Hoje, a moda é envelhecer e muitas vezes até estragar o modo como as pessoas tem enxergado o mundo mais de perto através de seus smartphones. Há quem adore e há quem odeie.

Pessoalmente, não considero fundamentalmente fotografia o ato embelezar fotos mal tiradas com Instagram, PicPlz, etc, por meio de dezenas de filtros “enfeiadores” — mesmo que seja ultra divertido. Mas isso é pessoal e a fotografia vai bem além de meramente opiniões.

Equipamentos profissionais para macro imagens por exemplo, costumam ser mais caros, exigem um pouco mais de conhecimento sobre fotografia, assim como um bom resultado é produto direto do emprego da técnica adequada e de se não inventar muito.

Mas quem disse que você precisa gastar muito para ir até mesmo além do macro. Que tal você utilizar esse seu smartphone e tentar uma imagem de micro foco? Sim, esse aí mesmo.

Por quanto? De graça.

Importante: Se você repetir o experimento abaixo, não me venha depois com emails lacrimosos dizendo que a câmera do seu smartphone pifou porque entrou água dentro. Sim, isso mesmo. H2O. Água.

Dito isso, vamos à lista de equipamentos que você precisará:

  • 1 smartphone com uma câmera minimamente decente
  • 1 gota d’água

Na imagem abaixo você vai ver uma caneta simples com uma gota colocada na sua extremidade.

A razão de você usar uma — ou qualquer outro objeto capaz de posicionar a gota na lente do smartphone — é bastante simples: você precisa coloca-la lá com o smartphone virado para baixo, já na posição para tirar a fotografia.

imagem: uma caneta qualquer, com uma gota de água na ponta ([email protected])

Ou, se quiser, pode tentar um conta-gotas em cima da lente e depois passar o resto do mês tentando virar o smartphone para fotografar. 😀

O próximo passo é tirar a foto. A imagem deve entrar em foco com aproximadamente 1,5 centímetros de distância entre a lente e o objeto que você quer capturar. Pode ser ainda mais perto, dependendo da lente do seu smartphone.

Um detalhe é que a gota evapora muito rapidamente, portanto, seja prático e breve. As imagens abaixo foram tiradas com meu iPhone 4, cuja câmera não é lá grandes coisas, na cozinha do meu escritório, sem qualquer tipo de tratamento e com luz natural.

Fico a imaginar o que poderia sair de um Nokia N8 (Carl Zeiss) ou de qualquer outro com algo além de 5 megapixels e todo o hipsterhype que pode existir em um único aparelho.

Confira:

imagem: micro à esq. macro à dir. | vaso de mini bonsai ([email protected]) - clique para ampliar

imagem: o garfo do almoço de hoje ([email protected]) - clique para ampliar

imagem: sete sementes de gergelim ([email protected]) - clique para ampliar

Seria legal se você enviasse links com os resultados que conseguiu obter.

Se você decidir tentar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@WaanGomes
Acreditem ou não, essa imagem foi feita com um BlackBerry 8520: http://i.imgur.com/Yu6gr.jpg Sem mais nem menos, sem zoom e nem efeitos...
@filipel
Meu experimento com um Samsung Omnia W e meu teclado do trabalho! :) http://goo.gl/YwTPT Muito Legal!
@DavidFreitasBR
Legal, vou tentar :D
@thiagomarzano
Nossa, o rapaz se prontifica a fazer um post com uma curiosidade interessante e o povo saca todas as pedras para atirar nele Isso é só uma brincadeira, ninguem aqui está num site cientifico especializado no assunto.
@LBKatan
Cara, com câmeras amadoras dá pra fazer imagens muito bacanas, mas amadoras mesmo. Eu, de vez em quando, faço algumas coisas assim. Ainda é mais "sério" do que essa "lente" de água do post. O post é mais por curiosidade, queimar um pouco do tempo livre, ou da produtividade =D
Forbidden_404
Não irei tentar... simplesmente por preguiça haha mas gostei da ideia.
Patrik
Realmente não é para levar a sério. Vi as fotos que postaram e os resultados até impressionam mas nada que seja realmente aproveitável. É mais uma curiosidade mesmo. Mas nem considero minhas fotos com minha câmera amadora uma coisa séria. Pra mim sério mesmo seria uma DSLR com lente macro, tudo profissional. Um dia chego lá.
Patrik
Meu antigo feature phone tira fotos nítidas com macro a 10cm. Meu atual smartphone também. Minha câmera digital diz fazer a 2cm, mas posso quase encostar que não perde foco. Creio que nenhum celular/smartphone consiga macro bom a menos de 10cm Acho muito útil o macro para tirar fotos de texto, como um scanner. Mas hoje a grande maioria dos feature phones não possuem mais macro, apenas câmeras de até uns 3MP com foco fixo, até razoáveis, mas péssimas para perto. Antes tínhamos os camera-fones. O Pixon da Samsung tinha 12MP, mas era apenas um feature phone, e muito caro. Câmera boa em celular custa caro, já não faz sentido uma boa câmera em celular sem ser smart. E hoje to meio sério mesmo. Mas daqui a pouco vou brincar de tirar fotos com a lente macro feita de água.
@LBKatan
Interessante. Vou tentar com meu dumbphone aqui e ver como ficou. Gostei muito da imagem do garfo também =D
@LBKatan
Ah tah... Mas acho que a ideia era fazer no telefone. E acho que também não é nada pra ser levado a sério. Mas, é o que eu acho. =)
San Picciarelli
Puts, adoro essa puwrra.
San Picciarelli
Tem que chegar mais perto do objeto. Dependendo do smart, a gota quase (quase) o toca.
San Picciarelli
Seria interessante ver um feature phone tirar uma photo nítida a menos de 1cm de um objeto, sem zoom... E só para constar kids - odeio explicar a piada - se o caboclo acha que conseguirá ler amostras de DNA com um smartphone com a ajuda de um post sobre humor tecnológico... acho que ele conseguirá (mesmo sendo impossível). Vamos maneirar um pouco no Yakult, tomar um sol, dar umas risadas com os amigos, ok? Abraço.
Patrik
Horrível
Gaba
Estava pensando nisso kkkk
Exibir mais comentários