O Reboleto é um site criado em meados de 2010 e que tem como principal objetivo permitir que boletos atrasados sejam pagos pela internet, sem a necessidade de ir ao banco e enfrentar filas. Ele faz isso com a alteração do código de barras para pagamento, que inclui também as multas de juros e mora. No começo do mês seu criador, Manoel Netto, recebeu uma notificação extrajudicial da ABBC, Associação Brasileira de Bancos, para tirar o site do ar. E hoje sabemos o motivo: a grande quantidade de fraudes.

Em conversa com o Tecnoblog o presidente da ABBC, Renato Oliva, explicou os motivos da notificação extrajudicial. Segundo Oliva alguns dos bancos associados à ABBC (não cita quais) ao detectarem fraudes de boletos, acabaram rastreando o Reboleto como fonte de várias delas.

O site permite que o código de barras do boleto seja inserido, mas não incita ou sequer faz menção à possibilidade de alterar os valores. E ainda há um aviso de isenção de responsabilidade no site, que cita explicitamente que o usuário é o total responsável pelo preenchimento dos campos. Ainda assim, uma grande quantidade de usuários acabou fazendo o que não devia e estragou o brinquedo.

Mesmo com a notificação extrajudicial enviada a Manoel Netto, Oliva garantiu que a ABBC está aberta as conversas e que o serviço pode ser oferecido no futuro de alguma forma. Netto, por sua vez, pediu mais 5 dias antes de tirar o site do ar devido a uma viagem. Ele disse no seu perfil no Twitter que pretende postar um aviso explicando mais detalhes sobre a notificação e as conversas com a ABBC, mas até a publicação desse post essa nota não havia sido publicada.

O problema está, a meu ver, em duas pontas. A primeira é a do SPB, o Sistema de Pagamentos Brasileiro, que permite que um boleto seja pago com o valor alterado, sem ter um mecanismo ou algoritmo para detectar esse campo específico e essa falha de segurança séria acaba gerando fraudes. A outra está na ponta dos usuários que usam o Reboleto para reemitir boletos de forma fraudulenta, claramente abusando do potencial do site.

O que vai acontecer agora? Provavelmente o site vai sair do ar e outros surgirão; essa é a minha aposta. A ABBC poderia ter usado a oportunidade para corrigir a falha ou chegar a um acordo com Netto e integrar esse serviço no SPB. Mas como toda organização que encontra um problema no seu sistema, ela preferiu usar a rota extrajudicial, algo que dá resultado de imediato mas não é a melhor opção a longo prazo.

Atualização às 14:55 | Como aponta o leitor Marcos Jahn nos comentários, os bancos HSBC, Bradesco e Itaú também fornecem um serviço similar ao que o Reboleto oferece, de reemissão de boletos vencidos. Veja abaixo serviço oferecido pelo Itaú.

Frente a essa nova informação, entramos em contato novamente com a ABBC para questionar se esses sistemas vão permanecer no ar ou se a associação vai pedir que os bancos retirem os serviços do ar também.

Atualização às 15:50 | Com a palavra, Manoel Netto, o criador do Reboleto, nos comentários desse post:

Caros,

Em virtude de minha viagem ainda nao consegui fazer nenhuma declaracao, mas gostaria de me manifestar aqui para elucidar algumas questoes:

1. Sim, alguns bancos possuem seus “reboletos”, porem eles sao especificos para titulos emitidos pelo banco, os chamados “cobranca registrada”. Boletos emitidos pelo cedente (cobranca simples) devem ser regerados pelo proprio cedente (ou pelo reboleto, outros sites ou na mao com papel e caneta);

2. Ontem eu tive uma reuniao e argumentei varias coisas, principalmente o fato do reboleto ser meramente uma ferramenta que faz um calculo extremamente simples, que pode ser feito ate com calculadora ou papel e caneta, tambem ferramentas. Nao adiantou, eles nao entendem dessa forma, me colocando como responsavel pela geracao dos codigos;

3. Por conta de uma falha no processo dos cedentes em nao controlar os pagamentos feitos pelo NOSSO NUMERO, um campo de controle presente no codigo do boleto – alguns cedentes usam o numero completo do boleto para controlar quem pagou. Como o reBoleto altera esse codigo, os clientes nao eram identificados e apos um tempo eram negativados indevidamente. Os clientes processavam o banco ou cedente por conta da negativacao e ganhavam indenizacoes. Segundo a ABBC, esse foi o principal motivo da cruzada contra o reBoleto.

Infelizmente, como eles nao entendem a mecanica da Internet, vao sofrer com o provavel surgimento de outros clones do reBoleto tao logo o site pare de efetuar os recalculos, tanto por protesto de usuarios, quanto pela facilidade extrema em fazer um site como esse (eu mesmo conheco outros sete).

Nao vou entrar em briga contra bancos e por esse motivo, assim que vencer o prazo, o reBoleto cessara suas atividades ate entao desenvolvidas, permanecendo no ar apenas com um aviso sobre a decisao.

Agradeco a todos que utilizaram e divulgaram.

Em breve tenho novidades sobre o assunto.

Abracos

(PS: esse teclado esta sem acentuacao, desculpem qualquer engano de leitura)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emprestimo Para Negativado
Para poder realizar seu emprestimo para negativado, a melhor opção para atingir todos seus objetivos. O emprestimo para negativado online consiste num serviço de financiamento prestado pelos bancos, adquirido por uma instituição financeira autorizada pelos órgão responsaveis e encaminhado o emprestimo com restrição ou bem de consumo ou outros produtos, incluindo imóveis permanentes ou fazendo emprestimo sem consulta ao spc e serasa a garantia de um avalista acionista sócio proprietario de uma empresa S/A, assim fica proveniente dinheiro para negativados em todo o Brasil. Acesse o site: http://www.emprestimoparanegativado.com.br Emprestimo Para Negativado Autonomo
Linus Pauling
Mudança na URL do BA - BoletoAtualizado.Org Nova app para atualizar boletos atrasados/vencidos: http://www.boletoatualizado.org – Muito boa! http://www.facebook.com/BoletoAtualizado – Muito boa!
Linus
Nova app para atualização de boletos vencidos: http://www.boleto-atualizado.org/ - Muito boa! http://www.facebook.com/BoletoAtualizado - Muito boa!
Alexandre
O atualizador de boletos do Itau não funciona...é um lixo
José Ricardo
Pessoal O site reboleto.net está no ar Aparentemente é um clone do reBoleto, mas só resta saber se não se trata de uma fraude. Alguém tem conhecimento sobe isso? Att
nara
em qual site faz isso? RESPONDA-ME POR FAVOR!!!!!!
Caio
Muitas vezes esse site me quebrou um bom galho. Eis que ao precisar dos serviços dele novamente me deparo com o aviso e vejo essa notícia também. Muito triste, preciso encontrar uma das alternativas que ele citou ainda hoje porque não tenho a menor condição de enfrentar a fila da Caixa amanhã.
Michel
Manoel Netto, por favor, libere o código fonte do site pra que a gente possa rodá-lo por conta própria. O reboleto me salvou várias vezes de ter que ir até o banco e pegar filas para pagar uma conta vencida, já que faço tudo via internet.
@mos_axz
Mais uma vez grandes empresas provando que distorção de realidade não era só de jobs. Esse argumento que eles usaram é o argumento contrário(e válido) da industria das armas. Se uma ferramenta pode ser usado para o mal, não é culpa da ferramenta, mas de quem manuseia. Eu só pergunte se a ABBC sabe que logo logo existirão trocentos sites(e apps) gratuitos que fazem a mesma coisa... Matar uma raposa não vai proteger suas ovelhas se você continuar a deixar sem cercas...
Raph4
Que pena, um dos serviços mais legais já feitos de graça por alguém dessa internet. Manoel Netto, lhe devo horas e horas economizadas em filas de banco. Alguém pediu um minuto de silêncio. Vou fazer umas quatro horas em homenagem ao tempo que economizei (que não chega perto disso). O título da matéria bem que poderia ser alterado: "reBoleto sai do ar porque SBB é imbecil, atrasado e não sabe o que fazer" - ok, mas a sinceridade poderia causar problemas. Como "rastrearam" que os usuários usavam o site, provavelmente foi em conversas mesmo, já que isso chegava às vias judiciais. Se fosse fraude com lucro de fato, para pagar quantias ínfimas ao invés de pagar a conta devida, imagino que o Netto poderia contornar com um controle de usuários em seu site (cadastro). Será que não rola fazer um appzinho em Excel ou algo simples assim? :D
Raph4
Para tudo, dá pra usar reBoleto (e afins) para compras? WTF? O pedido não é cancelado e você fica sem produto e sem pedido? Você tem culhões que eu não tenho, só pode ser.
Guto
daqui a pouco sai um app para iphone, android ou mesmo um software para instalar na máquina, morre um nasce dois com mais alternativas.
anderson
Há uma inversão de responsabilidade, esse modelo de cobrança bancário é ultrapassado e por isso foi criado o DDA. O problema é que nem todas as pessoas tem acesso ao sistema bancário, por isso é utilizado o sistema de boletos convencionais e tambem por existir sistema de terceiros que não trabalham com boleto registrado. Quem altera o código de barras é que deve ser questionado, pois existe uma relação entre o cedente e o sacado, portanto, se o cedente não está recebendo como deve, este deve procurar outro banco que atenda com melhor segurança. Eu particularmente deixaria rolar o site e deixava a justiça decidir quem é o errado no caso, pois é quase 100% que o erro é do sacado, quando o sacado paga o boleto por esses sistemas o correto é ele entrar em contato com o cedente e passar a cópia para ter certeza da liquidação.
Li
Se não me engano o DDA só funciona com boleto registrado.
@leozacche
E é claro que será cobrado. Por isso tem que tirar do ar o site que faz de graça o que eles querem cobrar!
Exibir mais comentários