Início » Curiosidades » Enciclopédia Britannica abandona livros e fica totalmente digital

Enciclopédia Britannica abandona livros e fica totalmente digital

Presidente da Britannica diz que não vê a Wikipedia como concorrente.

Avatar Por

Depois de 244 anos de história, oferecendo informações a estudantes e decorando prateleiras ao redor do mundo, os clássicos livros da Enciclopédia Britannica deixarão de serem impressos. O anúncio foi feito no final da terça-feira pela Encyclopædia Britannica Inc, editora responsável pela obra.

De acordo com a empresa, a partir de agora seus 120 mil artigos estarão disponíveis apenas em "meios digitais", como DVDs e planos de assinaturas.

Impressa desde 1768, a última versão da enciclopédia era composta por 32 volumes e podia ser comprada por módicos US$ 1, 4 mil (cerca de R$ 2,5 mil). Já seus planos mensais têm valores que variam de US$ 1,99 a US$ 4,99, enquanto a assinatura anual custa US$ 70.

Essa cena será cada vez menos comum

"A edição impressa se tornou difícil de manter e não é o melhor meio para entregar a riqueza de nossa base de dados e garantir nossa qualidade editorial", afirmou Jorge Cauz, presidente da Encyclopædia Britannica, à rede de notícias Reuters.

Ainda que afirme que a decisão não tenha nada a ver com a concorrência de Wikipedia e Google, Cauz reconhece a maneira que as tecnologias digitais afetaram seu negócio. "A Britannica foi uma das primeiras empresas a realmente sentir o impacto da tecnologia, 20 anos atrás, e temos trabalhado para nos adaptar, ainda que às vezes isso seja muito difícil", diz.

O executivo também comenta que não vê a Wikipedia como uma concorrente. "Não temos como falar de todos os personagens de desenhos nem sobre a vida amorosa das celebridades. Mas em troca nos focamos no que importa, sem ser tão grande, mas sempre correta em relação aos fatos", alfineta.

O melhor ano de vendas da enciclopédia foi 1990, quando 120 mil coleções foram vendidas, número que caiu para 40 mil unidades em 1996 e se manteve "em torno de 20 mil unidades" na última década. De acordo com a Britannica, ainda existe um lote de 4 mil enciclopédias a espera de compradores.

Com informações: Reuters, CBS.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Mossmann
Sempre quis ter a coleção completa em minha estante (estante que ainda não tenho :P)... Espero que mantenham uma versão impressa para que um dia eu possa comprar.
Felipe
me livrei das minhas a uns 4 anos.. 1969, desatualizada e carcomida. Infelizmente, hoje você precisa acompanhar a tecnologia. Pela qualidade que eles sempre proporcionaram, não deixarão a desejar jamais com sua edição digital. Mai simples de procurar e mais completa que qualquer outra. A salvadora de trabalhos escolares continuará firme e forte
@guyilherme
Na casa do meu pai tem uma dessas de 1987... Me ajudou pra caramba na escola... Muito legal... Uma amiga de minha irmã é fanática por livros. Ela quase entrou em combustão quando viu.
@LBKatan
Putz. Bate até aquela nostalgia. =D
@LBKatan
Por aí. hehehe =)
Breno Caldeira
Ao velho novo mundo, vc quis dizer, né?
@weullers
Meu sonho quando era moleque, era ter uma dessas em casa. Um dia, vendendo sorvete (sim, fui pobre pra carai), encontrei seis exemplares, meio carcomidos de traça da Britânica e mais três de outra enciclopédia (trens e aviões, serpentes e reptéis e outra, que acho que eram insetos ou algo assim), jogados na porta de um sebo! Acompanhou minha infância, mas não ressitiu ao tempo.
@car_alves
Eu imagino como deve ser ingrato vender uma enciclopedia impressa nos dias de hoje. O cidadao que vende isso vende até areia no deserto.
@LBKatan
Não é o fim. É o começo de algo novo. =D
@LBKatan
Fizeram bem. A tendência é isso mesmo. E eles ainda poderão investir em coisas que, nos papéis, não era possível, como som, vídeo, imagens de alta definição, links internos. Eles ainda foram muito fortes se mantendo com as unidades impressas. Seja bem-vinda ao mundo novo, Britannica. =)
Felipe Marinho
Triste fim.. :(
Gaba
Boa iniciativa. Sempre tem os saudosistas, então acho que poderiam apenas manter livros impressos sob encomenda, e cobrar um valor maior por isso. Seria legal também!
@mos_axz
E a Enciclopédia Galáctica? Vai sair pra download quando? Also, é uma boa idéia ter uma enciclopédia mais confiavel para comparar algumas coisas com a Wiki...