Início » Internet » SXSW: Sem-teto viram pontos de acesso Wi-Fi

SXSW: Sem-teto viram pontos de acesso Wi-Fi

Avatar Por

Direto do SXSW em Austin, Texas (EUA) – No começo dessa semana uma ação de marketing gerou bastante polêmica na porta do Centro de Convenções de Austin, principal local aonde ocorre o Festival SXSW. A Home Front, ONG de apoio aos desabrigados de Austin, em conjunto com a BBH, grande agência de publicidade, distribuiu pontos de acesso Wi-Fi com tecnologia 4G para 13 sem-teto, que passeavam com camisas dizendo que cada um era um ponto de acesso humano a internet.

A ideia da campanha é gerar mais alerta sobre o problema dos sem tetos de uma forma criativa e resolvendo uma questão que é a dificuldade de acesso a internet nas ruas.

Crédito: hardlynormal.posterous.com

Para conseguir acesso à rede, bastava enviar uma mensagem de texto SMS a um dos números mostrados na camisa de um dos “pontos de acesso humanos” para receber o nome da rede e a senha. Uma vez logado na rede, aparecia a opção para poder pagar via PayPal uma gorjeta ao dono do ponto. O grupo em uma nota avisou que não ficava com nenhuma porcentagem do que era pago aos sem-teto participante.

A grande controvérsia em cima da ação é em ela ser ou não uma forma de exploração desses moradores sem teto. Pelo que pude observar de alguns que passei perto durante o dia, achei todos muito empolgados, alguns inclusive cantando, para que as pessoas que passavam acessassem a rede e conhecessem um pouco sobre a iniciativa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alisson E Silva Barbosa Barbos

Ideia legal, mas sempre tem um imbecil querendo melar com suas teorias...

@LBKatan
Acredito que sim, mas depende de onde for. Não são todos os eventos que deixam os moradores de rua por perto. Normalmente tem um movimento de "limpeza" antes de qualquer coisa. =/
Vanessa
nota 10 pra quem elaborou essa idéia. será que aqui daria certo?
@geraldoprotta
Como pode ser chamado de exploração, se o principal beneficiado é justamente o morador de rua?
Marcelo
Exploração dos sem teto? Exploração é deixar os sem teto na rua, isso sim!!! Achei bem bacana, isso. É uma ajuda mútua.
ZiiP
Exatamente! Você disse tudo! Abraço
@salgadonovaes
Maravilha! É uma forma deles se sentirem úteis e serem notados pelas outras pessoas. Publicidade sem futilidade...
@LBKatan
Realmente. Acho que, por mais que confiemos em uma empresa, é bom doar cara-a-cara. Dá pra ver a reação da pessoa, parece que as esperanças se renovam. Se bem que, pelo sorriso nessa foto aí, dá pra acreditar que ele está com as esperanças renovadas também. =D
ZiiP
Gostei demais da iniciativa...eu doaria pouco no paypal....mas em compensação doaria uma quantia maior diretamente a eles. Assim saberia que a grana não seria desviada. Mais uma vez....muito boa a idéia.
@weullers
Muito boa a estratégia. E ainda levanta uma renda pra galera que tá precisando. Ponto pra agência.
Gaba
Forma criativa de ajudar os sem tetos... bem legal!!!
@LBKatan
Eu gostei muito da iniciativa. Acaba aproximando as pessoas da realidade. Imagina o cara lá, com seu caríssimo macbook, e, para acessar a internet, ele vê que precisa de um sem teto. Isso acaba fazendo as pessoas refletirem. Quem sabe até elas não pagam mesmo uma gorjeta pro cara?