Parece que o Chrome começa a ameaçar de forma mais intensa a dominância do Internet Explorer no mundo. No início dessa semana verificou-se que o navegador do Google bateu o principal concorrente da Microsoft em termos de uso na internet global, de acordo com estatísticas coletadas pela empresa de métricas StatCounter. Tudo aconteceu em 18 de março, domingo passado.

Em pleno domingão, dia de assistir ao Faustão (!), os usuários que aderiram ao navegador do Google representaram 32,71% dos acessos à internet. Em comparação, os usuários de Internet Explorer responderam por 32,5% do tráfego na rede. O Firefox aparece na terceira posição com 24,71% dos acessos, seguido de longe pelo Safari e pelo Opera.

Dados fornecidos pelo StatCounter

A diferença, porém, é bem pequena. Inferior a meio ponto percentual no dia em que o Chrome foi o browser mais usado no mundo. Na segunda-feira (19/03) o Internet Explorer voltou a ser o líder em uso e assim permanece desde então, fechando a terça-feira com 5 pontos percentuais na frente do Chrome.

Os dados do StatCounter evidenciam a diferença de comportamento dos internautas, no meu entender. Durante a semana estamos todos no trabalho e muitos são obrigados a usar o Internet Explorer por imposição da empresa (não estou discutindo os motivos da decisão). No fim de semana, por outro lado, podem usar outro navegador no computador de casa, no qual o dono escolher os softwares padrões.

Lançado em setembro de 2008, o navegador do Google tem feito uma escalada triunfal rumo ao segundo lugar entre os aplicativos mais usados dessa categoria. Desbancou o Firefox da Mozilla, antes o principal competidor na disputa pelo mercado. Para chegar nesse resultado, é indiscutível a importância da promoção que o Google (principal destino na internet mundial, junto com o Facebook) dá para o Chrome em suas páginas.

Dados específicos do StatCounter para o Brasil nos revelam que o Chrome é o navegador mais usado por aqui faz tempo. Pelo menos desde outubro do ano passado. Espertos, esses brasileiros.

Como toda estatística, os números fornecidos pelo StatCounter merecem nossa atenção porque refletem os acessos que passam pelo sistema de métricas da empresa, sendo que não é todo site que utiliza o serviço para mensuração de audiência — nós do Tecnoblog não usamos, por exemplo. Porém, reside no StatCounter mais uma ferramenta para tentar entender a audiência de internet global. Não que esses dados sejam absolutos.

Já baixou a extensão do Tecnoblog para Chrome?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados