A Microsoft Research, divisão de pesquisa da gigante dos softwares, mostrou um novo sistema de tradução capaz de converter falas para outros idiomas, e, melhor ainda, que usa a própria voz do usuário ao entregar os resultados. De acordo com a MS, o programa preserva “o sotaque, timbre e entonação” para fazer traduções para 26 idiomas.

Ainda um protótipo, a novidade foi apresentanda durante a MS Research Tech Fest 2012, que aconteceu na semana passada. O programa foi desenvolvido nos laboratórios da companhia em Pequim, na China, e mostrado pelo chefe de pesquisa Rick Rashid e pelo engenheiro Frank Soong.

Assista abaixo ao vídeo (em Silverlight):

“Fazemos o reconhecimento da voz, a tradução e entregamos resultados em fala, usando a própria voz do usuário”, explica Soong. Uma vez no mundo real, a invenção pode ser instalada em smartphones para fazer traduções simultâneas de conversas telefônicas ou ser um assistente para turistas desavisados e estudantes.

Para ser usado, é necessário que cada pessoa faça um “treinamento” de cerca de uma hora de duração, que permite que o programa construa um modelo de voz que será usado nas traduções. Este processo permite que o programa capte todas nuances e detalhes da voz. Apesar da anunciada compatibilidade com 26 línguas, apenas as versões em inglês, espanhol e chinês foram apresentadas até o momento.

Aos interessados, ainda não existe uma data para que o novo tradudor chegue ao mercado.

Com informações Microsoft, Slashgear

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados