?
Bestknighter
Não os conhecia mas achei bastante interessante. Entrando no site e talvez até baixando os programas gratuitos para ver como são.