Atualmente a eficiência da energia solar depende quase que exclusivamente do posicionamento com que os painéis são dispostos em relação à quantidade de luz que incide sobre as células. E também nunca é um projeto simples, nem barato, embora esse segundo item não seja problema para um iKebatista. Uma fabricante japonesa quer acelerar o tempo dessa tecnologia; e eles conseguiram causar uma excelente impressão. 

Sphelar, células inovadoras com captação multidirecional

Chamada Kyosemi, a empresa é inventora (e detentores da patente) das chamadas células solares micro-esféricas (SMSC), uma nova tecnologia de captação de energia por meio da luz do Sol. A diferença das SMSCs e as células de hoje está no fato de que elas podem capturar a luz a partir de diversas direções, sem a necessidade de estudos de posicionamento.

Parte do que se gasta hoje para otimizar a eficiência das atuais células solares envolve a instalação de motores de reposicionamento dos painéis, de maneira que o conjunto possa acompanhar automaticamente a movimentação do sol e a incidência dos seus raios desde as primeiras horas do dia. Ou isso, ou você se converte num eco-tolo que gasta montes de dinheiro e fica no escuro/frio.

Formato alternativo das Sphelars

Não só as SPHELARs (seu nome comercial) resolvem este problema barateando significativamente os custos de uma instalação, mas elas também mostraram um rendimento bastante superior aos painéis atuais.

O conjunto é formato por um núcleo em alguns formatos possíveis (esféricos, curvos, cúbicos, etc) contendo centenas de microcélulas solares esféricas que são distribuídas sobre a peça. Além da energia solar, as novas células também capturam energia proveniente da luz refletida de outras células, aumentando ainda mais o aproveitamento.

As boas novas são duas: primeiro é o preço. As SMSCs não são mais caras que os painéis solares planos que vemos sobre os telhados enjoadinhos de Alphaville. Pelo contrário. A outra é que o plano atual prevê um escalonamento que deve converter o produto atual em um modelo adequado o bastante para ser usado em smartphones e tablets em um curto espaço de tempo.

Pode levar um certo tempo até os seus amigos se acostumarem com seu novo celular. Talvez você tenha que aturar o apelido de Swarovski ou algo assim por um tempo. Vai passar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Patrik
Céticos são assim mesmo. Mas faz tempo que ouço essas notícias de que conseguiram melhorar muito a eficiência de células solares e até agora nada. Faz mais de 12 anos que ouvi falar de célula combustível e até agora nada. De vez em quando vem um maluco ou charlatão dizendo que consegue captar energia como mágica: http://www.agorasantaines.com.br/noticias/geral/empresarios-de-imperatriz-depois-de-anos-de-estudos-criam-sistema-revolucionario-de-geracao-de-energia-eletrica-limpa/2997. Sem contar que pra mim a forma desses painéis tinha que ser o oposto do que disseram ai.
Yangm
Eu não sei nada do assunto mas vou criticar mesmo assim.
Yangm
Fato.
@LBKatan
Não é tão óbvia assim. As mentes das pessoas funcionam de formas diferentes. Portanto, uma ideia que eu tenha, você pode passar a vida inteira sem nem imaginar aquilo. É por isso que temos tanto o "por que eu não pensei nisso antes?" Simplesmente porque nossa mente não foi condicionada a uma ideia daquela, por mais que ela seja simples. =)
diegod
Coitado é do menino que criou aquela forma de distribuição em forma de árvore... Ficou no chinelo. agora é uma geringonça.
Patrik
Eu estou cético quanto a isso. A curto prazo em preço mais baixo que as atuais e ainda mais eficiente? Duvido. E imaginar isso em smartphones chega a ser absurdo.
Disneyg
Previsão para vir ao Brasil: 2050, por 50% mais caro que as atuais porque é mais eficiente.
Gaba
Pois é, foi o que eu disse no segundo comentário...
Diego
Mas que a ideia é óbvia, isso é. Vide aquele garoto que fez uma árvore com as placas nos lugares das folhas.
@LBKatan
Eu não pensei nisso. =/ Mas já tive várias outras ideias geniais que guardo a sete chaves até que eu consiga recurso necessário para colocar em prática =D
@LBKatan
Lembrei disso também =D A ideia foi ótima, por mais que eu não saiba que fim tomou.
Gaba
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Yangm
Ou seja: quem teve a mesma ideia dessa vez não era um zé ninguém.
Yangm
Um cubo, só que triangular?
Gaba
É mas neste caso não está em jogo só a forma do painel, e sim as novas células!
Exibir mais comentários