Já faz algum tempo que o Google colocou no Chrome a possibilidade de sincronizar abas abertas em uma instância do navegador e abrir em outras, algo que foi estendido para a versão para Android quando ela foi lançada. A Mozilla seguiu a moda e implementou essa funcionalidade no Firefox, que também chegou ao Android. E a próxima empresa a adotar algo do tipo no seu navegador pode muito bem ser a Apple.

Ao menos é o que indica a nova versão do OS X Moutain Lion, que foi disponibilizada para desenvolvedores nessa segunda-feira. A nova prévia do sistema vem com uma funcionalidade chamada iCloud Safari Tab Syncing, que vai salvar as abas abertas no serviço da nuvem da Apple e permitir que elas sejam abertas em outro Mac ou outro dispositivo iOS com suporte ao navegador. Obviamente não há uma previsão para quando essa funcionalidade vai chegar nos dispositivos móveis da empresa.

Como o Safari também está disponível para Windows e a Apple já disponibilizou algumas funcionalidades do iCloud para o sistema da Microsoft (como o PhotoStream e a sincronização de favoritos do Safari), é bem provável que os donos de computadores com o sistema não sejam deixados de fora. Mas não há uma data para ela ser disponibilizada nessa plataforma ainda, até por que essa funcionalidade parece estar apenas em teste por enquanto.

Isso ao menos mostra que a Apple pode até estar atrasada em funcionalidades com o seu navegador, mas está de olho no que a concorrência tem feito na área ultimamente.

Com informações: Pocket-Lint.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Carvalho
Oxe, compra um Mac.
Fer
Ahhh... Além de ter uma suavilização de fontes melhor do que qualquer outro! XD
Fer
"Isso ao menos mostra que a Apple pode até estar atrasada em funcionalidades com o seu navegador, mas está de olho no que a concorrência tem feito na área ultimamente." O Safari é o que tem funções mais úteis integradas, o Reader e a Reading List, além de ser o único com um leitor de RSS (os outros que tem são uma lástima, fala sério) e ter um preenchimento automático legal (o Chrome só melhorou isso depois).
Fer
Ué... O Safari também funciona no Windows, só que ele exige aceleração gráfica e hardware mais Apple-like... ¬¬
Fer
EXATAMENTE, odeio falarem como se o Chrome fosse pioneiro em tudo... Nem em simplificar tudo ele é pioneiro, pois o Safari que trouxe isso, o problema é que o Safari não tem fama no Windows!
alberto
@Rafael Silva – O Firefox 4 já permitia sincronizar abas. O Chrome só foi ter essa função uns 6 meses depois. (O que o Chrome fez antes foi sincronizar favoritos e extensões)
@LBKatan
Eu também não vi no Chrome. Vi que tem como atualizar quase tudo, mas não as abas. E o meu está atualizado. =P
@LBKatan
E eu esperando por isso no Opera. =/
Yangm
Agora só falta chegar no Safari para Android para ficar igual aos concorrên... OH WAIT!
Gaba
Ué, dessa eu não sabia... onde está que não vejo? Do firefox sei que tem uma sincronização, que comigo nunca funcionou... mas do chrome, nunca vi!
Pastor Recordista
Ué, mas não precisa ter Mac.O chrome e depois o Firefox já implementaram essa funcionalidade em qualquer OS.
Gaba
Isso sim é uma função que eu usaria muito! Pena que não tenho mac...