A Seagate anunciou ontem a utilização de uma técnica de fabricação de discos rígidos que poderá possibilitar a produção de drives com capacidades de até 60 TB. A tecnologia é chamada de HAMR (Heat-assisted magnetic recording) e utiliza feixes de laser para ampliar a capacidade máxima de gravação do disco.

Atualmente existem no mercado HDs de 3,5 polegadas com até 4 TB de espaço, como o Seagate GoFlex Desk. Fazendo as contas, dá uma densidade de 625 gigabits de dados por polegada quadrada. De acordo com alguns especialistas da área, com a atual técnica de gravação perpendicular não será possível ultrapassar a barreira mágica de 1 terabit. Triste, né?

Comparação entre gravação perpendicular e HAMR

Para não deixar o mercado estagnado, a Seagate demonstrou uma nova técnica que permitiu a inclusão de 1 terabit de dados em uma polegada quadrada. Michael Hall, gerente de comunicações corporativas da Seagate, afirmou que esse número de bits é maior que o número de estrelas na Via Láctea (estimado entre 200 e 400 bilhões).

Na técnica, a agulha de gravação é acompanhada por um laser que esquenta uma região microscópica de maneira controlada e permite que uma maior quantidade de dados seja gravada do que se estivesse em uma temperatura normal. Logo na primeira geração seria possível produzir discos com capacidade de 6 TB. Em 10 anos essa capacidade pode chegar a 60 TB. Nada mal, dá para guardar várias distribuições Linux e vídeos de Blender.

Acho que vai demorar um pouco para SSDs serem utilizados para armazenar grandes arquivos.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Denise Goncalves
Com 60 tb eu vou poder salvar todas todas minhas fotos na máxima resolução, pena que não vai sobrar espaço pros meus vídeos em full hd!
Patrik
Um pouco tarde, esses comentários já devem ter ido para o limbo. Mas aqui está: SSDs estão piorando, ao invés de melhorar. http://www.hardware.com.br/tutoriais/slc-mlc-tlc/
Forbidden_404
Cara, eu penso que teria espaço pra 100 filmes, mais uns 50 jogos fodões, umas 10 distros pra brincar, q nem pega mt espaço, discografia de todas as bandas que eu escuto (que não daria nem 50gb), e eu acho q antes que eu chegasse perto de encher o HD, eu já estaria preso pelo FBI HASUDHASUDUASHDU
Gaba
Quanto mais espaço, mais você precisa!
[email protected]
As empresas não são necessariamente destintas, exemplo: Toshiba. E é claro que não há como manter ambas sem se barrarem, pois as equipes de pesquisas são separadas, mas o dinheiro em caixa e o foco não. Não falei de que elas estão segurando tecnologias, e sim que estão remendando uma que está na cara que tem que acabar. Os SSDs tem problemas? LÓGICO, mas é ai que está, elas preferem tapar os buracos dos HDDs do que evoluir os SDDs ou outra tecnologia melhor (sim, já existem)!
@emmaurilio
Finalmente uma boa notícia. Hoje, dia 20/03/2012, eu precisaria de pouco mais de 2 hds de 60 teras para armazenar todos os meus arquivos. Com a tecnologia atual, tá ficando impossível. Olho para a minha estante e vejo hds guardados da mesma forma que eu fazia com dvds e cds, há pouco tempo.
diogod
Quero saber é quando o preço dos HDs voltam ao normal, porque pohan... ta uma palhaçada isso, e meu HD de 1,5 TB já ta no vermelho. Eu comprei deve ter quase dois anos, e HOJE eu pagaria mais caro por um de 1 TB.
Forbidden_404
cara, eu to com 500gb e to bem... ~bem~, 5 tb seria perfeito AHSUDAHSUDAS
beagle
Tenho mais de 6Tb em casa e digo, é pouco. Pra mim uns 15, 30TB estaria de bom tamanho. é muito arquivo. tem que ta toda hora deletnado.
beagle
pra que tu precisa de hd pra formatar PC? tenho 4TB de dados aqui no desktop e quando formato nao preciso nada, afinal, o C ta particionado.
@LBKatan
Aqueles que ficam dentro da pasta "...System32\Documentos\NadaDeUtil\...\Config\...\A8j9O\...\trabalhos da facul"? huahuahuahua =D
@LBKatan
ConSertar ;-)
@LBKatan
Eu tava nessa mesmo. HD IDE, trilhas defeituosas, o bicho até rosnava huahuahuahua Peguei um WD Caviar Blue. =D
EMC
Muito interessante o que esta tecnologia traz, será importante termos também maior rapidez na indexação dos dados e organização dos setores no mesmo, além do que para a computação na nuvem será ótimo, bem menos energia gasta para armazenar a mesma quantidade de informação, sem falar nos custos disso para o usuário. Muito bom
Amérco
Tem que crescer a capacidade, crescendo a velocidade de leitura de forma proporcional... Como??? Problema das empresas, afinal, é elas que querem nosso rico dinheirinho de consumidor de tecnologia! Se investir em HDD é melhor... invistam... Se for o SSD, bora pra lá... Se for o XPTOD, tanto faz, quero poder consumir algo que satisfaça minhas necessidades de armazenamento, simples assim! Agora sobre demorar pra se usar tanto espaço... hehehe... cê tá de brincadeira, neh??? Bill Gates uma vez mandou: "Ninguém envolvido com computadores diria que uma quantidade determinada de memória é suficiente para o todo o tempo." Então, tio Bill pode ser malvado, capitalista e etc, mas está longe de ser burro... ;)
Exibir mais comentários