Início » Aplicativos e Software » Ubuntu 12.04 continuará cabendo em CDs

Ubuntu 12.04 continuará cabendo em CDs

3 MB de espaço adicional.

Avatar Por

Boa notícia para os que compraram 200 tubos com 100 CDs cada em 2006 e hoje não sabem mais o que fazer com tudo isso: apesar de muita discussão em torno do assunto, a Canonical confirmou que o Ubuntu continuará cabendo nos minúsculos 700 MB de um CD. Bom, tecnicamente, teremos um pouco mais de 700 MB.

Vai caber

A notícia pode parecer esquisita, mas no começo das discussões sobre o Pangolim Preciso (codinome do Ubuntu 12.04), surgiu a ideia de aumentar o tamanho do ISO para no mínimo 750 MB, o que tornaria a gravação em CDs inviável, mas permitiria incluir mais pacotes e programas na instalação padrão.

Depois de muita discussão, foi decidido que sim, o Ubuntu continuará cabendo em um CD, mas com uma pequena (mesmo!) diferença. Quem explica é um desenvolvedores do Ubuntu, Stéphane Graber (tradução livre):

“Ubuntu 12.04 ainda vai caber em CDs. A única alteração que feita é na verificação do tamanho exato do CD. Em vez dos antigos 700 MB, agora consideraremos 703MB, já que descobrimos que quase todos (se não todos) gravadores de mídia e ferramentas de gravação aceitam essa diferença.”

Para quem não sabe: tanto CDs quanto DVDs possuem um pequeno “limite de segurança”, um espacinho extra na mídia, além do tamanho normal.

Tanto o aumento de míseros três megabytes quanto a teimosia da Canonical em manter a ISO pequena podem parecer absurdo, mas para tudo há uma explicação: com esses 3 MB a mais, há muito mais espaço para os desenvolvedores incluirem pacotes extras (alguns pacotes contém apenas arquivos de texto pequenos) possibilitando assim adicionar (ou substituir) programas que até o momento ficavam de fora.

E, por outro lado, manter a distro pequena torna o download mais rápido e fácil mesmo em locais com conexão precária à internet. Assim, é possível instalar toda uma rede de computadores com Ubuntu mesmo em uma vila da África ou no meio do sertão brasileiro.

Além do mais, convenhamos, o que a Canonical consegue fazer com apenas 700 MB deveria servir de exemplo para outros desenvolvedores — não apenas de software livre.

Com informações: OMG! Ubuntu

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Edwilson Almeida Ramos
O preço de um CD aqui onde moro tem o mesmo valor de um DVD, portanto se aumentarem o tamanho do pacote, não vejo problema algum.
gabriel
O Debian se você baixar os 8 dvds ou 52 cds você tem todos o programas do repositorio O.o
Victor
Eu vou baixar quando sair =D Aqui deve baixar 700mb em mais ou menos 3 ou 4 horas no MAXIMO.. Eu uso Mac OS X e Ubuntu 11.10 .. Vou realizar meu sonho no final deste ano.. Vou ter os tres sistemas operacionais mais populares e atualizados!! Mac OS X Mountain lion (quando sair vou atualizar para ele), Ubuntu 12.04 (ta pertinhoo !!) E vou comprar o Windows 8 e fazer um dual boot no meu PC (Ubuntu-Windows) :D
wilson
olha falando em linux,sendo 700mg ou mais ,mas o ubuntu é a melhor versão atualizada,não fica para trás como muitas ai,parabéns canonical pelo este sistema operacional,uma internet de um mega abaixa a versão de linux rápido,a minha é compartilhada com outros pcs e é rápido,e tenho 1 mga, vamos espera ubuntu pangolin,a versão oficial para downlods ? boa sorte.
Felipe Marinho
Mesmo assim essas coisas são inúteis, tem muita gente que nem usa isso e nem sabe que vem no Windows.. Caso eu precise usar algum recurso desse, prefiro instalar um progama como o Team Viewer. E muitos outros que são bem melhores que os que vem no Windows
@mos_axz
Se você precisa de algo de uma versão do Windows, não adiantaria muita coisa se eles retirassem isso do windows pra diminuir o tamanho, pra você baixar o resto por fora...
ShinMagus
O Home Premium não tem Remote Desktop. Eu sei que existem várias alternativas, mas enfim...
Igor
Ele não é um pangolin, é um tatu bola hehehe mas blz entendi a intenção agora.
@LBKatan
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pangolim =D Eu também não sabia.
@LBKatan
Na verdade é "Pangolim". =)
Igor
O que esse pokemon tem a ver com o artigo ? O_O
Yangm
Mas os idiomas ocupam um espaço que poderia estar sendo usado por pacotes, é ai que eu quero chegar...
Breno Caldeira
A Canonical não diz que o CD e DVDs são iguais, ela só diz que a diferença é basicamente a inclusão dos pacotes de idiomas. Com isto, pode ser que ela pode incluir alguns pacotes (diferentes de idiomas) que não estejam no CD. Eu particularmente acredito, apesar de não poder dar certeza, de que o DVD possui algumas coisas além do idioma de diferença.
Yangm
Alternate CD = Sem interface Gráfica durante a instalação (se eu me lembro bem) DVD = É o mesmo conteúdo do CD só que com todos os languages packs Sever = Nem preciso explicar. Minha proposta é outra, amigo.
Almy Fróes
Pingolim preciso q nome mais bizarro pra ums sitema...acho q o programador pensou em algo que ele precisava no momento
Exibir mais comentários