Um estudo realizado por pesquisadores da universidade de Purdue, nos EUA, em parceria com a Microsoft, afirma que até 50% do consumo de energia de alguns aplicativos populares do Android é causado por tarefas relacionadas a exibição de anúncios para o usuário, e não pelas apps em si. Para chegar a tal conclusão o grupo analisou os dados de cinco programas populares para a plataforma do robozinho, usando um HTC Nexus One rodando Android 2.3.

Os aplicativos testados foram o app do New York Times, os jogos Freechess e Angry Birds (ambos bastante populares), Map Quest e o navegador padrão do sistema.

Segundo os estudiosos, no jogo dos pássaros nervosos apenas 20% do gasto de bateria é usada na renderização do game, enquanto 45% da energia é gasta em envio de informações e métricas sobre o usuário, localização e download de anúncios, enquanto o restante é usado por “atividades secundárias”. Abhinav Pathak, pesquisador que encabeçou o levantamento, lembra que envios de dados do jogador é feito apenas uma única vez em um processo que toma 10 segundos, mas que os downloads de novos banners publicitários é feito a cada novo nível.

Já em Freechess, que registra 10 milhões de downloads, o envio de informações sobre o usuário demorou longos 33 segundos, e durante jogo o consumo de bateria causado pela exibição de anúncios ficou em 50%. Já o Map Quest usa 20% dos dados para rastrear o usuário, contra 15% do New York Times e 16% do navegador.

Apesar de suas ligações com a Microsoft, a equipe nega que o levantamento tenha sido feito como uma “denúncia” contra o Android e diz que trabalha para adaptar a ferramenta usada na medição do consumo de energia dos apps para o Windows Phone.

Com informações: The Verge, Purdue University (PDF).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Ratton
vc q pensa
@nderson
Eu uso o AdAway e também funciona muito bem. Não suportava aquelas propagandas que consumiam 20% da minha enorme tela do x10 mini :P
Ramon Melo
Isso só afeta quem usa apps com anúncios. 90% dos meus apps não possuem anúncios de nenhum tipo, geralmente não baixo um aplicativo se ele não tiver uma versão ad-free. De qualquer forma, é para isso que existe o combo bateria removível + batteryupgrade.com.
Vinicius Kinas
Isso a Microsoft copiou com o Zune -__- Mas o iOS tem outros problemas, que não são falhas, mas limitações.
Yangm
Por favor peguem meu dinheiro! Isso não é vida.
Yangm
Ou jogar com wifi/dados desligados, afinal você está jogando e não navegando.
Yangm
iTunes, oi?
Yangm
No meu Glamouroso Quench o jogo só fica jogável com overclock...
Almy Fróes
Pois é, mas ainda prefiro assim, do que ter que ficar criando conta no uruguay, eua, conchinchina , isso pra comprar as coisas...ter de implorar pra comprar algo nao é pra mim...
Zarohpyel Nefilim
Acho que não continua, por que ele não deixa a parada se comunicar com o servidor ou carregar!
Gustavo Bianco
Uma alternativa para isso seria instalar o ADBlock, pra dispositivos com root. Pra mim funciona perfeitamente!
Outro Leitor
Esqueceram de contar que sem anúncios também teriamos 90% menos apps grátis.
@mos_axz
Os apps do WP 7.5 que tem ads também são uma porcaria...
Alexandre
errr... hehehe
@LBKatan
Eu sei, estava só te zoando. =D Mas aquela pesquisa, pra mim, não foi consistente.
Exibir mais comentários