Início » Gadgets » Sony despreza câmera de 41 MP do Nokia PureView 808

Sony despreza câmera de 41 MP do Nokia PureView 808

Porta-voz da Sony diz que a tecnologia já estava no mercado há um ano.

Avatar Por

Ainda que boa parte das pessoas tenha ficado admirada com o sensor de 41 megapixels da câmera do smartphone Nokia PureView 808, anunciado no mês passado durante o MWC, ele despertou pouco interesse do pessoal da Sony. De acordo com o porta-voz da companhia no Reino Unido a tecnologia não é nova e já está no mercado há algum tempo.

"(Para nós) É bastante claro que se trata mais de um anúncio de desenvolvimento do que uma proposta para o mercado. Além disso, esta tecnologia não é nova. Nossas câmeras já a possuem há cerca de um ano", disse Paul Genge, porta-voz da empresa japonesa, ao site TechRadar.

"41 MP? Velharia"

Apesar de ser equipada com um sensor tão poderoso, a câmera do telefone finlandês não é capaz de tirar fotos com resolução de 41 megapixels. Na realidade ela usa sua força bruta junto com um "algoritmo proprietário de sobreamostragem" para oferecer maior definição para as imagens, além de permitir maiores índices de zoom digital, a exemplo do que fazem as câmeras da Sony.

"Sob esses aspectos a tecnologia não se destaca. Mas posso entender a atenção que a tecnologia chamou no mercado de dispositivos móveis", completa Genge.

Apesar de a Sony insistir que o PureView 808 seja apenas um anúncio tecnológico e não uma solução pronta para o mercado, a Nokia garante que o aparelho deverá desembarcar nas prateleiras da Europa no mês de maio, custando a partir de 450 euros (R$ 1.040).

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Berg Pancas
SI O LUMIA E UMA FARÇA POR QUE A SONY NÃO USA A TECNOLOGIA QUE ELA TEM I FAZ UM SMART MELHO.POR QUE A SAMSUNG JA TEM UM SOM NO MERCADO MAIS POTENTT NA FRENTE.
Julio Cesar Santos Soares
mt massa http://nokia.ly/1g2Jl9m
maucar
Inicialmente eu gosto mais de câmera fotográfica do que celular ou smartphone, mas quando vi/li a propaganda do Nokia N8 com 12MP eu já estava decidido em possuir um só aparelho, mas a grande decepção, os review da qualidade fotográfica foi e é simplesmente ridícula, no dpreviw as comparações com qualquer câmera compacta é muito grande. Será apenas estratégias de Marketing Digital??? Como uma câmera de 12MP (do Nokia N8) pode ser muito inferior uma câmera fotográfica de 8MP??? Só para enganar a gente??? E agora vem com 41MP mas não me atraiu nem um pouco, infelizmente eu vou aguardar melhores notícias sobre o resultado das imagens produzidas por ele. Nem mais adianta escrever: -"Com lentes Karl Zeis". Fica ruim essa.
Vejam e comparem essa primeira a nítida super granulação no N8:
http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1012&message=36554563&changemode=1
E agora vejam este review, a compacta tem só 10MP e é muito superior em qualidade de imagem, e o n8, sem qualidade nenhuma:
http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM
Infelizmente...
Raph4
Me refiro aos OS que mal dão traço em market share ou que já pararam de evoluir há alguns anos! Vide Symbian, além dos MeeGos, os "diferentes/novos" Symbian (Anna, Belle...) e Badas (no caso, mais Samsung) da vida.
Raph4
Nunca fui favelado e não foi a isto que me referi ;)
Ramon Melo
Inclusão digital dos sistemas operacionais.
Ramon Melo
Um amigo tem o Xperia Pro, mexi pouco mas achei um excelente aparelho, câmera ótima, dá uma surra na concorrência (Nokia E7, Motorola Milestone 3) e está surpreendentemente barato. Teve o PS Vita, que é tão genial quanto é caro. A imagem das TVs LED BRAVIA são as melhores LCDs do mercado (minha opinião, lógico).

Por fim, estou para comprar um Vaio que oferece todo o conforto e desempenho de um Macbook (pelo mesmo preço, inclusive), mas sem a encheção de saco da Apple. Enfim, essa é a minha experiência com produtos Sony. Se você teve experiências ruins, diz aí para a gente, talvez você salve alguns de nós de cair numa roubada.
@LBKatan
A Sony não falou nada disso. Eles disseram que o sistema não é novo, eles já usavam em câmeras, mas a Nokia fez bem em colocar nos telefones. Foi isso que o cara falou.
@LBKatan
Pra ter uma ideia de como o post foi feito com o propósito do mimimi, o cara da Sony fala ao TechRadar:
- "In that respect, it's not especially stand out, but within the mobile sector, yes it is, so I can understand why it's drawn an awful lot of attention,"
Praticamente "a tecnologia não é tão nova e não é tão especial no conceito de imagens, mas para celulares é sim."

A Sony já fazia isso em suas câmeras, mas eles respeitam a Nokia por ter colocado no celular dessa forma.

Post fail.
Junior-CPE
Este post é tao fanfarrao que criticou o cara pelo motivo errado, kkk

o cara quis dizer que esta tecnologia é antiga, mas anteriormente,
a propria sony parabenizou a sony pela iniciativa de usa-la em smartphones
de maneira tao eficaz, coisa que a propria sony (conhecida de tanto tempo
da mesma tecnologia) nao soube fazer.

resumindo: o post foi feito exatamente pra criar esse mimimi....
Junior-CPE
é que quando ele era favelado, ele usava esse sub-sistema-favelado no 1100 dele...
agora que ele virou da "elite", ele tem um xpéria, ui...

kkkk
Marcelo Maia
Me pareceu que a senhora Sony ficou com inveja, se não ficou, pelo menos se doeu.
Pois ao meu ver, se a câmera desse Nokia fosse tao despresível ou pelo menos "ultrapassada" assim, a Sony nem sequer teria o trabalho de responder o lançamento da empresa finlandesa com comentários negativos por parte dos seus dirigentes.
Marcelo Maia
Por que: "sub-sistemas-favelados"? É só uma pergunta.
Isac
Morro de rir dessas briguinhas bestas entre defensores de marcas.
Thiago Sabaia
Nunca ia comprar um celular desse, na câmera do iPhone eu já fico feio, imagina nesse Nokia com 41MP.
Forbidden_404
Hard users*
Forbidden_404
Eu só acho que notícia não falta, eu leio o Engadget, Gizmodo, Techcrunch... e eles tem seus artigos em que os escritores mostram claramente sua opinião sobre o assunto, mas em compensação, há diversos assuntos, sobre Samsung, sobre Tecnologia em geral, e quando eles fazem, eles respeitam, mesmo com um toque pessoal.

Eu não quero nada mastigadinho, nem quero disso aqui um forum para Users, eu não quero que o site se perca nessa e vire o Tecnoapple, claro, ué... o blog não devia ter opinião, mas sim seus escritores, só que parece que TODOS tem a mesma opinião, salvo o Paulo Graveheart que eu vejo falando sobre outras coisas, o Izzy Nobre, que mesmo sendo defensor da Apple, fala coisas muito interessantes, Gus e Trevis que falam sobre jogos... o Paulo Higa também, mas esses não costumam postar constantemente, enquanto os outros são altamente tendeciosos, acabam fazendo "deles" o blog, eu não estou reclamando especificamente de nenhum deles, eu só acho que QUANDO fossem falar de OUTRAS empresas que não sejam a de sua preferencia, que pelo menos eles mantessem um certo respeito quando forem falar de algo que não faz parte do seu gosto, eu procuro outras fontes sim, tive que fazer isso, e é realmente algo muito bom, mas eu não quero chegar num site que acompanho e ver um artigo sendo tendencioso no sentido de degradar a imagem da empresa sem motivo, se fosse algo válido como um produto que tenha fracassado, tudo bem, mas sobre declarações... pff, pelo menos interpretem de um jeito sério.
Eduardo Salles
Esse seu comentário pode se aplicar a qualquer blog de tecnologia grande da atualidade. Sempre tem alguém incomodado com a ?, sempre tem alguém pedindo mais Linux, Android, Satux...

Esses grandes sites precisam filtrar o conteúdo que vão publicar, tem muita coisa em jogo, conteúdo relevante. Muitas pessoas se acostumaram a achar que blog de tecnologia tem que ser iguais aqueles foruns e sites antigos, de "micreiros" (termo usado de maneira não pejorativa). Não é assim galera. NENHUM blog publica tudo do mundo de tecnologia, tem muita coisa irrelevante. Imagina quantos posts daria?

Mas tem pessoas que gostam das noticias miudas, e é por isso que existem os blogs de nicho. O fato dos grandes blogs (tecnoblog, gizmodo, engadget e por ai vai) não falarem bem do que você gosta e do que você quer não quer dizer que sejam ruins, é uma questão de escolher um que publique coisas que lhe agradem e boa. Live and let live.

Parem de ficar achando que blogs/sites não devem ter opinião, gente. Parem de querer ficar querendo tudo mastigadinho. E parem de dar uma de mimados e começar a bater o pé se o site não fala o que vcs querem ouvir. Leiam, procurem outras fontes, comparem, concordem ou discordem. Aprendam com as opiniões de outras pessoas e aceitem que sim, tem gente que ama a Apple e odeia o Android, e vice versa.
felipe
eu sei lá .. posso estar falando bobeira.. MAS
a tecnologia pode existir a mais tempo .. mas a nokia trouxe a tecnologia a um preço 'acessivel' para o 'povao' .. se fosse a sony q tivesse feito .. seria para um publico especifico e um cadim mais caro ..
@ErickRezende
Concordo nos dois pontos...

Qualidade e preço.
Forbidden_404
Sinceramente, eu sei que vocês tem opinião e tal, mas é chato ver como é "avacalhado" com as outras empresas, no podcast, só vejo gente usando Mac e iPhone, tudo bem, é questão de gosto, mas de uma forma ou de outra, vocês fizeram um blog para transmitir noticias, não sejam TÃO parciais assim, respeitem os seus leitores...

Eu uso Android, não tenho nada contra iOS e tenho uma forte queda pelo Windows Phone, mas é chato ver como o iOS é endeusado aqui, como os produtos da Apple são tão maravilhosos, é chato ver que num blog de tecnologia, Linux só aparece com "lançamento do beta do Ubuntu", "Ubuntu mais android"... Eu sou usuario Ubuntu, mas tem muito mais distros por aí, Elementary OS, Linux Mint, Fedora e outras.

Quando vocês usam essas palavras com outras empresas, chega um ponto que fica chato, Nokia esnoba, Sony despreza, Motorola isso, Samsung aquilo... mas Apple nada. Uma hora fica muito apelativo, sabe? O tecnoblog foi, de longe, o melhor blog/site que eu achei em 2011 e acabei virando leitor fiel, posso até não comentar sempre, mas instalei a extensão no chrome e estou sempre acompanhando, eu não quero que isso acabe por excessos por parte dos escritores do site (Por sinal vi até um proprio escritor do site reclamando sobre só falarem da apple), eu posso esperar demais do Tecnoblog, mas é por que sei que todos os que estão aqui tem capacidade para manter o nível alto do site se quiserem.
Alexandre
inveja mata... coitada da sony
Turdin
Olha, caros eu concordo.
Quanto a qualidade... Caiu, e muito =/
Ramon Melo
Vocês não têm intenções jornalísticas e abriram um blog de notícias? Começou errado hein...
Ramon Melo
Os produtos dela continuam tão bons e tão caros como sempre foram...
@LBKatan
E eu rindo alto aqui no trabalho huahuahuahua
@leossoliveira
Que o Nokia 808 é só uma amostra da tecnologia da Nokia nós sabemos, mas se a Sony fosse tão f#d% assim pelo menos conseguiria desbancar a câmera desenvolvida a 2 anos do N8 com a câmera de 12mpx do Xperia S.
@mapuche77
... É um fanfarrão, rs... O grande chamativo da Sony em tecnologia de sensor de imagem foi o EXMO-R, rs... A inovação? ele é retroiluminado... tecnologia que data de... 2007.

A propósito o sensor de 41 megapixel faz fotos em 38 (4:3) e 36 (16:9) megapixel... E não é possível usar 41 megapixel com lentes angulares, como é caso do Pure View... é preciso desprezar as bordas... afinal a lente é cilíndrica.
Tiago C. Araújo
Hahahahahahahahha muito bem pensado.
@roneamabile
Daqui a pouco um representante de Apple saltará de cima de uma árvore com uma patente em mãos gritando.. "é tudo nosso é tudo nosso.. ninguém vai vender nada"..
@oroshy
Eu não desprezo uma coisa porque ela não é nova.
Raph4
Hahaha boa jogada da Sony <3

Tenho um Xperia, saí de um Nokia e em se tratando de câmeras, não tenho a mínima vontade de voltar para um Nokia. Mais uma vez a Sony sendo mais realista que a Nokia, ufanista dos infernos nesse aspecto!

Aliás, se a Nokia tivesse juízo, teria abandonado essa meia dúzia de sub-sistemas-favelados que tentam empurrar nos celulares já há alguns anos.
Matheus Gasparin
Desculpe, mas jornal tem SIM opinião.
Rafael Marcon
É, acho que a combinação dessas duas notas em sequência deu uma impressão ruim, mesmo.
Mas confesso que eu não saberia escolher palavras melhores pra colocar nas chamadas.
@LBKatan
Legal é que saíram os dois posts juntos, da Nokia e da Sony, que ficou até parecendo briguinha. Mas os dois falaram com bastante propriedade. =D
@LBKatan
Verdade. É "CEO da Nokia esnoba" pra lá, "Sony despreza" pra cá. =D
@eduaxx
HAHAHAHAHA excepcional. Se fosse uma piadinha provavelmente seria verdade!
Rafael Silva
Raphael,
Quando um porta-voz declara algo em nome de uma empresa, cabe a nós interpretarmos como acharmos mais apropriado. No caso da Sony, o porta-voz disse que a tecnologia da Nokia "não é nada de novo", então ele desprezou o sensor sim.

E nem de longe temos intenções jornalísticas. Jornal é imparcial, nós temos opinião.
Raphael
Fico pensando, até quando vcs continuarão a usar termos como "despreza", "esnoba", "ignora" que eu tanto leio por aqui, ao fazerem citações de outras pessoas que por vezes vocês nem nunca viram pessoalmente.
Adoro o site, gosto das matérias, assino o feed mas acho tão impessoal para um blog com intenções jornalísticas usarem termos assim.
Turdin
#invejinha define, né Sony?

Agora voltar a fazer produtos bons como antigamente ( mesmo que os preços fossem exorbitantes ) ninguém quer...
Sid
"41 megapixels? Já vi no 9gag" diz porta-voz da sony