Início » Celular » Descubra como transformar o smartphone num microscópio

Descubra como transformar o smartphone num microscópio

Por

Hoje, a moda é envelhecer e muitas vezes até estragar o modo como as pessoas tem enxergado o mundo mais de perto através de seus smartphones. Há quem adore e há quem odeie.

Pessoalmente, não considero fundamentalmente fotografia o ato embelezar fotos mal tiradas com Instagram, PicPlz, etc, por meio de dezenas de filtros “enfeiadores” — mesmo que seja ultra divertido. Mas isso é pessoal e a fotografia vai bem além de meramente opiniões.

Equipamentos profissionais para macro imagens por exemplo, costumam ser mais caros, exigem um pouco mais de conhecimento sobre fotografia, assim como um bom resultado é produto direto do emprego da técnica adequada e de se não inventar muito.

Mas quem disse que você precisa gastar muito para ir até mesmo além do macro. Que tal você utilizar esse seu smartphone e tentar uma imagem de micro foco? Sim, esse aí mesmo.

Por quanto? De graça.

Importante: Se você repetir o experimento abaixo, não me venha depois com emails lacrimosos dizendo que a câmera do seu smartphone pifou porque entrou água dentro. Sim, isso mesmo. H2O. Água.

Dito isso, vamos à lista de equipamentos que você precisará:

  • 1 smartphone com uma câmera minimamente decente
  • 1 gota d’água

Na imagem abaixo você vai ver uma caneta simples com uma gota colocada na sua extremidade.

A razão de você usar uma — ou qualquer outro objeto capaz de posicionar a gota na lente do smartphone — é bastante simples: você precisa coloca-la lá com o smartphone virado para baixo, já na posição para tirar a fotografia.

imagem: uma caneta qualquer, com uma gota de água na ponta ([email protected])

Ou, se quiser, pode tentar um conta-gotas em cima da lente e depois passar o resto do mês tentando virar o smartphone para fotografar. 😀

O próximo passo é tirar a foto. A imagem deve entrar em foco com aproximadamente 1,5 centímetros de distância entre a lente e o objeto que você quer capturar. Pode ser ainda mais perto, dependendo da lente do seu smartphone.

Um detalhe é que a gota evapora muito rapidamente, portanto, seja prático e breve. As imagens abaixo foram tiradas com meu iPhone 4, cuja câmera não é lá grandes coisas, na cozinha do meu escritório, sem qualquer tipo de tratamento e com luz natural.

Fico a imaginar o que poderia sair de um Nokia N8 (Carl Zeiss) ou de qualquer outro com algo além de 5 megapixels e todo o hipsterhype que pode existir em um único aparelho.

Confira:

imagem: micro à esq. macro à dir. | vaso de mini bonsai ([email protected]) - clique para ampliar

imagem: o garfo do almoço de hoje ([email protected]) - clique para ampliar

imagem: sete sementes de gergelim ([email protected]) - clique para ampliar

Seria legal se você enviasse links com os resultados que conseguiu obter.

Se você decidir tentar.